Reconciliando divergências: conhecimento implícito e explícito na aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000200002 |
Resumo: | O trabalho busca integrar, com base em propostas recentes de vários autores, perspectivas acerca da aprendizagem concebidas como mutuamente excludentes. Essa reflexão se justifica em vista da importância de não se introduzir descontinuidade filogenética em um processo concebido como adaptativo, mas que é também cultural. Assim, são examinadas propostas acerca da coevolução da mente humana e da cultura que apoiariam tal perspectiva, propondo-se uma visão integrada da aprendizagem como um conjunto de processos organizados em um continuum implícito-explícito. |
id |
USP-26_ea3a2f7cdb31984bc9d6e990e3f3d1ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-65642008000200002 |
network_acronym_str |
USP-26 |
network_name_str |
Psicologia USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reconciliando divergências: conhecimento implícito e explícito na aprendizagemAprendizagemCulturaMenteConhecimentoO trabalho busca integrar, com base em propostas recentes de vários autores, perspectivas acerca da aprendizagem concebidas como mutuamente excludentes. Essa reflexão se justifica em vista da importância de não se introduzir descontinuidade filogenética em um processo concebido como adaptativo, mas que é também cultural. Assim, são examinadas propostas acerca da coevolução da mente humana e da cultura que apoiariam tal perspectiva, propondo-se uma visão integrada da aprendizagem como um conjunto de processos organizados em um continuum implícito-explícito.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000200002Psicologia USP v.19 n.2 2008reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-65642008000200002info:eu-repo/semantics/openAccessLeme,Maria Isabel da Silvapor2010-09-30T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642008000200002Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2010-09-30T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reconciliando divergências: conhecimento implícito e explícito na aprendizagem |
title |
Reconciliando divergências: conhecimento implícito e explícito na aprendizagem |
spellingShingle |
Reconciliando divergências: conhecimento implícito e explícito na aprendizagem Leme,Maria Isabel da Silva Aprendizagem Cultura Mente Conhecimento |
title_short |
Reconciliando divergências: conhecimento implícito e explícito na aprendizagem |
title_full |
Reconciliando divergências: conhecimento implícito e explícito na aprendizagem |
title_fullStr |
Reconciliando divergências: conhecimento implícito e explícito na aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Reconciliando divergências: conhecimento implícito e explícito na aprendizagem |
title_sort |
Reconciliando divergências: conhecimento implícito e explícito na aprendizagem |
author |
Leme,Maria Isabel da Silva |
author_facet |
Leme,Maria Isabel da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leme,Maria Isabel da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Cultura Mente Conhecimento |
topic |
Aprendizagem Cultura Mente Conhecimento |
description |
O trabalho busca integrar, com base em propostas recentes de vários autores, perspectivas acerca da aprendizagem concebidas como mutuamente excludentes. Essa reflexão se justifica em vista da importância de não se introduzir descontinuidade filogenética em um processo concebido como adaptativo, mas que é também cultural. Assim, são examinadas propostas acerca da coevolução da mente humana e da cultura que apoiariam tal perspectiva, propondo-se uma visão integrada da aprendizagem como um conjunto de processos organizados em um continuum implícito-explícito. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000200002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-65642008000200002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia USP v.19 n.2 2008 reponame:Psicologia USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Psicologia USP (Online) |
collection |
Psicologia USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@usp.br |
_version_ |
1748936707063939072 |