Determinando os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde em adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/184490 |
Resumo: | Objetivo O objetivo deste estudo é determinar os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde de adolescentes. Método Um desenho de pesquisa descritivo foi utilizado neste estudo. Foi realizado com um total de 390 alunos da Faculdade de Ciências da Saúde. Os dados foram coletados por meio de um formulário de informações pessoais, a Healthy Lifestyle Behaviors Scale II e a e-Health Literacy Scale for Adolescents. Para a análise dos dados, foram utilizadas análises descritivas, teste t, variância, Kruskal-Wallis, Mann-Whitney U e testes de correlação de Pearson. As aprovações necessárias foram obtidas para conduzir este estudo. Resultados O presente estudo constatou que o escore médio dos adolescentes da e-Health Literacy Scale foi de 27,51 e o escore médio da HLBS-II foram de 129,01. Uma relação positiva significativa foi encontrada entre o letramento e-Saúde e o comportamento de estilo de vida saudável em adolescentes. Conclusão Este estudo enfatiza a importância do letramento em e-Saúde no desenvolvimento de procedimentos de enfermagem que visam aumentar os comportamentos de estilo de vida saudáveis dos adolescentes. |
id |
USP-24_f7d9e75e285ddeb9b9da2071646ad1eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/184490 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Determinando os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde em adolescentesDetermining the healthy lifestyle behaviors and e-health literacy levels in adolescentsLa determinación de los hábitos de vida y el nivel de alfabetización e-Salud en adolescentesAdolescenteEstilo de Vida SaludableAlfabetización en SaludEnfermeríaAdolescenteEstilo de Vida SaudávelLetramento em SaúdeEnfermagemAdolescentHealthy LifestyleHealth LiteracyNursingObjetivo O objetivo deste estudo é determinar os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde de adolescentes. Método Um desenho de pesquisa descritivo foi utilizado neste estudo. Foi realizado com um total de 390 alunos da Faculdade de Ciências da Saúde. Os dados foram coletados por meio de um formulário de informações pessoais, a Healthy Lifestyle Behaviors Scale II e a e-Health Literacy Scale for Adolescents. Para a análise dos dados, foram utilizadas análises descritivas, teste t, variância, Kruskal-Wallis, Mann-Whitney U e testes de correlação de Pearson. As aprovações necessárias foram obtidas para conduzir este estudo. Resultados O presente estudo constatou que o escore médio dos adolescentes da e-Health Literacy Scale foi de 27,51 e o escore médio da HLBS-II foram de 129,01. Uma relação positiva significativa foi encontrada entre o letramento e-Saúde e o comportamento de estilo de vida saudável em adolescentes. Conclusão Este estudo enfatiza a importância do letramento em e-Saúde no desenvolvimento de procedimentos de enfermagem que visam aumentar os comportamentos de estilo de vida saudáveis dos adolescentes.Objective The aim of this study is to determine the healthy lifestyle behaviors and e-health literacy levels of adolescents. Method A descriptive research design was used in this study. It was conducted with a total of 390 students in the Faculty of Health Sciences. The data were collected using a personal information form, the Healthy Lifestyle Behaviors Scale II and the e-Health Literacy Scale for Adolescents. For data analysis, descriptive analyses, t-test, variance, Kruskal-Wallis, the Mann-Whitney U and Pearson Correlation tests were used. Necessary approvals were obtained to conduct this study. Results The present study found that the e-Health Literacy Scale mean score of adolescents was 27.51 and their HLBS-II mean score was 129.01. A positive significant relationship was found between the e-health literacy and healthy lifestyle behavior in adolescents. Conclusion This study emphasizes the importance of e-health literacy in developing nursing procedures designed to increase the healthy lifestyle behaviors of adolescents.Objetivo El objetivo de este estudio es determinar los hábitos de vida saludables y los niveles de alfabetización e-Salud en los adolescentes. Método En este estudio se utilizó un diseño de investigación descriptivo. Se realizó con un total de 390 estudiantes de la Facultad de Ciencias de la Salud. Los datos se recopilaron mediante un formulario de información personal, la Healthy Lifestyle Behaviors Scale II y la e-Health Literacy Scale for Adolescents. Para el análisis de datos se utilizaron análisis descriptivos, t-test, varianza, Kruskal-Wallis, la U de Mann-Whitney y las pruebas de Correlación de Pearson. Se obtuvieron las aprobaciones necesarias para realizar este estudio. Resultados El presente estudio encontró que la puntuación media de la e-Health Literacy Scale de los adolescentes fue de 27,51 y la puntuación media de la HLBS-II fue de 129,01. Se encontró una relación positiva significativa entre la alfabetización en e-Salud y el comportamiento de estilo de vida saludable en los adolescentes. Conclusión Este estudio enfatiza la importancia de la alfabetización en e-Salud en el desarrollo de procedimientos de enfermería diseñados para aumentar los comportamientos de estilo de vida saludable de los adolescentes.