Policies on the management of outdoor advertising in urban settings: a parallel between the cases of São Paulo and Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casarin, Vanessa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santiago, Alina Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paisagem e Ambiente (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/105447
Resumo: A mídia exterior está presente de forma ostensiva nas grandes cidades contemporâneas e tem sido utilizada de forma desordenada na paisagem, causando prejuízos para as cidades e seus usuários e contribuindo para a “poluição visual” urbana. Este artigo tem por objetivo traçar um paralelo entre duas experiências distintas no enfrentamento dessa situação, a da cidade de Florianópolis, que implantou um projeto intitulado Renovar, em 1993, no perímetro central de caráter histórico, e a recente iniciativa implementada na cidade de São Paulo, através da Lei Cidade Limpa, que abrangeu a totalidade do município. A discussão se dá com base em dados coletados através de entrevistas realizadas com os profissionais envolvidos na implantação dos referidos projetos. Os resultados das experiências abordadas através da reflexão sobre a prática foram confrontados e apontaram para uma dificuldade no gerenciamento da mídia exterior visível do espaço público, apesar de ela ser apenas um dos aspectos que compõem o cenário visual urbano, e que, no entanto, tem forte impacto na imagem da cidade. Nesse sentido, também ficou evidente a necessidade de o município controlar e gerenciar a mídia exterior em conjunto com os demais aspectos que contribuem com a qualidade visual urbana.
id USP-25_acc07a93b5b071d2d5190d469003106d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/105447
network_acronym_str USP-25
network_name_str Paisagem e Ambiente (Online)
repository_id_str
spelling Policies on the management of outdoor advertising in urban settings: a parallel between the cases of São Paulo and FlorianópolisPolíticas para gerenciamento da mídia exterior na paisagem urbana: um paralelo entre os casos de São Paulo e FlorianópolisMídia exterior. Paisagem urbana. Sobrecarga visual. Políticas públicas.Outdoor advertising. Urban landscape. Visual overload. Public policiesA mídia exterior está presente de forma ostensiva nas grandes cidades contemporâneas e tem sido utilizada de forma desordenada na paisagem, causando prejuízos para as cidades e seus usuários e contribuindo para a “poluição visual” urbana. Este artigo tem por objetivo traçar um paralelo entre duas experiências distintas no enfrentamento dessa situação, a da cidade de Florianópolis, que implantou um projeto intitulado Renovar, em 1993, no perímetro central de caráter histórico, e a recente iniciativa implementada na cidade de São Paulo, através da Lei Cidade Limpa, que abrangeu a totalidade do município. A discussão se dá com base em dados coletados através de entrevistas realizadas com os profissionais envolvidos na implantação dos referidos projetos. Os resultados das experiências abordadas através da reflexão sobre a prática foram confrontados e apontaram para uma dificuldade no gerenciamento da mídia exterior visível do espaço público, apesar de ela ser apenas um dos aspectos que compõem o cenário visual urbano, e que, no entanto, tem forte impacto na imagem da cidade. Nesse sentido, também ficou evidente a necessidade de o município controlar e gerenciar a mídia exterior em conjunto com os demais aspectos que contribuem com a qualidade visual urbana.Outdoor advertising is spread over medium and big contemporary cities, causing a visual overload of stimulus and information in some commercial centers or streetscapes which causes damage to cities and users. This paper aims to establish a parallel between two different experiences in order to face this problem, the city of Florianopolis, where a program has been implemented in 1993, and São Paulo, where a law in order to control ads has recently been implemented. The discussion is based in in deep interviews applied to professionals involved in the process. Results were faced together, and it points out difficulties on the management of outdoor advertising in urban landscape what shows the necessity to implement policies inorder to control practices on commercial signs in urban setting, mainly together with other aspect related to urban visual quality.Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo2015-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paam/article/view/10544710.11606/issn.2359-5361.v0i35p161-175Paisagem e Ambiente; Núm. 35 (2015); 161-175Paisagem e Ambiente; n. 35 (2015); 161-175Paisagem e Ambiente; No. 35 (2015); 161-1752359-53610104-6098reponame:Paisagem e Ambiente (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paam/article/view/105447/104117Copyright (c) 2017 Vanessa Casarin, Alina Gonçalves Santiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCasarin, VanessaSantiago, Alina Gonçalves2019-10-21T15:22:13Zoai:revistas.usp.br:article/105447Revistahttp://www.revistas.usp.br/paam/indexPUBhttp://www.revistas.usp.br/paam/oai||paisagismo@usp.br|| ssmduck@usp.br2359-53610104-6098opendoar:2023-09-13T12:17:03.096088Paisagem e Ambiente (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Policies on the management of outdoor advertising in urban settings: a parallel between the cases of São Paulo and Florianópolis
Políticas para gerenciamento da mídia exterior na paisagem urbana: um paralelo entre os casos de São Paulo e Florianópolis
title Policies on the management of outdoor advertising in urban settings: a parallel between the cases of São Paulo and Florianópolis
spellingShingle Policies on the management of outdoor advertising in urban settings: a parallel between the cases of São Paulo and Florianópolis
Casarin, Vanessa
Mídia exterior. Paisagem urbana. Sobrecarga visual. Políticas públicas.
