Determinando os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eyimaya, Aslihan Öztürk
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Özdemir, Funda, Tezel, Ayfer, Apay, Serap Ejder
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/184490
Resumo: Objetivo O objetivo deste estudo é determinar os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde de adolescentes. Método Um desenho de pesquisa descritivo foi utilizado neste estudo. Foi realizado com um total de 390 alunos da Faculdade de Ciências da Saúde. Os dados foram coletados por meio de um formulário de informações pessoais, a Healthy Lifestyle Behaviors Scale II e a e-Health Literacy Scale for Adolescents. Para a análise dos dados, foram utilizadas análises descritivas, teste t, variância, Kruskal-Wallis, Mann-Whitney U e testes de correlação de Pearson. As aprovações necessárias foram obtidas para conduzir este estudo. Resultados O presente estudo constatou que o escore médio dos adolescentes da e-Health Literacy Scale foi de 27,51 e o escore médio da HLBS-II foram de 129,01. Uma relação positiva significativa foi encontrada entre o letramento e-Saúde e o comportamento de estilo de vida saudável em adolescentes. Conclusão Este estudo enfatiza a importância do letramento em e-Saúde no desenvolvimento de procedimentos de enfermagem que visam aumentar os comportamentos de estilo de vida saudáveis dos adolescentes.
id USP-24_f7d9e75e285ddeb9b9da2071646ad1eb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/184490
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Determinando os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde em adolescentesDetermining the healthy lifestyle behaviors and e-health literacy levels in adolescentsLa determinación de los hábitos de vida y el nivel de alfabetización e-Salud en adolescentesAdolescenteEstilo de Vida SaludableAlfabetización en SaludEnfermeríaAdolescenteEstilo de Vida SaudávelLetramento em SaúdeEnfermagemAdolescentHealthy LifestyleHealth LiteracyNursingObjetivo O objetivo deste estudo é determinar os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde de adolescentes. Método Um desenho de pesquisa descritivo foi utilizado neste estudo. Foi realizado com um total de 390 alunos da Faculdade de Ciências da Saúde. Os dados foram coletados por meio de um formulário de informações pessoais, a Healthy Lifestyle Behaviors Scale II e a e-Health Literacy Scale for Adolescents. Para a análise dos dados, foram utilizadas análises descritivas, teste t, variância, Kruskal-Wallis, Mann-Whitney U e testes de correlação de Pearson. As aprovações necessárias foram obtidas para conduzir este estudo. Resultados O presente estudo constatou que o escore médio dos adolescentes da e-Health Literacy Scale foi de 27,51 e o escore médio da HLBS-II foram de 129,01. Uma relação positiva significativa foi encontrada entre o letramento e-Saúde e o comportamento de estilo de vida saudável em adolescentes. Conclusão Este estudo enfatiza a importância do letramento em e-Saúde no desenvolvimento de procedimentos de enfermagem que visam aumentar os comportamentos de estilo de vida saudáveis dos adolescentes.Objective The aim of this study is to determine the healthy lifestyle behaviors and e-health literacy levels of adolescents. Method A descriptive research design was used in this study. It was conducted with a total of 390 students in the Faculty of Health Sciences. The data were collected using a personal information form, the Healthy Lifestyle Behaviors Scale II and the e-Health Literacy Scale for Adolescents. For data analysis, descriptive analyses, t-test, variance, Kruskal-Wallis, the Mann-Whitney U and Pearson Correlation tests were used. Necessary approvals were obtained to conduct this study. Results The present study found that the e-Health Literacy Scale mean score of adolescents was 27.51 and their HLBS-II mean score was 129.01. A positive significant relationship was found between the e-health literacy and healthy lifestyle behavior in adolescents. Conclusion This study emphasizes the importance of e-health literacy in developing nursing procedures designed to increase the healthy lifestyle behaviors of adolescents.Objetivo El objetivo de este estudio es determinar los hábitos de vida saludables y los niveles de alfabetización e-Salud en los adolescentes. Método En este estudio se utilizó un diseño de investigación descriptivo. Se realizó con un total de 390 estudiantes de la Facultad de Ciencias de la Salud. Los datos se recopilaron mediante un formulario de información personal, la Healthy Lifestyle Behaviors Scale II y la e-Health Literacy Scale for Adolescents. Para el análisis de datos se utilizaron análisis descriptivos, t-test, varianza, Kruskal-Wallis, la U de Mann-Whitney y las pruebas de Correlación de Pearson. Se obtuvieron las aprobaciones necesarias para realizar este estudio. Resultados El presente estudio encontró que la puntuación media de la e-Health Literacy Scale de los adolescentes fue de 27,51 y la puntuación media de la HLBS-II fue de 129,01. Se encontró una relación positiva significativa entre la alfabetización en e-Salud y el comportamiento de estilo de vida saludable en los adolescentes. Conclusión Este estudio enfatiza la importancia de la alfabetización en e-Salud en el desarrollo de procedimientos de enfermería diseñados para aumentar los comportamientos de estilo de vida saludable de los adolescentes.