Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Darwich,Rosângela Araújo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Costa,Yasmin Santos Klautau
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642022000100212
Resumo: Resumo Este estudo de caso mediado pela internet objetivou avaliar possíveis relações entre contação de histórias associada a exercícios de yoga e autorregulação de crianças com transtorno do espectro autista. Para tanto, pais e cuidadores foram instruídos a utilizar vídeos de contação de histórias, vídeos com demonstração de rotinas de exercícios de yoga e formulários de avaliação, totalizando três encontros. Relações entre controle por contingências e governo por regras foram investigadas. Verificamos resultados positivos nos dois casos estudados, um deles mediado pelos pais da criança e outro pela acompanhante terapêutica. Em conclusão, o envolvimento de pessoas de referência no treino de autorregulação demonstrou gerar efeitos positivos no comportamento das crianças e nas relações interpessoais estabelecidas. Estudos futuros poderão se valer do delineamento testado e do material interventivo para alcançar um maior número de crianças com desenvolvimento atípico e típico.
id USP-26_bd28bdf3755ac6c829ccabc521d50771
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65642022000100212
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internetautismoliteraturahabilidades sociaisfamíliaregulação emocionalResumo Este estudo de caso mediado pela internet objetivou avaliar possíveis relações entre contação de histórias associada a exercícios de yoga e autorregulação de crianças com transtorno do espectro autista. Para tanto, pais e cuidadores foram instruídos a utilizar vídeos de contação de histórias, vídeos com demonstração de rotinas de exercícios de yoga e formulários de avaliação, totalizando três encontros. Relações entre controle por contingências e governo por regras foram investigadas. Verificamos resultados positivos nos dois casos estudados, um deles mediado pelos pais da criança e outro pela acompanhante terapêutica. Em conclusão, o envolvimento de pessoas de referência no treino de autorregulação demonstrou gerar efeitos positivos no comportamento das crianças e nas relações interpessoais estabelecidas. Estudos futuros poderão se valer do delineamento testado e do material interventivo para alcançar um maior número de crianças com desenvolvimento atípico e típico.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642022000100212Psicologia USP v.33 2022reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0103-6564e210139info:eu-repo/semantics/openAccessDarwich,Rosângela AraújoCosta,Yasmin Santos Klautaupor2022-04-08T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642022000100212Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2022-04-08T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet
title Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet
spellingShingle Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet
Darwich,Rosângela Araújo
autismo
literatura
habilidades sociais
família
regulação emocional
title_short Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet
title_full Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet
title_fullStr Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet
title_full_unstemmed Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet
title_sort Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet
author Darwich,Rosângela Araújo
author_facet Darwich,Rosângela Araújo
Costa,Yasmin Santos Klautau
author_role author
author2 Costa,Yasmin Santos Klautau
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Darwich,Rosângela Araújo
Costa,Yasmin Santos Klautau
dc.subject.por.fl_str_mv autismo
literatura
habilidades sociais
família
regulação emocional
topic autismo
literatura
habilidades sociais
família
regulação emocional
description Resumo Este estudo de caso mediado pela internet objetivou avaliar possíveis relações entre contação de histórias associada a exercícios de yoga e autorregulação de crianças com transtorno do espectro autista. Para tanto, pais e cuidadores foram instruídos a utilizar vídeos de contação de histórias, vídeos com demonstração de rotinas de exercícios de yoga e formulários de avaliação, totalizando três encontros. Relações entre controle por contingências e governo por regras foram investigadas. Verificamos resultados positivos nos dois casos estudados, um deles mediado pelos pais da criança e outro pela acompanhante terapêutica. Em conclusão, o envolvimento de pessoas de referência no treino de autorregulação demonstrou gerar efeitos positivos no comportamento das crianças e nas relações interpessoais estabelecidas. Estudos futuros poderão se valer do delineamento testado e do material interventivo para alcançar um maior número de crianças com desenvolvimento atípico e típico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642022000100212
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642022000100212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0103-6564e210139
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.33 2022
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936709163188224