O Brincar e a Intervenção Mediacional na Formação Continuada de Professores de Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vectore,Celia
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642003000300010
Resumo: Trata-se de um estudo exploratório que tem por objetivo conhecer os padrões mediacionais propostos pelo Programa MISC - "Mediational Intervention for Sensitizing Caregivers", em uma amostra de educadoras infantis, oriundas de instituições públicas voltadas para o atendimento à criança pequena. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a gravação em vídeo das interações das educadoras com as crianças, em situações de brinquedo. A análise dos dados forneceu indicações sobre o padrão mediacional de cada uma das educadoras, conforme sugerido pelo programa supra citado, além do reconhecimento de mediações boas e ruins exibidas pelas educadoras na sua prática diária com as crianças. A partir da análise dos resultados da pesquisa foi proposto para as educadoras deste estudo um programa de desenvolvimento profissional baseado na intervenção mediacional, com ênfase no papel das boas mediações para o desenvolvimento das crianças e nas contribuições do lúdico como recurso mediador nas interações educadora-criança.
id USP-26_4bb331460e40db1fb15d2fe1724249eb
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65642003000300010
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling O Brincar e a Intervenção Mediacional na Formação Continuada de Professores de Educação InfantilInteração professor-alunoEnsino pré-escolarRecreaçãoCriançasMediaçãoTrata-se de um estudo exploratório que tem por objetivo conhecer os padrões mediacionais propostos pelo Programa MISC - "Mediational Intervention for Sensitizing Caregivers", em uma amostra de educadoras infantis, oriundas de instituições públicas voltadas para o atendimento à criança pequena. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a gravação em vídeo das interações das educadoras com as crianças, em situações de brinquedo. A análise dos dados forneceu indicações sobre o padrão mediacional de cada uma das educadoras, conforme sugerido pelo programa supra citado, além do reconhecimento de mediações boas e ruins exibidas pelas educadoras na sua prática diária com as crianças. A partir da análise dos resultados da pesquisa foi proposto para as educadoras deste estudo um programa de desenvolvimento profissional baseado na intervenção mediacional, com ênfase no papel das boas mediações para o desenvolvimento das crianças e nas contribuições do lúdico como recurso mediador nas interações educadora-criança.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642003000300010Psicologia USP v.14 n.3 2003reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-65642003000300010info:eu-repo/semantics/openAccessVectore,Celiapor2005-05-05T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642003000300010Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2005-05-05T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Brincar e a Intervenção Mediacional na Formação Continuada de Professores de Educação Infantil
title O Brincar e a Intervenção Mediacional na Formação Continuada de Professores de Educação Infantil
spellingShingle O Brincar e a Intervenção Mediacional na Formação Continuada de Professores de Educação Infantil
Vectore,Celia
Interação professor-aluno
Ensino pré-escolar
Recreação
Crianças
Mediação
title_short O Brincar e a Intervenção Mediacional na Formação Continuada de Professores de Educação Infantil
title_full O Brincar e a Intervenção Mediacional na Formação Continuada de Professores de Educação Infantil
title_fullStr O Brincar e a Intervenção Mediacional na Formação Continuada de Professores de Educação Infantil
title_full_unstemmed O Brincar e a Intervenção Mediacional na Formação Continuada de Professores de Educação Infantil
title_sort O Brincar e a Intervenção Mediacional na Formação Continuada de Professores de Educação Infantil
author Vectore,Celia
author_facet Vectore,Celia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vectore,Celia
dc.subject.por.fl_str_mv Interação professor-aluno
Ensino pré-escolar
Recreação
Crianças
Mediação
topic Interação professor-aluno
Ensino pré-escolar
Recreação
Crianças
Mediação
description Trata-se de um estudo exploratório que tem por objetivo conhecer os padrões mediacionais propostos pelo Programa MISC - "Mediational Intervention for Sensitizing Caregivers", em uma amostra de educadoras infantis, oriundas de instituições públicas voltadas para o atendimento à criança pequena. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a gravação em vídeo das interações das educadoras com as crianças, em situações de brinquedo. A análise dos dados forneceu indicações sobre o padrão mediacional de cada uma das educadoras, conforme sugerido pelo programa supra citado, além do reconhecimento de mediações boas e ruins exibidas pelas educadoras na sua prática diária com as crianças. A partir da análise dos resultados da pesquisa foi proposto para as educadoras deste estudo um programa de desenvolvimento profissional baseado na intervenção mediacional, com ênfase no papel das boas mediações para o desenvolvimento das crianças e nas contribuições do lúdico como recurso mediador nas interações educadora-criança.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642003000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642003000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65642003000300010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.14 n.3 2003
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936706397044737