Curriculum directions and strategies for the implementation of a new pedagogic proposal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41498 |
Resumo: | O presente estudo busca contribuir com o movimento de transformação a ser desenvolvido nas Escolas/Cursos de Enfermagem. Essa contribuição se refere à formação de enfermeiras(os) com autonomia e discernimento, para assegurar a construção do modelo de atenção à saúde, à produção de novos conhecimentos e à prestação de serviços de qualidade voltados para as necessidades de saúde da população, com resolutividade. Traz algumas reflexões conceituais e metodológicas que possam direcionar a mudança no processo de formação de enfermeiras(os), além de apontar estratégias para a implantação da nova proposta pedagógica, baseando-se no desafio da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. |
id |
USP-24_f90bd6e145709308a09a1a1a89f661d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/41498 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Curriculum directions and strategies for the implementation of a new pedagogic proposalDirectrices curriculares y estrategias para la implantación de una nueva propuesta pedagógicaDiretrizes curriculares e estratégias para implantação de uma nova proposta pedagógicacurriculumEnfermeríaEducacion en enfermeriaEducación basada en competenciasCurrículoEnfermagemEducação em EnfermagemEducação baseada em competênciasCurriculumNursingNursing educationCompetence-based educationO presente estudo busca contribuir com o movimento de transformação a ser desenvolvido nas Escolas/Cursos de Enfermagem. Essa contribuição se refere à formação de enfermeiras(os) com autonomia e discernimento, para assegurar a construção do modelo de atenção à saúde, à produção de novos conhecimentos e à prestação de serviços de qualidade voltados para as necessidades de saúde da população, com resolutividade. Traz algumas reflexões conceituais e metodológicas que possam direcionar a mudança no processo de formação de enfermeiras(os), além de apontar estratégias para a implantação da nova proposta pedagógica, baseando-se no desafio da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem.El presente estudio busca contribuir con el movimiento de transformación a desarrollarse en las Escuelas/Cursos de Enfermería. Esa contribución se refiere a la formación de enfermeras(os) con autonomía y discernimiento, para asegurar la construcción del modelo de atención a la salud, la producción de nuevos conocimientos y la prestación de servicios de calidad volcados hacia las necesidades de salud de la población, con resolutividad. Considera algunas reflexiones conceptuales y metodológicas que puedan orientar el cambio en el proceso de formación de enfermeras(os), además de señalar estrategias para la implantación de la nueva propuesta pedagógica, a partir del desafío de la implementación de las Directrices Curriculares Nacionales del Pre Grado en Enfermería.This study is aimed at contributing to the transformation movement to be developed in the Nursing Courses/Schools. The contribution refers to the formation of nurses with autonomy and discernment, to ensure the construction of the model of health attention, to the production of new knowledge and to the delivery of quality services directed to the health needs of the population. This study brings some conceptual and methodological reflections that may direct the change in the nurse formation process, as well as pointing strategies to implement the new pedagogic proposal from the challenge posed by the implementation of the National Curriculum Directions for Under-graduate Nursing Courses.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4149810.1590/S0080-62342005000400011Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 39 n. 4 (2005); 443-449Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 No. 4 (2005); 443-449Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 Núm. 4 (2005); 443-4491980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41498/45090http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Josicélia DumêtXavier, Iara de MoraesCeribelli, Maria Isabel Pedreira de FreitasBianco, Maria Helena CappoMaeda, DirceRodrigues, Michele V. de C.2012-08-31T20:33:56Zoai:revistas.usp.br:article/41498Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T20:33:56Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curriculum directions and strategies for the implementation of a new pedagogic proposal Directrices curriculares y estrategias para la implantación de una nueva propuesta pedagógica Diretrizes curriculares e estratégias para implantação de uma nova proposta pedagógica |
title |
Curriculum directions and strategies for the implementation of a new pedagogic proposal |
spellingShingle |
Curriculum directions and strategies for the implementation of a new pedagogic proposal Fernandes, Josicélia Dumêt curriculum Enfermería Educacion en enfermeria Educación basada en competencias Currículo Enfermagem Educação em Enfermagem Educação baseada em competências Curriculum Nursing Nursing education Competence-based education |
title_short |
Curriculum directions and strategies for the implementation of a new pedagogic proposal |
title_full |
Curriculum directions and strategies for the implementation of a new pedagogic proposal |
title_fullStr |
Curriculum directions and strategies for the implementation of a new pedagogic proposal |
title_full_unstemmed |
Curriculum directions and strategies for the implementation of a new pedagogic proposal |
title_sort |
Curriculum directions and strategies for the implementation of a new pedagogic proposal |
author |
Fernandes, Josicélia Dumêt |
author_facet |
Fernandes, Josicélia Dumêt Xavier, Iara de Moraes Ceribelli, Maria Isabel Pedreira de Freitas Bianco, Maria Helena Cappo Maeda, Dirce Rodrigues, Michele V. de C. |
author_role |
author |
author2 |
Xavier, Iara de Moraes Ceribelli, Maria Isabel Pedreira de Freitas Bianco, Maria Helena Cappo Maeda, Dirce Rodrigues, Michele V. de C. |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Josicélia Dumêt Xavier, Iara de Moraes Ceribelli, Maria Isabel Pedreira de Freitas Bianco, Maria Helena Cappo Maeda, Dirce Rodrigues, Michele V. de C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
curriculum Enfermería Educacion en enfermeria Educación basada en competencias Currículo Enfermagem Educação em Enfermagem Educação baseada em competências Curriculum Nursing Nursing education Competence-based education |
topic |
curriculum Enfermería Educacion en enfermeria Educación basada en competencias Currículo Enfermagem Educação em Enfermagem Educação baseada em competências Curriculum Nursing Nursing education Competence-based education |
description |
O presente estudo busca contribuir com o movimento de transformação a ser desenvolvido nas Escolas/Cursos de Enfermagem. Essa contribuição se refere à formação de enfermeiras(os) com autonomia e discernimento, para assegurar a construção do modelo de atenção à saúde, à produção de novos conhecimentos e à prestação de serviços de qualidade voltados para as necessidades de saúde da população, com resolutividade. Traz algumas reflexões conceituais e metodológicas que possam direcionar a mudança no processo de formação de enfermeiras(os), além de apontar estratégias para a implantação da nova proposta pedagógica, baseando-se no desafio da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41498 10.1590/S0080-62342005000400011 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41498 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342005000400011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41498/45090 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 39 n. 4 (2005); 443-449 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 No. 4 (2005); 443-449 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 Núm. 4 (2005); 443-449 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221732763598848 |