Knowledge or ignorance: Piaget and the matter of knowledge in the school
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1990 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34418 |
Resumo: | Em vez da escola assumir o seu compromisso de transmissão e de produção do conhecimento, envolve-se com o condicionamento do comportamento e com o controle da conduta do aluno. Os processos de transmissão (que nunca é mera repetição), e de produção do conhecimento -processos radicalmente interdependentes - exigem, como condição prévia, e têm como ponto de chegada, a liberdade. Os conceitos de experiência lógico-matemática ou de abstração reflexiva, encontráveis na Epistemologia Genética piagetiana, deixam claro que a criança quando retirada do seu meio e afastada dos seus interesses, para ser submetida ao processo de repressão generalizada, exercido pela escola, perde a dinâmica própria à sua ação - fator responsável não só da aprendizagem mas também das condições prévias de todo conhecimento. Exercendo a repressão sobre as manifesrações espontâneas (distinguir das espontaneístas) da criança, até os últimos pormenores, (querendo saber o que a criança cochichou para seu colega, mandando mudar a cor que a criança usou para pintar o olho da figura de um desenho seu, fixando hora de ir ao banheiro...) a escola está de fato, produzindo a subserviência - o que redunda na produção da ignorância: o que gera ainda maior subserviência. Este processo de aprendizagem é subsidiado pela teoria do reforço (predominantemente respondente) e fundado numa epistemologia empirista. Somente pela superação da metodologia da repetição (que é subsidiada pela teoria do reforço), e pela construção de uma metodologia da abstração reflexiva, (abstração da própria ação feita pelo aluno, como indivíduo e como classe social), a escola resgatará seu papel de transmissão e de produção do saber - tão persistentemente buscado pelo trabalhador. |
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Knowledge or ignorance: Piaget and the matter of knowledge in the school Saber ou ignorância: Piaget e a questão do conhecimento na escola pública PedagogiaProcessos CognitivosPedagogyCognitive Processus Em vez da escola assumir o seu compromisso de transmissão e de produção do conhecimento, envolve-se com o condicionamento do comportamento e com o controle da conduta do aluno. Os processos de transmissão (que nunca é mera repetição), e de produção do conhecimento -processos radicalmente interdependentes - exigem, como condição prévia, e têm como ponto de chegada, a liberdade. Os conceitos de experiência lógico-matemática ou de abstração reflexiva, encontráveis na Epistemologia Genética piagetiana, deixam claro que a criança quando retirada do seu meio e afastada dos seus interesses, para ser submetida ao processo de repressão generalizada, exercido pela escola, perde a dinâmica própria à sua ação - fator responsável não só da aprendizagem mas também das condições prévias de todo conhecimento. Exercendo a repressão sobre as manifesrações espontâneas (distinguir das espontaneístas) da criança, até os últimos pormenores, (querendo saber o que a criança cochichou para seu colega, mandando mudar a cor que a criança usou para pintar o olho da figura de um desenho seu, fixando hora de ir ao banheiro...) a escola está de fato, produzindo a subserviência - o que redunda na produção da ignorância: o que gera ainda maior subserviência. Este processo de aprendizagem é subsidiado pela teoria do reforço (predominantemente respondente) e fundado numa epistemologia empirista. Somente pela superação da metodologia da repetição (que é subsidiada pela teoria do reforço), e pela construção de uma metodologia da abstração reflexiva, (abstração da própria ação feita pelo aluno, como indivíduo e como classe social), a escola resgatará seu papel de transmissão e de produção do saber - tão persistentemente buscado pelo trabalhador. Insted of fulfilling its role of knowledge production and transmission, the Brazilian school is committed to behavior conditioning and conduct control. The processes of knowledge transmission and knowledge production - radically interdependent processes - require freedom as their previous condition and, at the same time, as their arriving point. The concepts of logical-mathematical experience or of reflexive abstraction of the Piagetian Genetic Episthemology show us that when the children are withdrawn from their environment and taken away from their-own interests to be submitted to the broad repression, process of the school, they lose that dynamic characteristic that is so akin to their action. And, as we know, it is this action that brings about not only learning but also the previous conditions, necessary to that learning. This repressive action over the child's spontaneous manifestations, (as when the teacher insists on knowing what the child has whispered to his or her schoolmante, says to him or her to use this color instead of the one he or she has chosen, establishes rigid schedules to go to the bathroom, etc.), demonstrates that the school produces, in fact, only submission, with the result being the production of ignorance. This, in its turn, produces still greater submission. This kind of learning is informed by reinforcement theory (mainly of the classical behaviorism type) and is based on a crude empiricist episthemology. Only by going beyond this reproductive methodology and by constructing a reflexive abstraction approach, can the school, recover its commitment to its role of knowledge production and transmission - a role so frequently sought for by the working class. Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia1990-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/3441810.1590/S1678-51771990000100009Psicologia USP; v. 1 n. 1 (1990); 77-87Psicologia USP; Vol. 1 No. 1 (1990); 77-87Psicologia USP; Vol. 1 Núm. 1 (1990); 77-871678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34418/37156Copyright (c) 2016 Psicologia USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessBecker, Fernando2017-01-30T15:31:41Zoai:revistas.usp.br:article/34418Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2017-01-30T15:31:41Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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