Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spinillo,Alina Galvão
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Paula,Fraulein Vidigal de, Miller,Maria Tarciana Almeida Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642021000100241
Resumo: Resumo Este artigo, de natureza teórico-metodológica, discute a relação entre prosódia e compreensão leitora a partir de dois enfoques. O primeiro trata dos diferentes recursos metodológicos adotados na investigação dessa complexa relação, e o segundo versa sobre a controvérsia existente quanto à maneira como se configura essa relação. Reflexões como essas permitem aprofundar o conhecimento acerca das características dos diferentes recursos metodológicos adotados na investigação de dado fenômeno, assim como contribuem para esclarecer controvérsias em determinado campo do conhecimento, como é o caso da relação entre prosódia e compreensão leitora, tema ainda aberto a muitas interpretações. As discussões tomam por base pesquisas realizadas com crianças matriculadas no ensino fundamental.
id USP-26_df93305668a9cf3c2be8600a135c8566
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65642021000100241
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsiasprosódiafluênciacompreensão da leituraensino fundamentalResumo Este artigo, de natureza teórico-metodológica, discute a relação entre prosódia e compreensão leitora a partir de dois enfoques. O primeiro trata dos diferentes recursos metodológicos adotados na investigação dessa complexa relação, e o segundo versa sobre a controvérsia existente quanto à maneira como se configura essa relação. Reflexões como essas permitem aprofundar o conhecimento acerca das características dos diferentes recursos metodológicos adotados na investigação de dado fenômeno, assim como contribuem para esclarecer controvérsias em determinado campo do conhecimento, como é o caso da relação entre prosódia e compreensão leitora, tema ainda aberto a muitas interpretações. As discussões tomam por base pesquisas realizadas com crianças matriculadas no ensino fundamental.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642021000100241Psicologia USP v.32 2021reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0103-6564e210047info:eu-repo/semantics/openAccessSpinillo,Alina GalvãoPaula,Fraulein Vidigal deMiller,Maria Tarciana Almeida Barrospor2021-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642021000100241Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2021-10-14T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias
title Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias
spellingShingle Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias
Spinillo,Alina Galvão
prosódia
fluência
compreensão da leitura
ensino fundamental
title_short Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias
title_full Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias
title_fullStr Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias
title_full_unstemmed Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias
title_sort Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias
author Spinillo,Alina Galvão
author_facet Spinillo,Alina Galvão
Paula,Fraulein Vidigal de
Miller,Maria Tarciana Almeida Barros
author_role author
author2 Paula,Fraulein Vidigal de
Miller,Maria Tarciana Almeida Barros
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spinillo,Alina Galvão
Paula,Fraulein Vidigal de
Miller,Maria Tarciana Almeida Barros
dc.subject.por.fl_str_mv prosódia
fluência
compreensão da leitura
ensino fundamental
topic prosódia
fluência
compreensão da leitura
ensino fundamental
description Resumo Este artigo, de natureza teórico-metodológica, discute a relação entre prosódia e compreensão leitora a partir de dois enfoques. O primeiro trata dos diferentes recursos metodológicos adotados na investigação dessa complexa relação, e o segundo versa sobre a controvérsia existente quanto à maneira como se configura essa relação. Reflexões como essas permitem aprofundar o conhecimento acerca das características dos diferentes recursos metodológicos adotados na investigação de dado fenômeno, assim como contribuem para esclarecer controvérsias em determinado campo do conhecimento, como é o caso da relação entre prosódia e compreensão leitora, tema ainda aberto a muitas interpretações. As discussões tomam por base pesquisas realizadas com crianças matriculadas no ensino fundamental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642021000100241
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642021000100241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0103-6564e210047
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.32 2021
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936709139070976