L´Entrevue comme méthode: un entretien avec Eduardo Coutinho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/41992 |
Resumo: | O nome de Eduardo Coutinho ocupa páginas centrais na história do cinema documentário brasileiro. Conhecido pelas entrevistas com pessoas anônimas, seus filmes revolucionaram a produção no gênero: ajudaram a derrubar o mito da neutralidade dos documentários e desfizeram a separação entre o diretor e os personagens. As transformações que sua obra imprimiu no campo estético e epistemológico próprios ao cinema têm afinidades com as mudanças de paradigmas experimentadas pelas ciências humanas no século passado. Este artigo apresenta uma entrevista com Eduardo Coutinho. Nela, o cineasta discute a concepção do real presente em seus filmes e o poder de transformação do cinema sobre os homens e a sociedade; principalmente, fala sobre as entrevistas, método em evidência nas ciências humanas e no cinema. |
id |
USP-26_24d76c4ae95c754420a470ea2c037aae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/41992 |
network_acronym_str |
USP-26 |
network_name_str |
Psicologia USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
L´Entrevue comme méthode: un entretien avec Eduardo CoutinhoThe interview as a method: a talk with Eduardo CoutinhoLa entrevista como método: una charla con Eduardo CoutinhoA entrevista como método: uma conversa com Eduardo CoutinhoEntrevistaCinemaEtnografiaPsicologia socialEntrevistaCineEtnografíaPsicología socialInterviewCinemaEthnographySocial psychologyEntrevueCinémaEtnographiePsychologie socialeO nome de Eduardo Coutinho ocupa páginas centrais na história do cinema documentário brasileiro. Conhecido pelas entrevistas com pessoas anônimas, seus filmes revolucionaram a produção no gênero: ajudaram a derrubar o mito da neutralidade dos documentários e desfizeram a separação entre o diretor e os personagens. As transformações que sua obra imprimiu no campo estético e epistemológico próprios ao cinema têm afinidades com as mudanças de paradigmas experimentadas pelas ciências humanas no século passado. Este artigo apresenta uma entrevista com Eduardo Coutinho. Nela, o cineasta discute a concepção do real presente em seus filmes e o poder de transformação do cinema sobre os homens e a sociedade; principalmente, fala sobre as entrevistas, método em evidência nas ciências humanas e no cinema.Le nom d´Eduardo Coutinho occupe les pages centrales dans l´histoire du cinéma documentaire brésilien. Connu par ses entrevues avec des personnes anonymes, ses films révolutionnèrent la production du genre: ils aident à mettre par terre le mythe de la neutralité des documentaires et ont défait la séparation entre le directeur et les personnages. Les transformations imprimées par son oeuvre dans les domaines aussi bien estéthiques qu´épistémologiques propres au cinéma ont des affinités avec les changements de paradigmes éprouvés par les sciences humaines au siècle dernier. Cet article présente une entrevue avec Eduardo Coutinho où le cinéaste discute la conception du réel présent dans ses filmes et le pouvoir de transformation du cinéma sur les hommes et la société. Mais surtout il discute l´Entrevue elle-même, méthode en évidence dans les sciences humaines et dans le cinéma.The name Eduardo Coutinho occupies central pages in the history of Brazilian documentary cinema. Known for interviews with anonymous people, his movies revolutionized the documentary production: they have helped to break the myth of the neutrality of the documentary and abolished the separation between the director and the characters. The modifications that his work produced at the aesthetics and epistemological fields particular to the cinema have relations with paradigm changes experimented by human sciences in the last century. This essay presents an interview with Eduardo Coutinho, where the film maker discusses the conception of reality present in his movies and the power of the cinema of transformation on men and society; mainly, he talks about the interviews, method in evidence in human sciences and in the cinema.Eduardo Coutinho es nombre destacado en la historia del cine documental brasileño. Conocido por hacer entrevistas con personas anónimas, sus películas hicieron una revolución en el género del cine documental: ayudaran a demoler el mito de la neutralidad de las películas documentales y disolvieran la separación entre director y personajes. Las transformaciones que su obra determinó en el terreno de la estética y de la epistemología propia del cine tienen semejanzas con los cambios de paradigmas notados en las ciencias humanas en el siglo pasado. Este artículo presenta una entrevista con Eduardo Coutinho. En ella, el cineasta examina la concepción de realidad presente en sus películas, el poder de transformación del cine sobre hombres y sociedad; y, principalmente, habla sobre las entrevistas, método en foco en las ciencias humanas y en el cine.Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/4199210.1590/S0103-65642009000100008Psicologia USP; v. 20 n. 1 (2009): Interfaces da Psicologia; 125-138Psicologia USP; Vol. 20 No. 1 (2009): Interfaces da Psicologia; 125-138Psicologia USP; Vol. 20 Núm. 1 (2009): Interfaces da Psicologia; 125-1381678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/41992/45660Copyright (c) 2016 Psicologia USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrochtengarten, Fernando2012-09-05T19:57:17Zoai:revistas.usp.br:article/41992Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2012-09-05T19:57:17Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
L´Entrevue comme méthode: un entretien avec Eduardo Coutinho The interview as a method: a talk with Eduardo Coutinho La entrevista como método: una charla con Eduardo Coutinho A entrevista como método: uma conversa com Eduardo Coutinho |
title |
L´Entrevue comme méthode: un entretien avec Eduardo Coutinho |
spellingShingle |
L´Entrevue comme méthode: un entretien avec Eduardo Coutinho Frochtengarten, Fernando Entrevista Cinema Etnografia Psicologia social Entrevista Cine Etnografía Psicología social Interview Cinema Ethnography Social psychology Entrevue Cinéma Etnographie Psychologie sociale |
title_short |
L´Entrevue comme méthode: un entretien avec Eduardo Coutinho |
title_full |
L´Entrevue comme méthode: un entretien avec Eduardo Coutinho |
title_fullStr |
L´Entrevue comme méthode: un entretien avec Eduardo Coutinho |
title_full_unstemmed |
L´Entrevue comme méthode: un entretien avec Eduardo Coutinho |
title_sort |
L´Entrevue comme méthode: un entretien avec Eduardo Coutinho |
author |
Frochtengarten, Fernando |
author_facet |
Frochtengarten, Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frochtengarten, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Entrevista Cinema Etnografia Psicologia social Entrevista Cine Etnografía Psicología social Interview Cinema Ethnography Social psychology Entrevue Cinéma Etnographie Psychologie sociale |
topic |
Entrevista Cinema Etnografia Psicologia social Entrevista Cine Etnografía Psicología social Interview Cinema Ethnography Social psychology Entrevue Cinéma Etnographie Psychologie sociale |
description |
O nome de Eduardo Coutinho ocupa páginas centrais na história do cinema documentário brasileiro. Conhecido pelas entrevistas com pessoas anônimas, seus filmes revolucionaram a produção no gênero: ajudaram a derrubar o mito da neutralidade dos documentários e desfizeram a separação entre o diretor e os personagens. As transformações que sua obra imprimiu no campo estético e epistemológico próprios ao cinema têm afinidades com as mudanças de paradigmas experimentadas pelas ciências humanas no século passado. Este artigo apresenta uma entrevista com Eduardo Coutinho. Nela, o cineasta discute a concepção do real presente em seus filmes e o poder de transformação do cinema sobre os homens e a sociedade; principalmente, fala sobre as entrevistas, método em evidência nas ciências humanas e no cinema. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/41992 10.1590/S0103-65642009000100008 |
url |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/41992 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0103-65642009000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/41992/45660 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Psicologia USP info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Psicologia USP |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia USP; v. 20 n. 1 (2009): Interfaces da Psicologia; 125-138 Psicologia USP; Vol. 20 No. 1 (2009): Interfaces da Psicologia; 125-138 Psicologia USP; Vol. 20 Núm. 1 (2009): Interfaces da Psicologia; 125-138 1678-5177 0103-6564 reponame:Psicologia USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Psicologia USP (Online) |
collection |
Psicologia USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@usp.br |
_version_ |
1800221956763549696 |