Teaching psychiatric nursing/mental health: its interface with the Brazilian Psychiatric Reform and national curriculum guidelines
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40499 |
Resumo: | Estudo teórico acerca do processo de formação em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, frente às crescentes mudanças no mundo globalizado e seu acelerado processo de modernização científica e tecnológica. Objetiva discutir o fazer pedagógico no ensino da Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, e sua interface com os princípios da Reforma Psiquiátrica e das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem. Para sua sustentação teórica, adota como referência alguns construtos da Reforma Psiquiátrica e das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, e sua relação com fatores constituintes do fazer pedagógico na Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental. Evidencia que não basta apontar questões técnicas relativas a conteúdos e ensino, procedimentos didáticos, métodos e técnicas pedagógicas; é necessário superar desafios e implementar as mudanças, pautando-se numa nova perspectiva, e ousando colocar em questão a natureza do saber e das práticas institucionais psiquiátricas. |
id |
USP-24_f81340e1893599350595b2cbc523f3d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/40499 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Teaching psychiatric nursing/mental health: its interface with the Brazilian Psychiatric Reform and national curriculum guidelinesLa enseñanza de la enfermería psiquiátrica/salud mental: su conexión con la Reforma Psiquiátrica y las directrices curriculares nacionalesEnsino da enfermagem psiquiátrica/saúde mental: sua interface com a Reforma Psiquiátrica e diretrizes curriculares nacionaisPsychiatric nursingMental healthEducation^i2^snursEnfermería psiquiátricaSalud mentalEducación en enfermeríaEnfermagem psiquiátricaSaúde mentalEducação em enfermagemEstudo teórico acerca do processo de formação em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, frente às crescentes mudanças no mundo globalizado e seu acelerado processo de modernização científica e tecnológica. Objetiva discutir o fazer pedagógico no ensino da Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, e sua interface com os princípios da Reforma Psiquiátrica e das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem. Para sua sustentação teórica, adota como referência alguns construtos da Reforma Psiquiátrica e das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, e sua relação com fatores constituintes do fazer pedagógico na Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental. Evidencia que não basta apontar questões técnicas relativas a conteúdos e ensino, procedimentos didáticos, métodos e técnicas pedagógicas; é necessário superar desafios e implementar as mudanças, pautando-se numa nova perspectiva, e ousando colocar em questão a natureza do saber e das práticas institucionais psiquiátricas.Estudio teórico acerca del proceso de formación en Enfermería Psiquiátrica y Salud Mental, frente a los crecientes cambios en el mundo globalizado y su acelerado proceso de modernización científica y tecnológica. Objetiva discutir el quehacer pedagógico en la enseñanza de Enfermería Psiquiátrica y Salud Mental, y su conexión con los principios de la Reforma Psiquiátrica y de las Directrices Curriculares Nacionales de los Cursos de Graduación en Enfermería. Para su sustentación teórica, adopta como referencia algunos constructos de la Reforma Psiquiátrica y de las Directrices Curriculares Nacionales del Curso de Graduación en Enfermería, y su relación con factores constituyentes del quehacer pedagógico en la Enfermería Psiquiátrica y Salud Mental. Evidencia que no basta apuntar cuestiones técnicas relativas a contenidos y enseñanza, procedimientos didácticos, métodos y técnicas pedagógicas; es necesario superar desafíos e implementar los cambios, guiándose por una nueva perspectiva, y osando colocar en cuestión la naturaleza del saber y de las prácticas institucionales psiquiátricas.This theoretical study addresses the education system for Psychiatric Nursing in an increasingly changing world of accelerated scientific and technological modernization. The objective is to discuss the pedagogy in Psychiatric Nursing, and its interface with the principles of the Brazilian psychiatric reform and national curriculum guidelines of nursing undergraduate courses. The theoretical foundation of the study consisted of constructs of the Brazilian psychiatric reform and national curriculum guidelines of nursing undergraduate courses and their relationship to factors constituting the pedagogy in psychiatric nursing. The study shows that it is not enough to identify technical issues regarding contents and teaching, didactic procedures, methods and pedagogical techniques; it is necessary to implement changes, using a new perspective and by daring to question the nature of knowledge and institutional psychiatric practices.