Policies on the management of outdoor advertising in urban settings: a parallel between the cases of São Paulo and Florianópolis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paisagem e Ambiente (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/105447 |
Resumo: | A mídia exterior está presente de forma ostensiva nas grandes cidades contemporâneas e tem sido utilizada de forma desordenada na paisagem, causando prejuízos para as cidades e seus usuários e contribuindo para a “poluição visual” urbana. Este artigo tem por objetivo traçar um paralelo entre duas experiências distintas no enfrentamento dessa situação, a da cidade de Florianópolis, que implantou um projeto intitulado Renovar, em 1993, no perímetro central de caráter histórico, e a recente iniciativa implementada na cidade de São Paulo, através da Lei Cidade Limpa, que abrangeu a totalidade do município. A discussão se dá com base em dados coletados através de entrevistas realizadas com os profissionais envolvidos na implantação dos referidos projetos. Os resultados das experiências abordadas através da reflexão sobre a prática foram confrontados e apontaram para uma dificuldade no gerenciamento da mídia exterior visível do espaço público, apesar de ela ser apenas um dos aspectos que compõem o cenário visual urbano, e que, no entanto, tem forte impacto na imagem da cidade. Nesse sentido, também ficou evidente a necessidade de o município controlar e gerenciar a mídia exterior em conjunto com os demais aspectos que contribuem com a qualidade visual urbana. |
id |
USP-25_acc07a93b5b071d2d5190d469003106d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/105447 |
network_acronym_str |
USP-25 |
network_name_str |
Paisagem e Ambiente (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Policies on the management of outdoor advertising in urban settings: a parallel between the cases of São Paulo and FlorianópolisPolíticas para gerenciamento da mídia exterior na paisagem urbana: um paralelo entre os casos de São Paulo e FlorianópolisMídia exterior. Paisagem urbana. Sobrecarga visual. Políticas públicas.Outdoor advertising. Urban landscape. Visual overload. Public policiesA mídia exterior está presente de forma ostensiva nas grandes cidades contemporâneas e tem sido utilizada de forma desordenada na paisagem, causando prejuízos para as cidades e seus usuários e contribuindo para a “poluição visual” urbana. Este artigo tem por objetivo traçar um paralelo entre duas experiências distintas no enfrentamento dessa situação, a da cidade de Florianópolis, que implantou um projeto intitulado Renovar, em 1993, no perímetro central de caráter histórico, e a recente iniciativa implementada na cidade de São Paulo, através da Lei Cidade Limpa, que abrangeu a totalidade do município. A discussão se dá com base em dados coletados através de entrevistas realizadas com os profissionais envolvidos na implantação dos referidos projetos. Os resultados das experiências abordadas através da reflexão sobre a prática foram confrontados e apontaram para uma dificuldade no gerenciamento da mídia exterior visível do espaço público, apesar de ela ser apenas um dos aspectos que compõem o cenário visual urbano, e que, no entanto, tem forte impacto na imagem da cidade. Nesse sentido, também ficou evidente a necessidade de o município controlar e gerenciar a mídia exterior em conjunto com os demais aspectos que contribuem com a qualidade visual urbana.Outdoor advertising is spread over medium and big contemporary cities, causing a visual overload of stimulus and information in some commercial centers or streetscapes which causes damage to cities and users. This paper aims to establish a parallel between two different experiences in order to face this problem, the city of Florianopolis, where a program has been implemented in 1993, and São Paulo, where a law in order to control ads has recently been implemented. The discussion is based in in deep interviews applied to professionals involved in the process. Results were faced together, and it points out difficulties on the management of outdoor advertising in urban landscape what shows the necessity to implement policies inorder to control practices on commercial signs in urban setting, mainly together with other aspect related to urban visual quality.Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo2015-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paam/article/view/10544710.11606/issn.2359-5361.v0i35p161-175Paisagem e Ambiente; Núm. 35 (2015); 161-175Paisagem e Ambiente; n. 35 (2015); 161-175Paisagem e Ambiente; No. 35 (2015); 161-1752359-53610104-6098reponame:Paisagem e Ambiente (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paam/article/view/105447/104117Copyright (c) 2017 Vanessa Casarin, Alina Gonçalves Santiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCasarin, VanessaSantiago, Alina Gonçalves2019-10-21T15:22:13Zoai:revistas.usp.br:article/105447Revistahttp://www.revistas.usp.br/paam/indexPUBhttp://www.revistas.usp.br/paam/oai||paisagismo@usp.br|| ssmduck@usp.br2359-53610104-6098opendoar:2023-09-13T12:17:03.096088Paisagem e Ambiente (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Policies on the management of outdoor advertising in urban settings: a parallel between the cases of São Paulo and Florianópolis Políticas para gerenciamento da mídia exterior na paisagem urbana: um paralelo entre os casos de São Paulo e Florianópolis |
