Reconciliando divergências: conhecimento implícito e explícito na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme,Maria Isabel da Silva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000200002
Resumo: O trabalho busca integrar, com base em propostas recentes de vários autores, perspectivas acerca da aprendizagem concebidas como mutuamente excludentes. Essa reflexão se justifica em vista da importância de não se introduzir descontinuidade filogenética em um processo concebido como adaptativo, mas que é também cultural. Assim, são examinadas propostas acerca da coevolução da mente humana e da cultura que apoiariam tal perspectiva, propondo-se uma visão integrada da aprendizagem como um conjunto de processos organizados em um continuum implícito-explícito.
id USP-26_ea3a2f7cdb31984bc9d6e990e3f3d1ea
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65642008000200002
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Reconciliando divergências: conhecimento implícito e explícito na aprendizagemAprendizagemCulturaMenteConhecimentoO trabalho busca integrar, com base em propostas recentes de vários autores, perspectivas acerca da aprendizagem concebidas como mutuamente excludentes. Essa reflexão se justifica em vista da importância de não se introduzir descontinuidade filogenética em um processo concebido como adaptativo, mas que é também cultural. Assim, são examinadas propostas acerca da coevolução da mente humana e da cultura que apoiariam tal perspectiva, propondo-se uma visão integrada da aprendizagem como um conjunto de processos organizados em um continuum implícito-explícito.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000200002Psicologia USP v.19 n.2 2008reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-65642008000200002info:eu-repo/semantics/openAccessLeme,Maria Isabel da Silvapor2010-09-30T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642008000200002Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2010-09-30T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reconciliando divergências: conhecimento implícito e explícito na aprendizagem
title Reconciliando divergências: conhecimento implícito e explícito na aprendizagem
spellingShingle Reconciliando divergências: conhecimento implícito e explícito na aprendizagem
Leme,Maria Isabel da Silva
Aprendizagem
Cultura
Mente
Conhecimento
title_short Reconciliando divergências: conhecimento implícito e explícito na aprendizagem
title_full Reconciliando divergências: conhecimento implícito e explícito na aprendizagem
title_fullStr Reconciliando divergências: conhecimento implícito e explícito na aprendizagem
title_full_unstemmed Reconciliando divergências: conhecimento implícito e explícito na aprendizagem
title_sort Reconciliando divergências: conhecimento implícito e explícito na aprendizagem
author Leme,Maria Isabel da Silva
author_facet Leme,Maria Isabel da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme,Maria Isabel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Cultura
Mente
Conhecimento
topic Aprendizagem
Cultura
Mente
Conhecimento
description O trabalho busca integrar, com base em propostas recentes de vários autores, perspectivas acerca da aprendizagem concebidas como mutuamente excludentes. Essa reflexão se justifica em vista da importância de não se introduzir descontinuidade filogenética em um processo concebido como adaptativo, mas que é também cultural. Assim, são examinadas propostas acerca da coevolução da mente humana e da cultura que apoiariam tal perspectiva, propondo-se uma visão integrada da aprendizagem como um conjunto de processos organizados em um continuum implícito-explícito.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65642008000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.19 n.2 2008
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936707063939072