Hermenêutica simbólica, Jung e transdiciplinariedade: luzes e sombras na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642021000100203 |
Resumo: | Resumo Este artigo de revisão e análise narrativa de literatura parte da perspectiva transdisciplinar com o objetivo de buscar alternativas epistêmico-metodológicas para que as pesquisas em educação desloquem-se da mera aquisição de conhecimentos à possibilidade de ampliação da consciência. O percurso narrativo do trabalho transita pelas interfaces dialógicas entre os pressupostos da transdisciplinariedade e os da hermenêutica simbólica do círculo de Eranos (HSCE). De forma inédita, alcança o objetivo no uso do conceito de unus mundus (Carl Gustav Jung) como ferramenta simbólica do fazer hermenêutico de transformação da realidade. No processo, via circularidade hermenêutica, múltiplas interfaces emergem a cada instância percorrida nas polaridades de luz e sombra, entre teorias e biografias. |
id |
USP-26_73dff87978e31ec93aecff919e335cb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-65642021000100203 |
network_acronym_str |
USP-26 |
network_name_str |
Psicologia USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Hermenêutica simbólica, Jung e transdiciplinariedade: luzes e sombras na educaçãotransdisciplinaridadehermenêutica simbólicaunus mundusinterfaces na educaçãoResumo Este artigo de revisão e análise narrativa de literatura parte da perspectiva transdisciplinar com o objetivo de buscar alternativas epistêmico-metodológicas para que as pesquisas em educação desloquem-se da mera aquisição de conhecimentos à possibilidade de ampliação da consciência. O percurso narrativo do trabalho transita pelas interfaces dialógicas entre os pressupostos da transdisciplinariedade e os da hermenêutica simbólica do círculo de Eranos (HSCE). De forma inédita, alcança o objetivo no uso do conceito de unus mundus (Carl Gustav Jung) como ferramenta simbólica do fazer hermenêutico de transformação da realidade. No processo, via circularidade hermenêutica, múltiplas interfaces emergem a cada instância percorrida nas polaridades de luz e sombra, entre teorias e biografias.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642021000100203Psicologia USP v.32 2021reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0103-6564e190148info:eu-repo/semantics/openAccessMartinez,Silvia A. O. C.Ferreira,Amauri C.por2021-02-24T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642021000100203Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2021-02-24T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hermenêutica simbólica, Jung e transdiciplinariedade: luzes e sombras na educação |
title |
Hermenêutica simbólica, Jung e transdiciplinariedade: luzes e sombras na educação |
spellingShingle |
Hermenêutica simbólica, Jung e transdiciplinariedade: luzes e sombras na educação Martinez,Silvia A. O. C. transdisciplinaridade hermenêutica simbólica unus mundus interfaces na educação |
title_short |
Hermenêutica simbólica, Jung e transdiciplinariedade: luzes e sombras na educação |
title_full |
Hermenêutica simbólica, Jung e transdiciplinariedade: luzes e sombras na educação |
title_fullStr |
Hermenêutica simbólica, Jung e transdiciplinariedade: luzes e sombras na educação |
title_full_unstemmed |
Hermenêutica simbólica, Jung e transdiciplinariedade: luzes e sombras na educação |
title_sort |
Hermenêutica simbólica, Jung e transdiciplinariedade: luzes e sombras na educação |
author |
Martinez,Silvia A. O. C. |
author_facet |
Martinez,Silvia A. O. C. Ferreira,Amauri C. |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira,Amauri C. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martinez,Silvia A. O. C. Ferreira,Amauri C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
transdisciplinaridade hermenêutica simbólica unus mundus interfaces na educação |
topic |
transdisciplinaridade hermenêutica simbólica unus mundus interfaces na educação |
description |
Resumo Este artigo de revisão e análise narrativa de literatura parte da perspectiva transdisciplinar com o objetivo de buscar alternativas epistêmico-metodológicas para que as pesquisas em educação desloquem-se da mera aquisição de conhecimentos à possibilidade de ampliação da consciência. O percurso narrativo do trabalho transita pelas interfaces dialógicas entre os pressupostos da transdisciplinariedade e os da hermenêutica simbólica do círculo de Eranos (HSCE). De forma inédita, alcança o objetivo no uso do conceito de unus mundus (Carl Gustav Jung) como ferramenta simbólica do fazer hermenêutico de transformação da realidade. No processo, via circularidade hermenêutica, múltiplas interfaces emergem a cada instância percorrida nas polaridades de luz e sombra, entre teorias e biografias. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642021000100203 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642021000100203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0103-6564e190148 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia USP v.32 2021 reponame:Psicologia USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Psicologia USP (Online) |
collection |
Psicologia USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@usp.br |
_version_ |
1748936708980736000 |