title |
Policies on the management of outdoor advertising in urban settings: a parallel between the cases of São Paulo and Florianópolis |
spellingShingle |
Policies on the management of outdoor advertising in urban settings: a parallel between the cases of São Paulo and Florianópolis Casarin, Vanessa Mídia exterior. Paisagem urbana. Sobrecarga visual. Políticas públicas. Outdoor advertising. Urban landscape. Visual overload. Public policies |
title_short |
Policies on the management of outdoor advertising in urban settings: a parallel between the cases of São Paulo and Florianópolis |
title_full |
Policies on the management of outdoor advertising in urban settings: a parallel between the cases of São Paulo and Florianópolis |
title_fullStr |
Policies on the management of outdoor advertising in urban settings: a parallel between the cases of São Paulo and Florianópolis |
title_full_unstemmed |
Policies on the management of outdoor advertising in urban settings: a parallel between the cases of São Paulo and Florianópolis |
title_sort |
Policies on the management of outdoor advertising in urban settings: a parallel between the cases of São Paulo and Florianópolis |
author |
Casarin, Vanessa |
author_facet |
Casarin, Vanessa Santiago, Alina Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Santiago, Alina Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casarin, Vanessa Santiago, Alina Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia exterior. Paisagem urbana. Sobrecarga visual. Políticas públicas. Outdoor advertising. Urban landscape. Visual overload. Public policies |
topic |
Mídia exterior. Paisagem urbana. Sobrecarga visual. Políticas públicas. Outdoor advertising. Urban landscape. Visual overload. Public policies |
description |
A mídia exterior está presente de forma ostensiva nas grandes cidades contemporâneas e tem sido utilizada de forma desordenada na paisagem, causando prejuízos para as cidades e seus usuários e contribuindo para a “poluição visual” urbana. Este artigo tem por objetivo traçar um paralelo entre duas experiências distintas no enfrentamento dessa situação, a da cidade de Florianópolis, que implantou um projeto intitulado Renovar, em 1993, no perímetro central de caráter histórico, e a recente iniciativa implementada na cidade de São Paulo, através da Lei Cidade Limpa, que abrangeu a totalidade do município. A discussão se dá com base em dados coletados através de entrevistas realizadas com os profissionais envolvidos na implantação dos referidos projetos. Os resultados das experiências abordadas através da reflexão sobre a prática foram confrontados e apontaram para uma dificuldade no gerenciamento da mídia exterior visível do espaço público, apesar de ela ser apenas um dos aspectos que compõem o cenário visual urbano, e que, no entanto, tem forte impacto na imagem da cidade. Nesse sentido, também ficou evidente a necessidade de o município controlar e gerenciar a mídia exterior em conjunto com os demais aspectos que contribuem com a qualidade visual urbana. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/105447 10.11606/issn.2359-5361.v0i35p161-175 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/105447 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2359-5361.v0i35p161-175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/105447/104117 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Vanessa Casarin, Alina Gonçalves Santiago info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Vanessa Casarin, Alina Gonçalves Santiago |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paisagem e Ambiente; Núm. 35 (2015); 161-175 Paisagem e Ambiente; n. 35 (2015); 161-175 Paisagem e Ambiente; No. 35 (2015); 161-175 2359-5361 0104-6098 reponame:Paisagem e Ambiente (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paisagem e Ambiente (Online) |
collection |
Paisagem e Ambiente (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paisagem e Ambiente (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paisagismo@usp.br|| ssmduck@usp.br |
_version_ |
1800221851891269632 |