A Contribution Towards Revealing the Complexity of the Everyday life by Means of the Ethnographic Research in Psychology
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/63371 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo argumentar a favor da riqueza da abordagem etnográfica no âmbito do estudo da vida de pessoas em locais de trabalho, tomando como referência pesquisas desenvolvidas com esta abordagem na escola pública, na fábrica e no transporte coletivo urbano. Centramos nossas reflexões em dois aspectos da pesquisa de campo: o estar no campo e a coleta de "dados" em uma abordagem dessa natureza. A abordagem etnográfica tem se mostrado importante instrumental no sentido de compreender como as pessoas coletivamente constróem e dinamizam processos sociais, como a subjetividade se expressa, como atribuem significado às situações sociais que ganharam uma organização formalmente constituída. |
id |
USP-26_ea3716ce2512756b4ec094f8c31952dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/63371 |
network_acronym_str |
USP-26 |
network_name_str |
Psicologia USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Contribution Towards Revealing the Complexity of the Everyday life by Means of the Ethnographic Research in PsychologyCONTRIBUINDO PARA DESVELAR A COMPLEXIDADE DO COTIDIANO ATRAVÉS DA PESQUISA ETNOGRÁFICA EM PSICOLOGIAQualitative methodologyEthnographyResearchPsychologyWorkEducationMetodologia qualitativaEtnografiaPesquisaPsicologiaTrabalhoEducaçãoEste artigo tem como objetivo argumentar a favor da riqueza da abordagem etnográfica no âmbito do estudo da vida de pessoas em locais de trabalho, tomando como referência pesquisas desenvolvidas com esta abordagem na escola pública, na fábrica e no transporte coletivo urbano. Centramos nossas reflexões em dois aspectos da pesquisa de campo: o estar no campo e a coleta de "dados" em uma abordagem dessa natureza. A abordagem etnográfica tem se mostrado importante instrumental no sentido de compreender como as pessoas coletivamente constróem e dinamizam processos sociais, como a subjetividade se expressa, como atribuem significado às situações sociais que ganharam uma organização formalmente constituída.This article aims at arguing in favour of the richness of the ethnographic approach for the study of people s lives in their working places, grounded upon researches carried out under such approach in state school, factory and collective urban transport. Two aspects of the fieldwork have been focused: being in the field and collecting "data" under such approach. The ethnographic approach has been evidenced as an important tool for understanding the way people collectively build up and put the social processes into practice, the way the subjectivity is manifested and how the meaning of social situations that are endowed with a formally constituted organisation is attributed.Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/6337110.1590/S0103-65642001000200003Psicologia USP; v. 12 n. 2 (2001); 29-47Psicologia USP; Vol. 12 No. 2 (2001); 29-47Psicologia USP; Vol. 12 Núm. 2 (2001); 29-471678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/63371/66114Copyright (c) 2016 Psicologia USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessSato, LenySouza, Marilene Proença Rebello de2013-10-15T15:12:15Zoai:revistas.usp.br:article/63371Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2013-10-15T15:12:15Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Contribution Towards Revealing the Complexity of the Everyday life by Means of the Ethnographic Research in Psychology CONTRIBUINDO PARA DESVELAR A COMPLEXIDADE DO COTIDIANO ATRAVÉS DA PESQUISA ETNOGRÁFICA EM PSICOLOGIA |
title |
A Contribution Towards Revealing the Complexity of the Everyday life by Means of the Ethnographic Research in Psychology |
spellingShingle |
A Contribution Towards Revealing the Complexity of the Everyday life by Means of the Ethnographic Research in Psychology Sato, Leny Qualitative methodology Ethnography Research Psychology Work Education Metodologia qualitativa Etnografia Pesquisa Psicologia Trabalho Educação |
title_short |
A Contribution Towards Revealing the Complexity of the Everyday life by Means of the Ethnographic Research in Psychology |
title_full |
A Contribution Towards Revealing the Complexity of the Everyday life by Means of the Ethnographic Research in Psychology |
title_fullStr |
A Contribution Towards Revealing the Complexity of the Everyday life by Means of the Ethnographic Research in Psychology |
title_full_unstemmed |
A Contribution Towards Revealing the Complexity of the Everyday life by Means of the Ethnographic Research in Psychology |
title_sort |
A Contribution Towards Revealing the Complexity of the Everyday life by Means of the Ethnographic Research in Psychology |
author |
Sato, Leny |
author_facet |
Sato, Leny Souza, Marilene Proença Rebello de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Marilene Proença Rebello de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sato, Leny Souza, Marilene Proença Rebello de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualitative methodology Ethnography Research Psychology Work Education Metodologia qualitativa Etnografia Pesquisa Psicologia Trabalho Educação |
topic |
Qualitative methodology Ethnography Research Psychology Work Education Metodologia qualitativa Etnografia Pesquisa Psicologia Trabalho Educação |
description |
Este artigo tem como objetivo argumentar a favor da riqueza da abordagem etnográfica no âmbito do estudo da vida de pessoas em locais de trabalho, tomando como referência pesquisas desenvolvidas com esta abordagem na escola pública, na fábrica e no transporte coletivo urbano. Centramos nossas reflexões em dois aspectos da pesquisa de campo: o estar no campo e a coleta de "dados" em uma abordagem dessa natureza. A abordagem etnográfica tem se mostrado importante instrumental no sentido de compreender como as pessoas coletivamente constróem e dinamizam processos sociais, como a subjetividade se expressa, como atribuem significado às situações sociais que ganharam uma organização formalmente constituída. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/63371 10.1590/S0103-65642001000200003 |
url |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/63371 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0103-65642001000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/63371/66114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Psicologia USP info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Psicologia USP |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia USP; v. 12 n. 2 (2001); 29-47 Psicologia USP; Vol. 12 No. 2 (2001); 29-47 Psicologia USP; Vol. 12 Núm. 2 (2001); 29-47 1678-5177 0103-6564 reponame:Psicologia USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Psicologia USP (Online) |
collection |
Psicologia USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@usp.br |
_version_ |
1800221958477971456 |