Hermenêutica simbólica, Jung e transdiciplinariedade: luzes e sombras na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinez,Silvia A. O. C.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira,Amauri C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642021000100203
Resumo: Resumo Este artigo de revisão e análise narrativa de literatura parte da perspectiva transdisciplinar com o objetivo de buscar alternativas epistêmico-metodológicas para que as pesquisas em educação desloquem-se da mera aquisição de conhecimentos à possibilidade de ampliação da consciência. O percurso narrativo do trabalho transita pelas interfaces dialógicas entre os pressupostos da transdisciplinariedade e os da hermenêutica simbólica do círculo de Eranos (HSCE). De forma inédita, alcança o objetivo no uso do conceito de unus mundus (Carl Gustav Jung) como ferramenta simbólica do fazer hermenêutico de transformação da realidade. No processo, via circularidade hermenêutica, múltiplas interfaces emergem a cada instância percorrida nas polaridades de luz e sombra, entre teorias e biografias.
id USP-26_73dff87978e31ec93aecff919e335cb6
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65642021000100203
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Hermenêutica simbólica, Jung e transdiciplinariedade: luzes e sombras na educaçãotransdisciplinaridadehermenêutica simbólicaunus mundusinterfaces na educaçãoResumo Este artigo de revisão e análise narrativa de literatura parte da perspectiva transdisciplinar com o objetivo de buscar alternativas epistêmico-metodológicas para que as pesquisas em educação desloquem-se da mera aquisição de conhecimentos à possibilidade de ampliação da consciência. O percurso narrativo do trabalho transita pelas interfaces dialógicas entre os pressupostos da transdisciplinariedade e os da hermenêutica simbólica do círculo de Eranos (HSCE). De forma inédita, alcança o objetivo no uso do conceito de unus mundus (Carl Gustav Jung) como ferramenta simbólica do fazer hermenêutico de transformação da realidade. No processo, via circularidade hermenêutica, múltiplas interfaces emergem a cada instância percorrida nas polaridades de luz e sombra, entre teorias e biografias.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642021000100203Psicologia USP v.32 2021reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0103-6564e190148info:eu-repo/semantics/openAccessMartinez,Silvia A. O. C.Ferreira,Amauri C.por2021-02-24T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642021000100203Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2021-02-24T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Hermenêutica simbólica, Jung e transdiciplinariedade: luzes e sombras na educação
title Hermenêutica simbólica, Jung e transdiciplinariedade: luzes e sombras na educação
spellingShingle Hermenêutica simbólica, Jung e transdiciplinariedade: luzes e sombras na educação
Martinez,Silvia A. O. C.
transdisciplinaridade
hermenêutica simbólica
unus mundus
interfaces na educação
title_short Hermenêutica simbólica, Jung e transdiciplinariedade: luzes e sombras na educação
title_full Hermenêutica simbólica, Jung e transdiciplinariedade: luzes e sombras na educação
title_fullStr Hermenêutica simbólica, Jung e transdiciplinariedade: luzes e sombras na educação
title_full_unstemmed Hermenêutica simbólica, Jung e transdiciplinariedade: luzes e sombras na educação
title_sort Hermenêutica simbólica, Jung e transdiciplinariedade: luzes e sombras na educação
author Martinez,Silvia A. O. C.
author_facet Martinez,Silvia A. O. C.
Ferreira,Amauri C.
author_role author
author2 Ferreira,Amauri C.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinez,Silvia A. O. C.
Ferreira,Amauri C.
dc.subject.por.fl_str_mv transdisciplinaridade
hermenêutica simbólica
unus mundus
interfaces na educação
topic transdisciplinaridade
hermenêutica simbólica
unus mundus
interfaces na educação
description Resumo Este artigo de revisão e análise narrativa de literatura parte da perspectiva transdisciplinar com o objetivo de buscar alternativas epistêmico-metodológicas para que as pesquisas em educação desloquem-se da mera aquisição de conhecimentos à possibilidade de ampliação da consciência. O percurso narrativo do trabalho transita pelas interfaces dialógicas entre os pressupostos da transdisciplinariedade e os da hermenêutica simbólica do círculo de Eranos (HSCE). De forma inédita, alcança o objetivo no uso do conceito de unus mundus (Carl Gustav Jung) como ferramenta simbólica do fazer hermenêutico de transformação da realidade. No processo, via circularidade hermenêutica, múltiplas interfaces emergem a cada instância percorrida nas polaridades de luz e sombra, entre teorias e biografias.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642021000100203
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642021000100203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0103-6564e190148
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.32 2021
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936708980736000