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2021-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/18449010.1590/s1980-220x2020021603742 Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 55 (2021); e03742Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e03742Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e037421980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/184490/170774http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEyimaya, Aslihan ÖztürkÖzdemir, FundaTezel, AyferApay, Serap Ejder2021-04-16T23:04:10Zoai:revistas.usp.br:article/184490Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2021-04-16T23:04:10Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Determinando os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde em adolescentes Determining the healthy lifestyle behaviors and e-health literacy levels in adolescents La determinación de los hábitos de vida y el nivel de alfabetización e-Salud en adolescentes |
title |
Determinando os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde em adolescentes |
spellingShingle |
Determinando os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde em adolescentes Eyimaya, Aslihan Öztürk Adolescente Estilo de Vida Saludable Alfabetización en Salud Enfermería Adolescente Estilo de Vida Saudável Letramento em Saúde Enfermagem Adolescent Healthy Lifestyle Health Literacy Nursing |
title_short |
Determinando os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde em adolescentes |
title_full |
Determinando os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde em adolescentes |
title_fullStr |
Determinando os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde em adolescentes |
title_full_unstemmed |
Determinando os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde em adolescentes |
title_sort |
Determinando os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde em adolescentes |
author |
Eyimaya, Aslihan Öztürk |
author_facet |
Eyimaya, Aslihan Öztürk Özdemir, Funda Tezel, Ayfer Apay, Serap Ejder |
author_role |
author |
author2 |
Özdemir, Funda Tezel, Ayfer Apay, Serap Ejder |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eyimaya, Aslihan Öztürk Özdemir, Funda Tezel, Ayfer Apay, Serap Ejder |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescente Estilo de Vida Saludable Alfabetización en Salud Enfermería Adolescente Estilo de Vida Saudável Letramento em Saúde Enfermagem Adolescent Healthy Lifestyle Health Literacy Nursing |
topic |
Adolescente Estilo de Vida Saludable Alfabetización en Salud Enfermería Adolescente Estilo de Vida Saudável Letramento em Saúde Enfermagem Adolescent Healthy Lifestyle Health Literacy Nursing |
description |
Objetivo O objetivo deste estudo é determinar os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde de adolescentes. Método Um desenho de pesquisa descritivo foi utilizado neste estudo. Foi realizado com um total de 390 alunos da Faculdade de Ciências da Saúde. Os dados foram coletados por meio de um formulário de informações pessoais, a Healthy Lifestyle Behaviors Scale II e a e-Health Literacy Scale for Adolescents. Para a análise dos dados, foram utilizadas análises descritivas, teste t, variância, Kruskal-Wallis, Mann-Whitney U e testes de correlação de Pearson. As aprovações necessárias foram obtidas para conduzir este estudo. Resultados O presente estudo constatou que o escore médio dos adolescentes da e-Health Literacy Scale foi de 27,51 e o escore médio da HLBS-II foram de 129,01. Uma relação positiva significativa foi encontrada entre o letramento e-Saúde e o comportamento de estilo de vida saudável em adolescentes. Conclusão Este estudo enfatiza a importância do letramento em e-Saúde no desenvolvimento de procedimentos de enfermagem que visam aumentar os comportamentos de estilo de vida saudáveis dos adolescentes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/184490 10.1590/s1980-220x2020021603742 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/184490 |
identifier_str_mv |
10.1590/s1980-220x2020021603742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/184490/170774 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 55 (2021); e03742 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e03742 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e03742 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221747028426752 |