Pontos e contrapontos no desenvolvimento da interdisciplinaridade na formação técnica em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342021000100491 |
Resumo: | RESUMO Objetivo Caracterizar os pontos e contrapontos no desenvolvimento da interdisciplinaridade na formação técnica em Enfermagem. Método Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa realizada por meio de entrevistas com 30 docentes e coordenadores de cursos técnicos em Enfermagem de 12 diferentes regiões do estado de São Paulo. A análise dos dados foi de conteúdo temática. Resultados No que se refere à temática de direcionamento institucional, constatou-se que, embora existam iniciativas para promover a interdisciplinaridade, uma vez que há capacitação docente e definição de metas para articulação com outros cursos e para o trabalho em conjunto entre os docentes das disciplinas, estas ainda são vagas e pouco efetivas. Na temática, implementação da interdisciplinaridade pelos docentes, verifica-se que eles buscam diferentes formas de integração, mas esbarram na estrutura curricular, na forma de contratação docente e na resistência às mudanças. Sobre a compreensão conceitual, há o reconhecimento de aspectos relevantes do seu significado; porém, admitem a existência de limites. Conclusão A instituição define uma trajetória visando à interdisciplinaridade, os docentes buscam percorrer o caminho de sua implementação, porém encontram entraves estruturais, pouca compreensão conceitual e resistência a mudanças. Depreende-se que são necessários esforços para avançar na implementação curricular na lógica interdisciplinar. |
id |
USP-24_fbc49e94ae92c750aaeef0c3c545a9a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342021000100491 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pontos e contrapontos no desenvolvimento da interdisciplinaridade na formação técnica em enfermagemPráticas InterdisciplinaresEducação Técnica em EnfermagemCapacitação de Recursos Humanos em SaúdeRESUMO Objetivo Caracterizar os pontos e contrapontos no desenvolvimento da interdisciplinaridade na formação técnica em Enfermagem. Método Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa realizada por meio de entrevistas com 30 docentes e coordenadores de cursos técnicos em Enfermagem de 12 diferentes regiões do estado de São Paulo. A análise dos dados foi de conteúdo temática. Resultados No que se refere à temática de direcionamento institucional, constatou-se que, embora existam iniciativas para promover a interdisciplinaridade, uma vez que há capacitação docente e definição de metas para articulação com outros cursos e para o trabalho em conjunto entre os docentes das disciplinas, estas ainda são vagas e pouco efetivas. Na temática, implementação da interdisciplinaridade pelos docentes, verifica-se que eles buscam diferentes formas de integração, mas esbarram na estrutura curricular, na forma de contratação docente e na resistência às mudanças. Sobre a compreensão conceitual, há o reconhecimento de aspectos relevantes do seu significado; porém, admitem a existência de limites. Conclusão A instituição define uma trajetória visando à interdisciplinaridade, os docentes buscam percorrer o caminho de sua implementação, porém encontram entraves estruturais, pouca compreensão conceitual e resistência a mudanças. Depreende-se que são necessários esforços para avançar na implementação curricular na lógica interdisciplinar.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342021000100491Revista da Escola de Enfermagem da USP v.55 2021reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/s1980-220x2020025703771info:eu-repo/semantics/openAccessFontana,Patricia MaiaPinto,Adriana Avanzi MarquesMarin,Maria José Sanchespor2021-08-02T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342021000100491Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2021-08-02T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pontos e contrapontos no desenvolvimento da interdisciplinaridade na formação técnica em enfermagem |
title |
Pontos e contrapontos no desenvolvimento da interdisciplinaridade na formação técnica em enfermagem |
spellingShingle |
Pontos e contrapontos no desenvolvimento da interdisciplinaridade na formação técnica em enfermagem Fontana,Patricia Maia Práticas Interdisciplinares Educação Técnica em Enfermagem Capacitação de Recursos Humanos em Saúde |
title_short |
Pontos e contrapontos no desenvolvimento da interdisciplinaridade na formação técnica em enfermagem |
title_full |
Pontos e contrapontos no desenvolvimento da interdisciplinaridade na formação técnica em enfermagem |
title_fullStr |
Pontos e contrapontos no desenvolvimento da interdisciplinaridade na formação técnica em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Pontos e contrapontos no desenvolvimento da interdisciplinaridade na formação técnica em enfermagem |
title_sort |
Pontos e contrapontos no desenvolvimento da interdisciplinaridade na formação técnica em enfermagem |
author |
Fontana,Patricia Maia |
author_facet |
Fontana,Patricia Maia Pinto,Adriana Avanzi Marques Marin,Maria José Sanches |
author_role |
author |
author2 |
Pinto,Adriana Avanzi Marques Marin,Maria José Sanches |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontana,Patricia Maia Pinto,Adriana Avanzi Marques Marin,Maria José Sanches |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas Interdisciplinares Educação Técnica em Enfermagem Capacitação de Recursos Humanos em Saúde |
topic |
Práticas Interdisciplinares Educação Técnica em Enfermagem Capacitação de Recursos Humanos em Saúde |
description |
RESUMO Objetivo Caracterizar os pontos e contrapontos no desenvolvimento da interdisciplinaridade na formação técnica em Enfermagem. Método Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa realizada por meio de entrevistas com 30 docentes e coordenadores de cursos técnicos em Enfermagem de 12 diferentes regiões do estado de São Paulo. A análise dos dados foi de conteúdo temática. Resultados No que se refere à temática de direcionamento institucional, constatou-se que, embora existam iniciativas para promover a interdisciplinaridade, uma vez que há capacitação docente e definição de metas para articulação com outros cursos e para o trabalho em conjunto entre os docentes das disciplinas, estas ainda são vagas e pouco efetivas. Na temática, implementação da interdisciplinaridade pelos docentes, verifica-se que eles buscam diferentes formas de integração, mas esbarram na estrutura curricular, na forma de contratação docente e na resistência às mudanças. Sobre a compreensão conceitual, há o reconhecimento de aspectos relevantes do seu significado; porém, admitem a existência de limites. Conclusão A instituição define uma trajetória visando à interdisciplinaridade, os docentes buscam percorrer o caminho de sua implementação, porém encontram entraves estruturais, pouca compreensão conceitual e resistência a mudanças. Depreende-se que são necessários esforços para avançar na implementação curricular na lógica interdisciplinar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342021000100491 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342021000100491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1980-220x2020025703771 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.55 2021 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936541387882496 |