Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642021000100241 |
Resumo: | Resumo Este artigo, de natureza teórico-metodológica, discute a relação entre prosódia e compreensão leitora a partir de dois enfoques. O primeiro trata dos diferentes recursos metodológicos adotados na investigação dessa complexa relação, e o segundo versa sobre a controvérsia existente quanto à maneira como se configura essa relação. Reflexões como essas permitem aprofundar o conhecimento acerca das características dos diferentes recursos metodológicos adotados na investigação de dado fenômeno, assim como contribuem para esclarecer controvérsias em determinado campo do conhecimento, como é o caso da relação entre prosódia e compreensão leitora, tema ainda aberto a muitas interpretações. As discussões tomam por base pesquisas realizadas com crianças matriculadas no ensino fundamental. |
id |
USP-26_df93305668a9cf3c2be8600a135c8566 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-65642021000100241 |
network_acronym_str |
USP-26 |
network_name_str |
Psicologia USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsiasprosódiafluênciacompreensão da leituraensino fundamentalResumo Este artigo, de natureza teórico-metodológica, discute a relação entre prosódia e compreensão leitora a partir de dois enfoques. O primeiro trata dos diferentes recursos metodológicos adotados na investigação dessa complexa relação, e o segundo versa sobre a controvérsia existente quanto à maneira como se configura essa relação. Reflexões como essas permitem aprofundar o conhecimento acerca das características dos diferentes recursos metodológicos adotados na investigação de dado fenômeno, assim como contribuem para esclarecer controvérsias em determinado campo do conhecimento, como é o caso da relação entre prosódia e compreensão leitora, tema ainda aberto a muitas interpretações. As discussões tomam por base pesquisas realizadas com crianças matriculadas no ensino fundamental.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642021000100241Psicologia USP v.32 2021reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0103-6564e210047info:eu-repo/semantics/openAccessSpinillo,Alina GalvãoPaula,Fraulein Vidigal deMiller,Maria Tarciana Almeida Barrospor2021-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642021000100241Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2021-10-14T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias |
title |
Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias |
spellingShingle |
Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias Spinillo,Alina Galvão prosódia fluência compreensão da leitura ensino fundamental |
title_short |
Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias |
title_full |
Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias |
title_fullStr |
Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias |
title_full_unstemmed |
Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias |
title_sort |
Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias |
author |
Spinillo,Alina Galvão |
author_facet |
Spinillo,Alina Galvão Paula,Fraulein Vidigal de Miller,Maria Tarciana Almeida Barros |
author_role |
author |
author2 |
Paula,Fraulein Vidigal de Miller,Maria Tarciana Almeida Barros |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spinillo,Alina Galvão Paula,Fraulein Vidigal de Miller,Maria Tarciana Almeida Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
prosódia fluência compreensão da leitura ensino fundamental |
topic |
prosódia fluência compreensão da leitura ensino fundamental |
description |
Resumo Este artigo, de natureza teórico-metodológica, discute a relação entre prosódia e compreensão leitora a partir de dois enfoques. O primeiro trata dos diferentes recursos metodológicos adotados na investigação dessa complexa relação, e o segundo versa sobre a controvérsia existente quanto à maneira como se configura essa relação. Reflexões como essas permitem aprofundar o conhecimento acerca das características dos diferentes recursos metodológicos adotados na investigação de dado fenômeno, assim como contribuem para esclarecer controvérsias em determinado campo do conhecimento, como é o caso da relação entre prosódia e compreensão leitora, tema ainda aberto a muitas interpretações. As discussões tomam por base pesquisas realizadas com crianças matriculadas no ensino fundamental. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642021000100241 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642021000100241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0103-6564e210047 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia USP v.32 2021 reponame:Psicologia USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Psicologia USP (Online) |
collection |
Psicologia USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@usp.br |
_version_ |
1748936709139070976 |