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2021-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/18449010.1590/s1980-220x2020021603742 Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 55 (2021); e03742Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e03742Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e037421980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/184490/170774http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEyimaya, Aslihan ÖztürkÖzdemir, FundaTezel, AyferApay, Serap Ejder2021-04-16T23:04:10Zoai:revistas.usp.br:article/184490Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2021-04-16T23:04:10Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinando os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde em adolescentes
Determining the healthy lifestyle behaviors and e-health literacy levels in adolescents
La determinación de los hábitos de vida y el nivel de alfabetización e-Salud en adolescentes
title Determinando os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde em adolescentes
spellingShingle Determinando os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde em adolescentes
Eyimaya, Aslihan Öztürk
Adolescente
Estilo de Vida Saludable
Alfabetización en Salud
Enfermería
Adolescente
Estilo de Vida Saudável
Letramento em Saúde
Enfermagem
Adolescent
Healthy Lifestyle
Health Literacy
Nursing
title_short Determinando os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde em adolescentes
title_full Determinando os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde em adolescentes
title_fullStr Determinando os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde em adolescentes
title_full_unstemmed Determinando os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde em adolescentes
title_sort Determinando os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde em adolescentes
author Eyimaya, Aslihan Öztürk
author_facet Eyimaya, Aslihan Öztürk
Özdemir, Funda
Tezel, Ayfer
Apay, Serap Ejder
author_role author
author2 Özdemir, Funda
Tezel, Ayfer
Apay, Serap Ejder
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eyimaya, Aslihan Öztürk
Özdemir, Funda
Tezel, Ayfer
Apay, Serap Ejder
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente
Estilo de Vida Saludable
Alfabetización en Salud
Enfermería
Adolescente
Estilo de Vida Saudável
Letramento em Saúde
Enfermagem
Adolescent
Healthy Lifestyle
Health Literacy
Nursing
topic Adolescente
Estilo de Vida Saludable
Alfabetización en Salud
Enfermería
Adolescente
Estilo de Vida Saudável
Letramento em Saúde
Enfermagem
Adolescent
Healthy Lifestyle
Health Literacy
Nursing
description Objetivo O objetivo deste estudo é determinar os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde de adolescentes. Método Um desenho de pesquisa descritivo foi utilizado neste estudo. Foi realizado com um total de 390 alunos da Faculdade de Ciências da Saúde. Os dados foram coletados por meio de um formulário de informações pessoais, a Healthy Lifestyle Behaviors Scale II e a e-Health Literacy Scale for Adolescents. Para a análise dos dados, foram utilizadas análises descritivas, teste t, variância, Kruskal-Wallis, Mann-Whitney U e testes de correlação de Pearson. As aprovações necessárias foram obtidas para conduzir este estudo. Resultados O presente estudo constatou que o escore médio dos adolescentes da e-Health Literacy Scale foi de 27,51 e o escore médio da HLBS-II foram de 129,01. Uma relação positiva significativa foi encontrada entre o letramento e-Saúde e o comportamento de estilo de vida saudável em adolescentes. Conclusão Este estudo enfatiza a importância do letramento em e-Saúde no desenvolvimento de procedimentos de enfermagem que visam aumentar os comportamentos de estilo de vida saudáveis dos adolescentes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/184490
10.1590/s1980-220x2020021603742
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/184490
identifier_str_mv 10.1590/s1980-220x2020021603742
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/184490/170774
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 55 (2021); e03742
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e03742
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e03742
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221747028426752