Inteligência Abstraída, Crianças Silenciadas: as Avaliações de Inteligência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moysés,Maria Aparecida Affonso
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: Collares,Cecília Azevedo Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641997000100005
Resumo: Os testes de inteligência, instrumentos que visam, essencialmente, a classificação das pessoas, são filiados ao ideário eugenista. Neles, a Psicologia dá visibilidade a seus alicerces no pensamento clínico, pela necessidade de abstrair o sujeito, silenciando-o, para conseguir apor sobre ele seu "olhar clínico". Discute-se a necessidade de subverter as avaliações, abandonando a busca de defeitos para tentar encontrar a criança concreta, enquanto ser histórico.
id USP-26_60b3cabc27aeab30ad492814abaf6320
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65641997000100005
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Inteligência Abstraída, Crianças Silenciadas: as Avaliações de InteligênciaInteligênciaAvaliaçãoFracasso escolarEducaçãoSaúdeOs testes de inteligência, instrumentos que visam, essencialmente, a classificação das pessoas, são filiados ao ideário eugenista. Neles, a Psicologia dá visibilidade a seus alicerces no pensamento clínico, pela necessidade de abstrair o sujeito, silenciando-o, para conseguir apor sobre ele seu "olhar clínico". Discute-se a necessidade de subverter as avaliações, abandonando a busca de defeitos para tentar encontrar a criança concreta, enquanto ser histórico.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo1997-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641997000100005Psicologia USP v.8 n.1 1997reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-65641997000100005info:eu-repo/semantics/openAccessMoysés,Maria Aparecida AffonsoCollares,Cecília Azevedo Limapor1998-11-25T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65641997000100005Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:1998-11-25T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência Abstraída, Crianças Silenciadas: as Avaliações de Inteligência
title Inteligência Abstraída, Crianças Silenciadas: as Avaliações de Inteligência
spellingShingle Inteligência Abstraída, Crianças Silenciadas: as Avaliações de Inteligência
Moysés,Maria Aparecida Affonso
Inteligência
Avaliação
Fracasso escolar
Educação
Saúde
title_short Inteligência Abstraída, Crianças Silenciadas: as Avaliações de Inteligência
title_full Inteligência Abstraída, Crianças Silenciadas: as Avaliações de Inteligência
title_fullStr Inteligência Abstraída, Crianças Silenciadas: as Avaliações de Inteligência
title_full_unstemmed Inteligência Abstraída, Crianças Silenciadas: as Avaliações de Inteligência
title_sort Inteligência Abstraída, Crianças Silenciadas: as Avaliações de Inteligência
author Moysés,Maria Aparecida Affonso
author_facet Moysés,Maria Aparecida Affonso
Collares,Cecília Azevedo Lima
author_role author
author2 Collares,Cecília Azevedo Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moysés,Maria Aparecida Affonso
Collares,Cecília Azevedo Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência
Avaliação
Fracasso escolar
Educação
Saúde
topic Inteligência
Avaliação
Fracasso escolar
Educação
Saúde
description Os testes de inteligência, instrumentos que visam, essencialmente, a classificação das pessoas, são filiados ao ideário eugenista. Neles, a Psicologia dá visibilidade a seus alicerces no pensamento clínico, pela necessidade de abstrair o sujeito, silenciando-o, para conseguir apor sobre ele seu "olhar clínico". Discute-se a necessidade de subverter as avaliações, abandonando a busca de defeitos para tentar encontrar a criança concreta, enquanto ser histórico.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641997000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641997000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65641997000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.8 n.1 1997
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936705984954368