L´Entrevue comme méthode: un entretien avec Eduardo Coutinho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frochtengarten, Fernando
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/41992
Resumo: O nome de Eduardo Coutinho ocupa páginas centrais na história do cinema documentário brasileiro. Conhecido pelas entrevistas com pessoas anônimas, seus filmes revolucionaram a produção no gênero: ajudaram a derrubar o mito da neutralidade dos documentários e desfizeram a separação entre o diretor e os personagens. As transformações que sua obra imprimiu no campo estético e epistemológico próprios ao cinema têm afinidades com as mudanças de paradigmas experimentadas pelas ciências humanas no século passado. Este artigo apresenta uma entrevista com Eduardo Coutinho. Nela, o cineasta discute a concepção do real presente em seus filmes e o poder de transformação do cinema sobre os homens e a sociedade; principalmente, fala sobre as entrevistas, método em evidência nas ciências humanas e no cinema.
id USP-26_24d76c4ae95c754420a470ea2c037aae
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41992
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling L´Entrevue comme méthode: un entretien avec Eduardo CoutinhoThe interview as a method: a talk with Eduardo CoutinhoLa entrevista como método: una charla con Eduardo CoutinhoA entrevista como método: uma conversa com Eduardo CoutinhoEntrevistaCinemaEtnografiaPsicologia socialEntrevistaCineEtnografíaPsicología socialInterviewCinemaEthnographySocial psychologyEntrevueCinémaEtnographiePsychologie socialeO nome de Eduardo Coutinho ocupa páginas centrais na história do cinema documentário brasileiro. Conhecido pelas entrevistas com pessoas anônimas, seus filmes revolucionaram a produção no gênero: ajudaram a derrubar o mito da neutralidade dos documentários e desfizeram a separação entre o diretor e os personagens. As transformações que sua obra imprimiu no campo estético e epistemológico próprios ao cinema têm afinidades com as mudanças de paradigmas experimentadas pelas ciências humanas no século passado. Este artigo apresenta uma entrevista com Eduardo Coutinho. Nela, o cineasta discute a concepção do real presente em seus filmes e o poder de transformação do cinema sobre os homens e a sociedade; principalmente, fala sobre as entrevistas, método em evidência nas ciências humanas e no cinema.Le nom d´Eduardo Coutinho occupe les pages centrales dans l´histoire du cinéma documentaire brésilien. Connu par ses entrevues avec des personnes anonymes, ses films révolutionnèrent la production du genre: ils aident à mettre par terre le mythe de la neutralité des documentaires et ont défait la séparation entre le directeur et les personnages. Les transformations imprimées par son oeuvre dans les domaines aussi bien estéthiques qu´épistémologiques propres au cinéma ont des affinités avec les changements de paradigmes éprouvés par les sciences humaines au siècle dernier. Cet article présente une entrevue avec Eduardo Coutinho où le cinéaste discute la conception du réel présent dans ses filmes et le pouvoir de transformation du cinéma sur les hommes et la société. Mais surtout il discute l´Entrevue elle-même, méthode en évidence dans les sciences humaines et dans le cinéma.The name Eduardo Coutinho occupies central pages in the history of Brazilian documentary cinema. Known for interviews with anonymous people, his movies revolutionized the documentary production: they have helped to break the myth of the neutrality of the documentary and abolished the separation between the director and the characters. The modifications that his work produced at the aesthetics and epistemological fields particular to the cinema have relations with paradigm changes experimented by human sciences in the last century. This essay presents an interview with Eduardo Coutinho, where the film maker discusses the conception of reality present in his movies and the power of the cinema of transformation on men and society; mainly, he talks about the interviews, method in evidence in human sciences and in the cinema.Eduardo Coutinho es nombre destacado en la historia del cine documental brasileño. Conocido por hacer entrevistas con personas anónimas, sus películas hicieron una revolución en el género del cine documental: ayudaran a demoler el mito de la neutralidad de las películas documentales y disolvieran la separación entre director y personajes. Las transformaciones que su obra determinó en el terreno de la estética y de la epistemología propia del cine tienen semejanzas con los cambios de paradigmas notados en las ciencias humanas en el siglo pasado. Este artículo presenta una entrevista con Eduardo Coutinho. En ella, el cineasta examina la concepción de realidad presente en sus películas, el poder de transformación del cine sobre hombres y sociedad; y, principalmente, habla sobre las entrevistas, método en foco en las ciencias humanas y en el cine.Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/4199210.1590/S0103-65642009000100008Psicologia USP; v. 20 n. 1 (2009): Interfaces da Psicologia; 125-138Psicologia USP; Vol. 20 No. 1 (2009): Interfaces da Psicologia; 125-138Psicologia USP; Vol. 20 Núm. 1 (2009): Interfaces da Psicologia; 125-1381678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/41992/45660Copyright (c) 2016 Psicologia USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrochtengarten, Fernando2012-09-05T19:57:17Zoai:revistas.usp.br:article/41992Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2012-09-05T19:57:17Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv L´Entrevue comme méthode: un entretien avec Eduardo Coutinho
The interview as a method: a talk with Eduardo Coutinho
La entrevista como método: una charla con Eduardo Coutinho
A entrevista como método: uma conversa com Eduardo Coutinho
title L´Entrevue comme méthode: un entretien avec Eduardo Coutinho
spellingShingle L´Entrevue comme méthode: un entretien avec Eduardo Coutinho
Frochtengarten, Fernando
Entrevista
Cinema
Etnografia
Psicologia social
Entrevista
Cine
Etnografía
Psicología social
Interview
Cinema
Ethnography
Social psychology
Entrevue
Cinéma
Etnographie
Psychologie sociale
title_short L´Entrevue comme méthode: un entretien avec Eduardo Coutinho
title_full L´Entrevue comme méthode: un entretien avec Eduardo Coutinho
title_fullStr L´Entrevue comme méthode: un entretien avec Eduardo Coutinho
title_full_unstemmed L´Entrevue comme méthode: un entretien avec Eduardo Coutinho
title_sort L´Entrevue comme méthode: un entretien avec Eduardo Coutinho
author Frochtengarten, Fernando
author_facet Frochtengarten, Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frochtengarten, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Entrevista
Cinema
Etnografia
Psicologia social
Entrevista
Cine
Etnografía
Psicología social
Interview
Cinema
Ethnography
Social psychology
Entrevue
Cinéma
Etnographie
Psychologie sociale
topic Entrevista
Cinema
Etnografia
Psicologia social
Entrevista
Cine
Etnografía
Psicología social
Interview
Cinema
Ethnography
Social psychology
Entrevue
Cinéma
Etnographie
Psychologie sociale
description O nome de Eduardo Coutinho ocupa páginas centrais na história do cinema documentário brasileiro. Conhecido pelas entrevistas com pessoas anônimas, seus filmes revolucionaram a produção no gênero: ajudaram a derrubar o mito da neutralidade dos documentários e desfizeram a separação entre o diretor e os personagens. As transformações que sua obra imprimiu no campo estético e epistemológico próprios ao cinema têm afinidades com as mudanças de paradigmas experimentadas pelas ciências humanas no século passado. Este artigo apresenta uma entrevista com Eduardo Coutinho. Nela, o cineasta discute a concepção do real presente em seus filmes e o poder de transformação do cinema sobre os homens e a sociedade; principalmente, fala sobre as entrevistas, método em evidência nas ciências humanas e no cinema.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/41992
10.1590/S0103-65642009000100008
url https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/41992
identifier_str_mv 10.1590/S0103-65642009000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/41992/45660
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Psicologia USP
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Psicologia USP
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP; v. 20 n. 1 (2009): Interfaces da Psicologia; 125-138
Psicologia USP; Vol. 20 No. 1 (2009): Interfaces da Psicologia; 125-138
Psicologia USP; Vol. 20 Núm. 1 (2009): Interfaces da Psicologia; 125-138
1678-5177
0103-6564
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1800221956763549696