Teaching of nursing in mental and psychiatric health: the point-of-view of teachers and students in a social phenomenology perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campoy, Marcos Antonio
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Merighi, Miriam Aparecida Barbosa, Stefanelli, Maguida Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2009
Resumo: O objetivo deste estudo foi compreender o processo ensino-aprendizagem na perspectiva do professor e do aluno que vivenciaram a disciplina de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica. Analisaram-se os dados coletados por meio de entrevistas com alunos e professores que vivenciaram o fenômeno, segundo o referencial da fenomenologia social. Emergiram categorias concretas de significado do vivido pelos professores : valorizando a comunicação e a relação entre as pessoas; aprendendo a considerar o outro como pessoa; valorizando o cuidado integral, desmitificando medos e pré-conceitos e atribuindo significado ao autoconhecimento. Pelos alunos: percebendo a relevância do conhecimento sobre comunicação e da relação entre as pessoas; aprendendo a ver o outro como pessoa; aplicando conhecimento adquirido para o cuidado integral; sentindo-se motivado a mudar de atitude; reconhecendo o significado do autoconhecimento. A tipificação foi descrita ao final. O processo ensino-aprendizagem nessa disciplina, desperta interesse pela especialidade, desenvolvimento pessoal e valorização da sua utilização na enfermagem geral.
id USP-38_201fa0d60e466e4e8ff4c3673bdde401
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/2009
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Teaching of nursing in mental and psychiatric health: the point-of-view of teachers and students in a social phenomenology perspectiveO ensino de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica: visão do professor e do aluno na perspectiva da fenomenologia socialLa enseñanza de enfermería en salud mental y psiquiátrica: visión del profesor y del alumno en la perspectiva de la fenomenología socialeducação em enfermagemenfermagem psiquiátricasaúde mentalcomunicaçãoenfermagemeducación en enfermeríaenfermería psiquiátricasalud mentalcomunicaciónenfermeríanursing educationpsychiatric nursingmental healthcommunicationnursingO objetivo deste estudo foi compreender o processo ensino-aprendizagem na perspectiva do professor e do aluno que vivenciaram a disciplina de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica. Analisaram-se os dados coletados por meio de entrevistas com alunos e professores que vivenciaram o fenômeno, segundo o referencial da fenomenologia social. Emergiram categorias concretas de significado do vivido pelos professores : valorizando a comunicação e a relação entre as pessoas; aprendendo a considerar o outro como pessoa; valorizando o cuidado integral, desmitificando medos e pré-conceitos e atribuindo significado ao autoconhecimento. Pelos alunos: percebendo a relevância do conhecimento sobre comunicação e da relação entre as pessoas; aprendendo a ver o outro como pessoa; aplicando conhecimento adquirido para o cuidado integral; sentindo-se motivado a mudar de atitude; reconhecendo o significado do autoconhecimento. A tipificação foi descrita ao final. O processo ensino-aprendizagem nessa disciplina, desperta interesse pela especialidade, desenvolvimento pessoal e valorização da sua utilização na enfermagem geral.This study aimed to understand the teaching-learning process from the point-of-view of teachers and students who experienced the nursing practice in mental and psychiatric health. Data were collected through interviews with students and teachers who had experienced the phenomenon and analyzed according to a social phenomenology perspective. The teachers' experiences gave rise to the following concrete meaning categories: valuing communication and the relation between persons, learning to appreciate others as human beings, appreciating integral care; demythifying fears and prejudices and attaching meaning to self-knowledge. The following categories emerging from students' interviews: acknowledging the relevance of knowledge in communication and interpersonal relations; learning to appreciate others as human beings; applying acquired knowledge to integral care; feeling motivated to change attitudes; acknowledging the meaning of self-knowledge. Finally, the social types were described. In this subject, the teaching-learning process arouses interest in the specialty, personal development and valuation of its application in general nursing.El objetivo de este estudio fue comprender el proceso enseñanza-aprendizaje en la perspectiva del profesor y del alumno que vivenciaron la disciplina de enfermería en salud mental y psiquiátrica. Se analizaron los datos recopilados por medio de entrevistas, con alumnos y profesores que vivenciaron el fenómeno, según el referencial de la fenomenología social. Emergieron categorías concretas de significado de lo vivido por los profesores: valorizando la comunicación y la relación entre las personas; aprendiendo a considerar al otro como persona; valorizando el cuidado integral, desmitificando miedos y prejuicios y atribuyendo significado al autoconocimiento. Por los alumnos: percibiendo la relevancia del conocimiento sobre comunicación y de la relación entre las personas; aprendiendo a ver al otro como persona; aplicando conocimiento adquirido para el cuidado integral; sintiéndose motivado a cambiar de actitud; reconociendo el significado del autoconocimiento. La tipificación fue descrita al final. El proceso de enseñanza-aprendizaje en esa disciplina despierta interés por la especialidad, desarrollo personal y valorización de su utilización en la enfermería general.