Curriculum directions and strategies for the implementation of a new pedagogic proposal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Josicélia Dumêt
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Xavier, Iara de Moraes, Ceribelli, Maria Isabel Pedreira de Freitas, Bianco, Maria Helena Cappo, Maeda, Dirce, Rodrigues, Michele V. de C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41498
Resumo: O presente estudo busca contribuir com o movimento de transformação a ser desenvolvido nas Escolas/Cursos de Enfermagem. Essa contribuição se refere à formação de enfermeiras(os) com autonomia e discernimento, para assegurar a construção do modelo de atenção à saúde, à produção de novos conhecimentos e à prestação de serviços de qualidade voltados para as necessidades de saúde da população, com resolutividade. Traz algumas reflexões conceituais e metodológicas que possam direcionar a mudança no processo de formação de enfermeiras(os), além de apontar estratégias para a implantação da nova proposta pedagógica, baseando-se no desafio da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem.
id USP-24_f90bd6e145709308a09a1a1a89f661d2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41498
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Curriculum directions and strategies for the implementation of a new pedagogic proposalDirectrices curriculares y estrategias para la implantación de una nueva propuesta pedagógicaDiretrizes curriculares e estratégias para implantação de uma nova proposta pedagógicacurriculumEnfermeríaEducacion en enfermeriaEducación basada en competenciasCurrículoEnfermagemEducação em EnfermagemEducação baseada em competênciasCurriculumNursingNursing educationCompetence-based educationO presente estudo busca contribuir com o movimento de transformação a ser desenvolvido nas Escolas/Cursos de Enfermagem. Essa contribuição se refere à formação de enfermeiras(os) com autonomia e discernimento, para assegurar a construção do modelo de atenção à saúde, à produção de novos conhecimentos e à prestação de serviços de qualidade voltados para as necessidades de saúde da população, com resolutividade. Traz algumas reflexões conceituais e metodológicas que possam direcionar a mudança no processo de formação de enfermeiras(os), além de apontar estratégias para a implantação da nova proposta pedagógica, baseando-se no desafio da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem.El presente estudio busca contribuir con el movimiento de transformación a desarrollarse en las Escuelas/Cursos de Enfermería. Esa contribución se refiere a la formación de enfermeras(os) con autonomía y discernimiento, para asegurar la construcción del modelo de atención a la salud, la producción de nuevos conocimientos y la prestación de servicios de calidad volcados hacia las necesidades de salud de la población, con resolutividad. Considera algunas reflexiones conceptuales y metodológicas que puedan orientar el cambio en el proceso de formación de enfermeras(os), además de señalar estrategias para la implantación de la nueva propuesta pedagógica, a partir del desafío de la implementación de las Directrices Curriculares Nacionales del Pre Grado en Enfermería.This study is aimed at contributing to the transformation movement to be developed in the Nursing Courses/Schools. The contribution refers to the formation of nurses with autonomy and discernment, to ensure the construction of the model of health attention, to the production of new knowledge and to the delivery of quality services directed to the health needs of the population. This study brings some conceptual and methodological reflections that may direct the change in the nurse formation process, as well as pointing strategies to implement the new pedagogic proposal from the challenge posed by the implementation of the National Curriculum Directions for Under-graduate Nursing Courses.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4149810.1590/S0080-62342005000400011Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 39 n. 4 (2005); 443-449Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 No. 4 (2005); 443-449Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 Núm. 4 (2005); 443-4491980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41498/45090http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Josicélia DumêtXavier, Iara de MoraesCeribelli, Maria Isabel Pedreira de FreitasBianco, Maria Helena CappoMaeda, DirceRodrigues, Michele V. de C.2012-08-31T20:33:56Zoai:revistas.usp.br:article/41498Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T20:33:56Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Curriculum directions and strategies for the implementation of a new pedagogic proposal
Directrices curriculares y estrategias para la implantación de una nueva propuesta pedagógica
Diretrizes curriculares e estratégias para implantação de uma nova proposta pedagógica
title Curriculum directions and strategies for the implementation of a new pedagogic proposal
spellingShingle Curriculum directions and strategies for the implementation of a new pedagogic proposal
Fernandes, Josicélia Dumêt
curriculum
Enfermería
Educacion en enfermeria
Educación basada en competencias
Currículo
Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação baseada em competências
Curriculum
Nursing
Nursing education
Competence-based education
title_short Curriculum directions and strategies for the implementation of a new pedagogic proposal
title_full Curriculum directions and strategies for the implementation of a new pedagogic proposal
title_fullStr Curriculum directions and strategies for the implementation of a new pedagogic proposal
title_full_unstemmed Curriculum directions and strategies for the implementation of a new pedagogic proposal
title_sort Curriculum directions and strategies for the implementation of a new pedagogic proposal
author Fernandes, Josicélia Dumêt
author_facet Fernandes, Josicélia Dumêt
Xavier, Iara de Moraes
Ceribelli, Maria Isabel Pedreira de Freitas
Bianco, Maria Helena Cappo
Maeda, Dirce
Rodrigues, Michele V. de C.
author_role author
author2 Xavier, Iara de Moraes
Ceribelli, Maria Isabel Pedreira de Freitas
Bianco, Maria Helena Cappo
Maeda, Dirce
Rodrigues, Michele V. de C.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Josicélia Dumêt
Xavier, Iara de Moraes
Ceribelli, Maria Isabel Pedreira de Freitas
Bianco, Maria Helena Cappo
Maeda, Dirce
Rodrigues, Michele V. de C.
dc.subject.por.fl_str_mv curriculum
Enfermería
Educacion en enfermeria
Educación basada en competencias
Currículo
Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação baseada em competências
Curriculum
Nursing
Nursing education
Competence-based education
topic curriculum
Enfermería
Educacion en enfermeria
Educación basada en competencias
Currículo
Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação baseada em competências
Curriculum
Nursing
Nursing education
Competence-based education
description O presente estudo busca contribuir com o movimento de transformação a ser desenvolvido nas Escolas/Cursos de Enfermagem. Essa contribuição se refere à formação de enfermeiras(os) com autonomia e discernimento, para assegurar a construção do modelo de atenção à saúde, à produção de novos conhecimentos e à prestação de serviços de qualidade voltados para as necessidades de saúde da população, com resolutividade. Traz algumas reflexões conceituais e metodológicas que possam direcionar a mudança no processo de formação de enfermeiras(os), além de apontar estratégias para a implantação da nova proposta pedagógica, baseando-se no desafio da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41498
10.1590/S0080-62342005000400011
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41498
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342005000400011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41498/45090
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 39 n. 4 (2005); 443-449
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 No. 4 (2005); 443-449
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 Núm. 4 (2005); 443-449
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221732763598848