O Brincar e a Intervenção Mediacional na Formação Continuada de Professores de Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642003000300010 |
Resumo: | Trata-se de um estudo exploratório que tem por objetivo conhecer os padrões mediacionais propostos pelo Programa MISC - "Mediational Intervention for Sensitizing Caregivers", em uma amostra de educadoras infantis, oriundas de instituições públicas voltadas para o atendimento à criança pequena. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a gravação em vídeo das interações das educadoras com as crianças, em situações de brinquedo. A análise dos dados forneceu indicações sobre o padrão mediacional de cada uma das educadoras, conforme sugerido pelo programa supra citado, além do reconhecimento de mediações boas e ruins exibidas pelas educadoras na sua prática diária com as crianças. A partir da análise dos resultados da pesquisa foi proposto para as educadoras deste estudo um programa de desenvolvimento profissional baseado na intervenção mediacional, com ênfase no papel das boas mediações para o desenvolvimento das crianças e nas contribuições do lúdico como recurso mediador nas interações educadora-criança. |
id |
USP-26_4bb331460e40db1fb15d2fe1724249eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-65642003000300010 |
network_acronym_str |
USP-26 |
network_name_str |
Psicologia USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Brincar e a Intervenção Mediacional na Formação Continuada de Professores de Educação InfantilInteração professor-alunoEnsino pré-escolarRecreaçãoCriançasMediaçãoTrata-se de um estudo exploratório que tem por objetivo conhecer os padrões mediacionais propostos pelo Programa MISC - "Mediational Intervention for Sensitizing Caregivers", em uma amostra de educadoras infantis, oriundas de instituições públicas voltadas para o atendimento à criança pequena. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a gravação em vídeo das interações das educadoras com as crianças, em situações de brinquedo. A análise dos dados forneceu indicações sobre o padrão mediacional de cada uma das educadoras, conforme sugerido pelo programa supra citado, além do reconhecimento de mediações boas e ruins exibidas pelas educadoras na sua prática diária com as crianças. A partir da análise dos resultados da pesquisa foi proposto para as educadoras deste estudo um programa de desenvolvimento profissional baseado na intervenção mediacional, com ênfase no papel das boas mediações para o desenvolvimento das crianças e nas contribuições do lúdico como recurso mediador nas interações educadora-criança.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642003000300010Psicologia USP v.14 n.3 2003reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-65642003000300010info:eu-repo/semantics/openAccessVectore,Celiapor2005-05-05T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642003000300010Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2005-05-05T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Brincar e a Intervenção Mediacional na Formação Continuada de Professores de Educação Infantil |
title |
O Brincar e a Intervenção Mediacional na Formação Continuada de Professores de Educação Infantil |
spellingShingle |
O Brincar e a Intervenção Mediacional na Formação Continuada de Professores de Educação Infantil Vectore,Celia Interação professor-aluno Ensino pré-escolar Recreação Crianças Mediação |
title_short |
O Brincar e a Intervenção Mediacional na Formação Continuada de Professores de Educação Infantil |
title_full |
O Brincar e a Intervenção Mediacional na Formação Continuada de Professores de Educação Infantil |
title_fullStr |
O Brincar e a Intervenção Mediacional na Formação Continuada de Professores de Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
O Brincar e a Intervenção Mediacional na Formação Continuada de Professores de Educação Infantil |
title_sort |
O Brincar e a Intervenção Mediacional na Formação Continuada de Professores de Educação Infantil |
author |
Vectore,Celia |
author_facet |
Vectore,Celia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vectore,Celia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação professor-aluno Ensino pré-escolar Recreação Crianças Mediação |
topic |
Interação professor-aluno Ensino pré-escolar Recreação Crianças Mediação |
description |
Trata-se de um estudo exploratório que tem por objetivo conhecer os padrões mediacionais propostos pelo Programa MISC - "Mediational Intervention for Sensitizing Caregivers", em uma amostra de educadoras infantis, oriundas de instituições públicas voltadas para o atendimento à criança pequena. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a gravação em vídeo das interações das educadoras com as crianças, em situações de brinquedo. A análise dos dados forneceu indicações sobre o padrão mediacional de cada uma das educadoras, conforme sugerido pelo programa supra citado, além do reconhecimento de mediações boas e ruins exibidas pelas educadoras na sua prática diária com as crianças. A partir da análise dos resultados da pesquisa foi proposto para as educadoras deste estudo um programa de desenvolvimento profissional baseado na intervenção mediacional, com ênfase no papel das boas mediações para o desenvolvimento das crianças e nas contribuições do lúdico como recurso mediador nas interações educadora-criança. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642003000300010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642003000300010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-65642003000300010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia USP v.14 n.3 2003 reponame:Psicologia USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Psicologia USP (Online) |
collection |
Psicologia USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@usp.br |
_version_ |
1748936706397044737 |