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/200910.1590/S0104-11692005000200006Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 13 n. 2 (2005); 165-172Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 Núm. 2 (2005); 165-172Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 No. 2 (2005); 165-1721518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2009/2087Campoy, Marcos AntonioMerighi, Miriam Aparecida BarbosaStefanelli, Maguida Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T18:19:30Zoai:revistas.usp.br:article/2009Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T18:19:30Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teaching of nursing in mental and psychiatric health: the point-of-view of teachers and students in a social phenomenology perspective
O ensino de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica: visão do professor e do aluno na perspectiva da fenomenologia social
La enseñanza de enfermería en salud mental y psiquiátrica: visión del profesor y del alumno en la perspectiva de la fenomenología social
title Teaching of nursing in mental and psychiatric health: the point-of-view of teachers and students in a social phenomenology perspective
spellingShingle Teaching of nursing in mental and psychiatric health: the point-of-view of teachers and students in a social phenomenology perspective
Campoy, Marcos Antonio
educação em enfermagem
enfermagem psiquiátrica
saúde mental
comunicação
enfermagem
educación en enfermería
enfermería psiquiátrica
salud mental
comunicación
enfermería
nursing education
psychiatric nursing
mental health
communication
nursing
title_short Teaching of nursing in mental and psychiatric health: the point-of-view of teachers and students in a social phenomenology perspective
title_full Teaching of nursing in mental and psychiatric health: the point-of-view of teachers and students in a social phenomenology perspective
title_fullStr Teaching of nursing in mental and psychiatric health: the point-of-view of teachers and students in a social phenomenology perspective
title_full_unstemmed Teaching of nursing in mental and psychiatric health: the point-of-view of teachers and students in a social phenomenology perspective
title_sort Teaching of nursing in mental and psychiatric health: the point-of-view of teachers and students in a social phenomenology perspective
author Campoy, Marcos Antonio
author_facet Campoy, Marcos Antonio
Merighi, Miriam Aparecida Barbosa
Stefanelli, Maguida Costa
author_role author
author2 Merighi, Miriam Aparecida Barbosa
Stefanelli, Maguida Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campoy, Marcos Antonio
Merighi, Miriam Aparecida Barbosa
Stefanelli, Maguida Costa
dc.subject.por.fl_str_mv educação em enfermagem
enfermagem psiquiátrica
saúde mental
comunicação
enfermagem
educación en enfermería
enfermería psiquiátrica
salud mental
comunicación
enfermería
nursing education
psychiatric nursing
mental health
communication
nursing
topic educação em enfermagem
enfermagem psiquiátrica
saúde mental
comunicação
enfermagem
educación en enfermería
enfermería psiquiátrica
salud mental
comunicación
enfermería
nursing education
psychiatric nursing
mental health
communication
nursing
description O objetivo deste estudo foi compreender o processo ensino-aprendizagem na perspectiva do professor e do aluno que vivenciaram a disciplina de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica. Analisaram-se os dados coletados por meio de entrevistas com alunos e professores que vivenciaram o fenômeno, segundo o referencial da fenomenologia social. Emergiram categorias concretas de significado do vivido pelos professores : valorizando a comunicação e a relação entre as pessoas; aprendendo a considerar o outro como pessoa; valorizando o cuidado integral, desmitificando medos e pré-conceitos e atribuindo significado ao autoconhecimento. Pelos alunos: percebendo a relevância do conhecimento sobre comunicação e da relação entre as pessoas; aprendendo a ver o outro como pessoa; aplicando conhecimento adquirido para o cuidado integral; sentindo-se motivado a mudar de atitude; reconhecendo o significado do autoconhecimento. A tipificação foi descrita ao final. O processo ensino-aprendizagem nessa disciplina, desperta interesse pela especialidade, desenvolvimento pessoal e valorização da sua utilização na enfermagem geral.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2009
10.1590/S0104-11692005000200006
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2009
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692005000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2009/2087
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 13 n. 2 (2005); 165-172
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 Núm. 2 (2005); 165-172
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 No. 2 (2005); 165-172
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222840191975424