Outdoor advertising. Urban landscape. Visual overload. Public policies
title_short Policies on the management of outdoor advertising in urban settings: a parallel between the cases of São Paulo and Florianópolis
title_full Policies on the management of outdoor advertising in urban settings: a parallel between the cases of São Paulo and Florianópolis
title_fullStr Policies on the management of outdoor advertising in urban settings: a parallel between the cases of São Paulo and Florianópolis
title_full_unstemmed Policies on the management of outdoor advertising in urban settings: a parallel between the cases of São Paulo and Florianópolis
title_sort Policies on the management of outdoor advertising in urban settings: a parallel between the cases of São Paulo and Florianópolis
author Casarin, Vanessa
author_facet Casarin, Vanessa
Santiago, Alina Gonçalves
author_role author
author2 Santiago, Alina Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casarin, Vanessa
Santiago, Alina Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia exterior. Paisagem urbana. Sobrecarga visual. Políticas públicas.
Outdoor advertising. Urban landscape. Visual overload. Public policies
topic Mídia exterior. Paisagem urbana. Sobrecarga visual. Políticas públicas.
Outdoor advertising. Urban landscape. Visual overload. Public policies
description A mídia exterior está presente de forma ostensiva nas grandes cidades contemporâneas e tem sido utilizada de forma desordenada na paisagem, causando prejuízos para as cidades e seus usuários e contribuindo para a “poluição visual” urbana. Este artigo tem por objetivo traçar um paralelo entre duas experiências distintas no enfrentamento dessa situação, a da cidade de Florianópolis, que implantou um projeto intitulado Renovar, em 1993, no perímetro central de caráter histórico, e a recente iniciativa implementada na cidade de São Paulo, através da Lei Cidade Limpa, que abrangeu a totalidade do município. A discussão se dá com base em dados coletados através de entrevistas realizadas com os profissionais envolvidos na implantação dos referidos projetos. Os resultados das experiências abordadas através da reflexão sobre a prática foram confrontados e apontaram para uma dificuldade no gerenciamento da mídia exterior visível do espaço público, apesar de ela ser apenas um dos aspectos que compõem o cenário visual urbano, e que, no entanto, tem forte impacto na imagem da cidade. Nesse sentido, também ficou evidente a necessidade de o município controlar e gerenciar a mídia exterior em conjunto com os demais aspectos que contribuem com a qualidade visual urbana.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/105447
10.11606/issn.2359-5361.v0i35p161-175
url https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/105447
identifier_str_mv 10.11606/issn.2359-5361.v0i35p161-175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/105447/104117
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Vanessa Casarin, Alina Gonçalves Santiago
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Vanessa Casarin, Alina Gonçalves Santiago
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
dc.source.none.fl_str_mv Paisagem e Ambiente; Núm. 35 (2015); 161-175
Paisagem e Ambiente; n. 35 (2015); 161-175
Paisagem e Ambiente; No. 35 (2015); 161-175
2359-5361
0104-6098
reponame:Paisagem e Ambiente (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paisagem e Ambiente (Online)
collection Paisagem e Ambiente (Online)
repository.name.fl_str_mv Paisagem e Ambiente (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paisagismo@usp.br|| ssmduck@usp.br
_version_ 1800221851891269632