O self dialógico em desenvolvimento: um estudo sobre as concepções dinâmicas de si em crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Branco, Angela Uchoa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/119760
Resumo: O presente estudo investiga as transformações do self no contexto escolar em perspectiva dialógica e desenvolvimental. Apresenta o construto concepções dinâmicas de si (CDS) como unidade de análise do processo de transformação de Kelly, uma estudante de quinto ano em uma escola pública. A metodologia qualitativa e interdisciplinar incluiu observações, entrevistas e sessões de grupo focal. A análise priorizou os episódios de qualificação subjetiva na autonarrativa e nas interações sociais, identificação e categorização dos múltiplos indicadores dos posicionamentos pessoais e análise. Resultados destacam que alguns processos envolvidos na transformação subjetiva das crianças em períodos de transição são caracterizados por significativas alterações nas trajetórias das CDS e indicam que o salto desenvolvimental do self dialógico pode ser realizado pela motivação e pelo desejo de mudança do sujeito, mediante a construção de recursos semióticos socioafetivos integrados a fatores contextuais que atuam como catalisadores e potencializam as CDS em emergência.
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spelling O self dialógico em desenvolvimento: um estudo sobre as concepções dinâmicas de si em crianças El desarrollo del self dialógico: estudio de las concepciones dinámicas del self en niños The development of the dialogical self: a study of the dynamic self conceptions in children Le développement du soi dialogique: une étude de la conception dynamique du soi chez les enfants O presente estudo investiga as transformações do self no contexto escolar em perspectiva dialógica e desenvolvimental. Apresenta o construto concepções dinâmicas de si (CDS) como unidade de análise do processo de transformação de Kelly, uma estudante de quinto ano em uma escola pública. A metodologia qualitativa e interdisciplinar incluiu observações, entrevistas e sessões de grupo focal. A análise priorizou os episódios de qualificação subjetiva na autonarrativa e nas interações sociais, identificação e categorização dos múltiplos indicadores dos posicionamentos pessoais e análise. Resultados destacam que alguns processos envolvidos na transformação subjetiva das crianças em períodos de transição são caracterizados por significativas alterações nas trajetórias das CDS e indicam que o salto desenvolvimental do self dialógico pode ser realizado pela motivação e pelo desejo de mudança do sujeito, mediante a construção de recursos semióticos socioafetivos integrados a fatores contextuais que atuam como catalisadores e potencializam as CDS em emergência. Esta investigación plantea las transformaciones del self en el contexto escolar en una perspectiva dialógica y de desarrollo. Presenta las Concepciones Dinámicas de sí mismo (CDS) como unidad de análisis del proceso de transformación de Kelly, una estudiante de quinto año primaria de una escuela pública de Brasil. En la metodología cualitativa e interdisciplinar incluyen observaciones, entrevistas y grupo focal. Se identificaron y categorizaron indicadores de los posicionamientos personales. El análisis prioriza episodios de calificación subjetiva en la narrativa y en las interacciones sociales. Los resultados muestran que algunos procesos involucrados en la transformación subjetiva de los niños en transición se caracterizan por alteraciones significativas en las trayectorias de las CDS, y que el desarrollo del self dialógico puede ser realizado por motivación, por deseo de cambio y por construcción de recursos semiótico-afectivos con factores contextuales que actúan como catalizadores y potencializan las CDS en emergencia. Cet article jette un regard sur le changement du soi (self) en contexte scolaire à partir d'une perspective dialogique et développementale. Il introduit le construit de Conceptions Dynamiques du Soi (CDS) (Dynamic Self Conceptions) comme l'unité d'analyse concernant le changement du développement de Kelly, une élève du cinquième niveau d'une école publique au Brésil. La méthodologie qualitative et interdisciplinaire a intégré des méthodes telles que d'observation ainsi que des entrevues individuelles et de group (focus group). L'analyse a priorisé des épisodes de qualification personnelle (soi references) circonscrits sur le plan narratif et sur celui des rapports interpersonnels, et d'identification et catégorisation des multiples éléments indticatifs du positionnement personnel des individus. Les résultats obtenus suggèrent que certains processus liés aux changements personnels vécus par l'enfant durant les périodes de transition dénotent des changements significatifs sur le plan des trajectoires liées aux CDS. Ils indiquent encore que l'avancement dans le développement dialogique du soi est fortement est réalisé grâce à la motivation de l'individu et à sa volonté de changement, ce qui implique la construction de ressources socioaffectives et sémiotiques intégrées à des facteurs contextuels fonctionnant comme des catalyseurs et soutenant l'émergence des CDS. The paper aims at addressing dialogical self development in children within school contexts from a dialogical and developmental perspective. It introduces the construct Dynamic Self Conceptions (DSC) as a unit of analysis concerning developmental change. Here we analyze the case study of Kelly, a fifth grade student in a public school in Brazil. Qualitative and interdisciplinary methodology integrated procedures such as observation, interviews and focal group sessions. The study identified and categorized multiple indicators of personal positioning and analysis considered subject active participation. Analyses focused on information from narratives and social interactions related to self references and evaluations. Results suggest that processes involved in children's personal changes may produce meaningful changes in DSC trajectories. They also indicate that dialogical self developmental appears to be intensely connected to one's own motivation and willingness to change, what entailed the construction of socio-affective and semiotic resources that, integrated with contextual factors, may function as catalysts for the emergence of new DSC. Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/11976010.1590/0103-6564D20160001Psicologia USP; v. 27 n. 2 (2016); 168-177Psicologia USP; Vol. 27 No. 2 (2016); 168-177Psicologia USP; Vol. 27 Núm. 2 (2016); 168-1771678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/119760/117044Copyright (c) 2016 Psicologia USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreire, Sandra Ferraz de Castillo DouradoBranco, Angela Uchoa2016-08-29T13:09:20Zoai:revistas.usp.br:article/119760Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2016-08-29T13:09:20Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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