Escala (Re)Career – Estilos de Coping: validade de conteúdo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202496 |
Resumo: | Este artigo apresenta o estudo da validade de conteúdo da Escala (Re)Career: Estilos de Coping, constituída por 36 questões acerca do modo como diferentes pessoas, com 55 anos ou mais, pensam e sentem as transições de carreira. A escala foi avaliada por especialistas reconhecidos em orientação vocacional (n = 6) e por um grupo de participantes (n = 4) pertencentes ao grupo-alvo a que o instrumento se destina. Avaliou-se a validade de conteúdo da escala, por meio da análise da relevância e clareza dos itens e da relação entre cada item e sua respectiva dimensão. Os resultados indicam qualidades satisfatórias concernentes à relevância (IVC =.991; Kappa =.488), associação entre item e fator (% acordo = 95%) e validade aparente, tendo sido sugeridas melhorias quanto à clareza de alguns itens (IVC =.944; Kappa =.379). Estes resultados justificam o investimento em estudos futuros de validação empírica, nomeadamente através de análises fatoriais. |
id |
USP-26_45c3a15ea95fa453eda70fbf899b49ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/202496 |
network_acronym_str |
USP-26 |
network_name_str |
Psicologia USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escala (Re)Career – Estilos de Coping: validade de conteúdoestilos de copingtransiçãovalidade do testecarreirasEste artigo apresenta o estudo da validade de conteúdo da Escala (Re)Career: Estilos de Coping, constituída por 36 questões acerca do modo como diferentes pessoas, com 55 anos ou mais, pensam e sentem as transições de carreira. A escala foi avaliada por especialistas reconhecidos em orientação vocacional (n = 6) e por um grupo de participantes (n = 4) pertencentes ao grupo-alvo a que o instrumento se destina. Avaliou-se a validade de conteúdo da escala, por meio da análise da relevância e clareza dos itens e da relação entre cada item e sua respectiva dimensão. Os resultados indicam qualidades satisfatórias concernentes à relevância (IVC =.991; Kappa =.488), associação entre item e fator (% acordo = 95%) e validade aparente, tendo sido sugeridas melhorias quanto à clareza de alguns itens (IVC =.944; Kappa =.379). Estes resultados justificam o investimento em estudos futuros de validação empírica, nomeadamente através de análises fatoriais.Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia2021-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/20249610.1590/0103-6564e200048Psicologia USP; v. 32 (2021); e200048Psicologia USP; Vol. 32 (2021); e200048Psicologia USP; Vol. 32 (2021); e2000481678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202496/186578https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202496/186579Copyright (c) 2022 Psicologia USPhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Joana Carneiro2022-09-30T13:18:46Zoai:revistas.usp.br:article/202496Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2022-09-30T13:18:46Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escala (Re)Career – Estilos de Coping: validade de conteúdo |
title |
Escala (Re)Career – Estilos de Coping: validade de conteúdo |
spellingShingle |
Escala (Re)Career – Estilos de Coping: validade de conteúdo Pinto, Joana Carneiro estilos de coping transição validade do teste carreiras |
title_short |
Escala (Re)Career – Estilos de Coping: validade de conteúdo |
title_full |
Escala (Re)Career – Estilos de Coping: validade de conteúdo |
title_fullStr |
Escala (Re)Career – Estilos de Coping: validade de conteúdo |
title_full_unstemmed |
Escala (Re)Career – Estilos de Coping: validade de conteúdo |
title_sort |
Escala (Re)Career – Estilos de Coping: validade de conteúdo |
author |
Pinto, Joana Carneiro |
author_facet |
Pinto, Joana Carneiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Joana Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estilos de coping transição validade do teste carreiras |
topic |
estilos de coping transição validade do teste carreiras |
description |
Este artigo apresenta o estudo da validade de conteúdo da Escala (Re)Career: Estilos de Coping, constituída por 36 questões acerca do modo como diferentes pessoas, com 55 anos ou mais, pensam e sentem as transições de carreira. A escala foi avaliada por especialistas reconhecidos em orientação vocacional (n = 6) e por um grupo de participantes (n = 4) pertencentes ao grupo-alvo a que o instrumento se destina. Avaliou-se a validade de conteúdo da escala, por meio da análise da relevância e clareza dos itens e da relação entre cada item e sua respectiva dimensão. Os resultados indicam qualidades satisfatórias concernentes à relevância (IVC =.991; Kappa =.488), associação entre item e fator (% acordo = 95%) e validade aparente, tendo sido sugeridas melhorias quanto à clareza de alguns itens (IVC =.944; Kappa =.379). Estes resultados justificam o investimento em estudos futuros de validação empírica, nomeadamente através de análises fatoriais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202496 10.1590/0103-6564e200048 |
url |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202496 |
identifier_str_mv |
10.1590/0103-6564e200048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202496/186578 https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/202496/186579 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Psicologia USP http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Psicologia USP http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia USP; v. 32 (2021); e200048 Psicologia USP; Vol. 32 (2021); e200048 Psicologia USP; Vol. 32 (2021); e200048 1678-5177 0103-6564 reponame:Psicologia USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Psicologia USP (Online) |
collection |
Psicologia USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@usp.br |
_version_ |
1800221961102557184 |