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4049910.1590/S0080-62342009000400031Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 n. 4 (2009); 962-968Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 No. 4 (2009); 962-968Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 Núm. 4 (2009); 962-9681980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40499/43567https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40499/43568http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Josicelia DumêtSadigursky, DoraSilva, Rosana Maria de OliveiraAmorim, Aclair BastosTeixeira, Giselle Alves da SilvaAraújo, Maria da Conceição Filgueiras de2012-08-29T20:37:27Zoai:revistas.usp.br:article/40499Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-29T20:37:27Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teaching psychiatric nursing/mental health: its interface with the Brazilian Psychiatric Reform and national curriculum guidelines La enseñanza de la enfermería psiquiátrica/salud mental: su conexión con la Reforma Psiquiátrica y las directrices curriculares nacionales Ensino da enfermagem psiquiátrica/saúde mental: sua interface com a Reforma Psiquiátrica e diretrizes curriculares nacionais |
title |
Teaching psychiatric nursing/mental health: its interface with the Brazilian Psychiatric Reform and national curriculum guidelines |
spellingShingle |
Teaching psychiatric nursing/mental health: its interface with the Brazilian Psychiatric Reform and national curriculum guidelines Fernandes, Josicelia Dumêt Psychiatric nursing Mental health Education^i2^snurs Enfermería psiquiátrica Salud mental Educación en enfermería Enfermagem psiquiátrica Saúde mental Educação em enfermagem |
title_short |
Teaching psychiatric nursing/mental health: its interface with the Brazilian Psychiatric Reform and national curriculum guidelines |
title_full |
Teaching psychiatric nursing/mental health: its interface with the Brazilian Psychiatric Reform and national curriculum guidelines |
title_fullStr |
Teaching psychiatric nursing/mental health: its interface with the Brazilian Psychiatric Reform and national curriculum guidelines |
title_full_unstemmed |
Teaching psychiatric nursing/mental health: its interface with the Brazilian Psychiatric Reform and national curriculum guidelines |
title_sort |
Teaching psychiatric nursing/mental health: its interface with the Brazilian Psychiatric Reform and national curriculum guidelines |
author |
Fernandes, Josicelia Dumêt |
author_facet |
Fernandes, Josicelia Dumêt Sadigursky, Dora Silva, Rosana Maria de Oliveira Amorim, Aclair Bastos Teixeira, Giselle Alves da Silva Araújo, Maria da Conceição Filgueiras de |
author_role |
author |
author2 |
Sadigursky, Dora Silva, Rosana Maria de Oliveira Amorim, Aclair Bastos Teixeira, Giselle Alves da Silva Araújo, Maria da Conceição Filgueiras de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Josicelia Dumêt Sadigursky, Dora Silva, Rosana Maria de Oliveira Amorim, Aclair Bastos Teixeira, Giselle Alves da Silva Araújo, Maria da Conceição Filgueiras de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psychiatric nursing Mental health Education^i2^snurs Enfermería psiquiátrica Salud mental Educación en enfermería Enfermagem psiquiátrica Saúde mental Educação em enfermagem |
topic |
Psychiatric nursing Mental health Education^i2^snurs Enfermería psiquiátrica Salud mental Educación en enfermería Enfermagem psiquiátrica Saúde mental Educação em enfermagem |
description |
Estudo teórico acerca do processo de formação em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, frente às crescentes mudanças no mundo globalizado e seu acelerado processo de modernização científica e tecnológica. Objetiva discutir o fazer pedagógico no ensino da Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, e sua interface com os princípios da Reforma Psiquiátrica e das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem. Para sua sustentação teórica, adota como referência alguns construtos da Reforma Psiquiátrica e das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, e sua relação com fatores constituintes do fazer pedagógico na Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental. Evidencia que não basta apontar questões técnicas relativas a conteúdos e ensino, procedimentos didáticos, métodos e técnicas pedagógicas; é necessário superar desafios e implementar as mudanças, pautando-se numa nova perspectiva, e ousando colocar em questão a natureza do saber e das práticas institucionais psiquiátricas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40499 10.1590/S0080-62342009000400031 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40499 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342009000400031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40499/43567 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40499/43568 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 n. 4 (2009); 962-968 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 No. 4 (2009); 962-968 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 Núm. 4 (2009); 962-968 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221726580146176 |