Qualidade de vida no trabalho: construção e validação de uma escala em organizações militares do Exército

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David, Lamartine Moreira Lima
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Bruno-Faria, Maria de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44455
Resumo: A questão da qualidade de vida no trabalho tem suscitado a atenção de inúmeros pesquisadores, mas a literatura da área carece de instrumentos de medição confiáveis. Neste artigo, descreve-se o processo de construção e validação de uma escala para avaliar a percepção de satisfação com a qualidade de vida no contexto do trabalho, baseado no modelo teórico de Hackman e Oldham (1975) e em aspectos levantados em uma pesquisa prévia com 25 militares da Secretaria de Economia e Finanças (órgão integrante da alta administração do Exército) e de suas organizações militares diretamente subordinadas, situadas no Distrito Federal. Os itens construídos, após análise semântica e dos juízes, foram aplicados a uma amostra de 300 sujeitos dessas organizações. As respostas desses sujeitos foram submetidas à análise fatorial, com rotação promax e de consistência interna, produzindo uma estrutura com quatro fatores, amplamente respaldados na literatura da área, os quais explicaram mais de 48% da variância do fenômeno. Dos quatro fatores, dois apresentaram ótimo índice de confiabilidade (Alpha de Crombach), enquanto os outros dois se mostraram apenas promissores. A escala, denominada de Escala de Indicadores de Satisfações Contextuais (EISC), poderá contribuir para a identificação de aspectos que necessitam ser aprimorados no ambiente organizacional, mas deve ser submetida a novas aplicações que garantam maior generalidade aos resultados encontrados.
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Neste artigo, descreve-se o processo de construção e validação de uma escala para avaliar a percepção de satisfação com a qualidade de vida no contexto do trabalho, baseado no modelo teórico de Hackman e Oldham (1975) e em aspectos levantados em uma pesquisa prévia com 25 militares da Secretaria de Economia e Finanças (órgão integrante da alta administração do Exército) e de suas organizações militares diretamente subordinadas, situadas no Distrito Federal. Os itens construídos, após análise semântica e dos juízes, foram aplicados a uma amostra de 300 sujeitos dessas organizações. As respostas desses sujeitos foram submetidas à análise fatorial, com rotação promax e de consistência interna, produzindo uma estrutura com quatro fatores, amplamente respaldados na literatura da área, os quais explicaram mais de 48% da variância do fenômeno. Dos quatro fatores, dois apresentaram ótimo índice de confiabilidade (Alpha de Crombach), enquanto os outros dois se mostraram apenas promissores. A escala, denominada de Escala de Indicadores de Satisfações Contextuais (EISC), poderá contribuir para a identificação de aspectos que necessitam ser aprimorados no ambiente organizacional, mas deve ser submetida a novas aplicações que garantam maior generalidade aos resultados encontrados.La cuestión de la calidad de vida en el trabajo ha llamado la atención de numerosos investigadores, sin embargo, la literatura del área necesita instrumentos de medición confiables. En este artículo se describe el proceso de construcción y validación de una escala para evaluar la percepción de satisfacción con la calidad de vida en el contexto laboral, basado en el modelo teórico de Hackman y Oldham (1975) y en aspectos observados en una investigación anterior con 25 militares de la Secretaría de Economía y Finanzas (órgano de la alta administración del Ejército) y de sus organizaciones militares directamente subordinadas, ubicadas en el Distrito Federal. Los items elaborados, tras análisis semántico y de los jueces, fueron aplicados a una muestra de 300 individuos de las organizaciones. Sus respuestas fueron sometidas a análisis factorial, con rotación promax y de consistencia interna, lo que produjo una estructura con cuatro factores, ampliamente respaldados en la literatura del área, los cuales explicaron más del 48% de la variación del fenómeno. De los cuatro factores, dos presentaron excelente índice de confiabilidad (Alpha de Crombach), mientras los otros dos se mostraron sólo prometedores. La escala, llamada de Escala de Indicadores de Satisfacciones Contextuales (EISC), podrá contribuir a la identificación de aspectos que se deben perfeccionar en el ambiente organizacional, no obstante, deberá someterse a nuevas aplicaciones que aseguren mayor generalidad a los resultados encontrados.The question of the quality of life in the work has been raising the countless researchers' attention, but the literature of the area lacks reliable measurement instruments. This article describes the construction process and validation of a scale to evaluate the satisfaction perception with the quality of life in the context of the work, based on the theoretical model of Hackman and Oldham (1975) and in lifted up aspects in a previous research with 25 military of the Secretary of Economy and Finances (integrant Organ of the High Administration of the Army) and of their Military Organizations directly subordinates, located in Federal District. The built items, after the judges' analysis and semantics, were applied to a sample of 300 individuals of the same organizations. Their answers were submitted to the factorial analysis, with promax rotation, with internal consistence, producing a structure with four factors, thoroughly backed in the literature of the area, which explained more than 48% of the variance of the phenomenon. Of the four factors, two presented great reliability index (Alpha of Crombach), while the others can only be considered promising. The scale, denominated of Contextual Satisfaction Indicator Scale, CSIS, can contribute to the identification of aspects that must be developed in the organizational atmosphere, but it must be submitted to new applications that guarantee larger generality to the found results.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4445510.1590/S0080-21072007000400004Revista de Administração; v. 42 n. 4 (2007); 431-442Revista de Administração; Vol. 42 No. 4 (2007); 431-442Revista de Administração; Vol. 42 Núm. 4 (2007); 431-4421984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44455/48075Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDavid, Lamartine Moreira LimaBruno-Faria, Maria de Fátima2012-09-21T12:36:58Zoai:revistas.usp.br:article/44455Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2012-09-21T12:36:58Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
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