O significado de competência para o docente de administração em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nimtz, Miriam Aparecida
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Ciampone, Maria Helena Trench
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41547
Resumo: Este estudo tem como objetivos: identificar as percepções dos professores que atuam em disciplinas de Administração em Enfermagem, quanto ao significado de competência docente, nesse âmbito do ensino de Graduação; analisar e problematizar os significados atribuídos à competência docente, visando propor intervenções que favoreçam propostas de capacitação para o ensino do gerencia-mento, compatíveis com a Política de Ensino e com as atuais Diretrizes Curriculares. Para tanto, foi utilizado o método da análise de conteúdo em doze discursos de professores de Administração em Enfermagem, em exercício nas Instituições Particulares de Ensino da Grande São Paulo, no período de agosto a outubro de 2002. O significado e as percepções relatados foram categorizados e, diante do revelado, recomendamos uma política de desenvolvimento de recursos humanos que privilegie o processo de capacitação docente, oferecendo oportunidades concretas para que o desenvolvimento docente impulsione transformações rumo a uma educação emancipatória.
id USP-24_f6e761811b0906df6d85a84fd94fa56d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41547
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling O significado de competência para o docente de administração em enfermagemEl significado de competencia para el docente de administración en enfermeríaThe meaning of competence for nursing management faculty membersCompetency-based educationEducationnursingProfessional competenceEducación basada en competenciasEducación en enfermeríaCompetencia profesionalEducação baseada em competênciasEducação em enfermagemCompetência profissionalEste estudo tem como objetivos: identificar as percepções dos professores que atuam em disciplinas de Administração em Enfermagem, quanto ao significado de competência docente, nesse âmbito do ensino de Graduação; analisar e problematizar os significados atribuídos à competência docente, visando propor intervenções que favoreçam propostas de capacitação para o ensino do gerencia-mento, compatíveis com a Política de Ensino e com as atuais Diretrizes Curriculares. Para tanto, foi utilizado o método da análise de conteúdo em doze discursos de professores de Administração em Enfermagem, em exercício nas Instituições Particulares de Ensino da Grande São Paulo, no período de agosto a outubro de 2002. O significado e as percepções relatados foram categorizados e, diante do revelado, recomendamos uma política de desenvolvimento de recursos humanos que privilegie o processo de capacitação docente, oferecendo oportunidades concretas para que o desenvolvimento docente impulsione transformações rumo a uma educação emancipatória.En este estudio se tuvo como objetivos: identificar las percepciones de los profesores que trabajan en disciplinas de Administración en Enfermería, en cuanto al significado de la competencia docente, en el ámbito de la enseñanza del Pregrado; analizar y problematizar los significados atribuidos a la competencia docente, con el objetivo de proponer intervenciones que favorezcan propuestas de capacitación en la enseñanza de la gerencia, compatibles con la Política de Enseñanza y con las actuales Directivas Curriculares. Para tal efecto, fue utilizado el método del análisis de contenido en doce discursos de profesores de Administración en Enfermería, en ejercicio, en las Instituciones Particulares de Enseñanza de la Gran San Pablo, en el período de agosto a octubre del 2002. El significado y las percepciones relatadas fueron categorizadas y, frente a lo revelado, recomendamos una política de desarrollo de recursos humanos que privilegie el proceso de capacitación docente, ofreciendo oportunidades concretas para que el desarrollo docente impulse transformaciones rumbo a una educación emancipadora.This study is aimed at identifying and analyzing the perceptions of professors who work on Nursing Management disciplines regarding the meaning of faculty competence at the undergraduate level. The objective is to suggest interventions that favor proposals for capacity building for the teaching of management that are compatible with teaching norms and with the current Curriculum Guidelines. In order to do so, the content analysis method was applied in twelve discourses of Nursing Management professors who teach in private institutions in the Greater São Paulo area between August and October of 2002. The meaning and perceptions reported were categorized, and the authors recommend a policy of human resources development that offers concrete opportunities that faculty development will lead to changes toward an emancipating education.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2006-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4154710.1590/S0080-62342006000300004Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 40 n. 3 (2006); 336-342Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 40 No. 3 (2006); 336-342Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 40 Núm. 3 (2006); 336-3421980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41547/45145http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNimtz, Miriam AparecidaCiampone, Maria Helena Trench2012-08-31T20:55:12Zoai:revistas.usp.br:article/41547Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T20:55:12Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O significado de competência para o docente de administração em enfermagem
El significado de competencia para el docente de administración en enfermería
The meaning of competence for nursing management faculty members
title O significado de competência para o docente de administração em enfermagem
spellingShingle O significado de competência para o docente de administração em enfermagem
Nimtz, Miriam Aparecida
Competency-based education
Education
nursing
Professional competence
Educación basada en competencias
Educación en enfermería
Competencia profesional
Educação baseada em competências
Educação em enfermagem
Competência profissional
title_short O significado de competência para o docente de administração em enfermagem
title_full O significado de competência para o docente de administração em enfermagem
title_fullStr O significado de competência para o docente de administração em enfermagem
title_full_unstemmed O significado de competência para o docente de administração em enfermagem
title_sort O significado de competência para o docente de administração em enfermagem
author Nimtz, Miriam Aparecida
author_facet Nimtz, Miriam Aparecida
Ciampone, Maria Helena Trench
author_role author
author2 Ciampone, Maria Helena Trench
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nimtz, Miriam Aparecida
Ciampone, Maria Helena Trench
dc.subject.por.fl_str_mv Competency-based education
Education
nursing
Professional competence
Educación basada en competencias
Educación en enfermería
Competencia profesional
Educação baseada em competências
Educação em enfermagem
Competência profissional
topic Competency-based education
Education
nursing
Professional competence
Educación basada en competencias
Educación en enfermería
Competencia profesional
Educação baseada em competências
Educação em enfermagem
Competência profissional
description Este estudo tem como objetivos: identificar as percepções dos professores que atuam em disciplinas de Administração em Enfermagem, quanto ao significado de competência docente, nesse âmbito do ensino de Graduação; analisar e problematizar os significados atribuídos à competência docente, visando propor intervenções que favoreçam propostas de capacitação para o ensino do gerencia-mento, compatíveis com a Política de Ensino e com as atuais Diretrizes Curriculares. Para tanto, foi utilizado o método da análise de conteúdo em doze discursos de professores de Administração em Enfermagem, em exercício nas Instituições Particulares de Ensino da Grande São Paulo, no período de agosto a outubro de 2002. O significado e as percepções relatados foram categorizados e, diante do revelado, recomendamos uma política de desenvolvimento de recursos humanos que privilegie o processo de capacitação docente, oferecendo oportunidades concretas para que o desenvolvimento docente impulsione transformações rumo a uma educação emancipatória.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41547
10.1590/S0080-62342006000300004
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41547
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342006000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41547/45145
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 40 n. 3 (2006); 336-342
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 40 No. 3 (2006); 336-342
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 40 Núm. 3 (2006); 336-342
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221732865310720