Estudo de modelos de previsão tecnológica aplicados à substituição de embalagens de refrigerantes para o mercado brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcez, Marcos Paixão
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Wright, James Terence Coulter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44508
Resumo: Em um ambiente empresarial caracterizado por rápidas e radicais transformações, são inegáveis as mudanças trazidas pela inovação tecnológica e os modelos de previsão apresentam crescente interesse como ferramentas de apoio à decisão estratégica. O estudo aqui relatado traz uma análise da importância do uso de modelos não lineares de previsão tecnológica de Gompertz e Fisher-Pry, baseados em substituição de tecnologias, aplicados ao segmento de embalagens de bebidas. Apresenta-se a revisão teórica relacionada ao tema para, em seguida, analisar o contexto do segmento estudado, refrigerantes, maior mercado de bebidas no Brasil e no qual o País ocupa o terceiro lugar em nível mundial. A partir da metodologia de análise quantitativa da série histórica de dados da participação relativa das diferentes tecnologias de embalagens, verifica-se o modelo de melhor ajuste à substituição das embalagens de vidro, predominantes no início da série histórica, pelas embalagens de polietileno tereftalato (PET), considerada a tecnologia substituinte, no segmento de refrigerantes. Realiza-se a previsão até o ano de 2010. Apresenta-se, ao final, uma análise correlacionando os modelos de melhor ajuste e as particularidades dos mercados. Conclui-se que os modelos, desde que se entenda a dinâmica da substituição, se prestam bem à previsão tecnológica e auxiliam na tomada de decisões que se reflitam em ações estratégicas.
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O estudo aqui relatado traz uma análise da importância do uso de modelos não lineares de previsão tecnológica de Gompertz e Fisher-Pry, baseados em substituição de tecnologias, aplicados ao segmento de embalagens de bebidas. Apresenta-se a revisão teórica relacionada ao tema para, em seguida, analisar o contexto do segmento estudado, refrigerantes, maior mercado de bebidas no Brasil e no qual o País ocupa o terceiro lugar em nível mundial. A partir da metodologia de análise quantitativa da série histórica de dados da participação relativa das diferentes tecnologias de embalagens, verifica-se o modelo de melhor ajuste à substituição das embalagens de vidro, predominantes no início da série histórica, pelas embalagens de polietileno tereftalato (PET), considerada a tecnologia substituinte, no segmento de refrigerantes. Realiza-se a previsão até o ano de 2010. Apresenta-se, ao final, uma análise correlacionando os modelos de melhor ajuste e as particularidades dos mercados. Conclui-se que os modelos, desde que se entenda a dinâmica da substituição, se prestam bem à previsão tecnológica e auxiliam na tomada de decisões que se reflitam em ações estratégicas.Given the continuous changes of the competitive arena generated by the frequent innovations in products and services in the marketplace, forecasting techniques have undoubtedly become a very important source of strategic decision-making support. This study analyzes the importance of the non-linear technological forecast models of Gompertz and the Fisher-Pry, based on the substitution of technologies and applied to the beverage packaging segment. The authors provide a review of the literature on the subject and then analyze the context of the studied segment, i.e., soft drinks, Brazil’s biggest beverage market and the world’s third ranking one. Using the methodology of quantitative analysis of the historical series of data of the relative share of the different packaging technologies, the authors identify the model with the best fit regarding the replacement of glass packaging, predominant at the beginning of the historical series, by PET packaging, the substitute technology, in the soft-drinks segment and provide an estimate up to 2010. Finally, an analysis correlating the models with the best fit and the particularities of the markets is also provided. The conclusion is that the models work well in terms of technological forecasting, provided the dynamics of substitution are properly understood, and that they aid decision-making that has an impact upon strategic actions.En un ambiente empresarial caracterizado por rápidas y profundas transformaciones, son relevantes los cambios oriundos de la innovación tecnológica y los modelos de previsión destacan como herramientas de apoyo a la decisión estratégica. En este estudio, se presenta un análisis de la importancia del uso de modelos no lineales de previsión tecnológica de Gompertz y Fisher-Pry, con base en sustitución de tecnologías, aplicados al sector de envases de bebidas. Se presenta la revisión teórica relacionada con el asunto para, a continuación, analizar el contexto del sector estudiado, los refrescos, mayor mercado de bebidas en Brasil y en el cual el país ocupa el tercer lugar en nivel mundial. Con el uso de la metodología de análisis cuantitativo de la serie histórica de datos de la participación relativa de las distintas tecnologías de envases, se verifica el modelo que mejor se adecua a la sustitución de los envases de vidrio, predominantes al principio de la serie histórica, por los envases de polietileno tereftalato (PET), considerada la tecnología de reemplazo, en el sector de refrescos. Se realiza la previsión hasta el año de 2010. Se presenta un análisis en que se correlacionan los modelos de mejor ajuste a las particularidades de los mercados. Se concluye que los modelos, una vez que se comprenda la dinámica de la sustitución, se prestan adecuadamente a la previsión tecnológica y colaboran a la toma de decisiones que se reflejen en acciones estratégicas.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4450810.1590/S0080-21072010000300005Revista de Administração; v. 45 n. 3 (2010); 255-270Revista de Administração; Vol. 45 No. 3 (2010); 255-270Revista de Administração; Vol. 45 Núm. 3 (2010); 255-2701984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44508/48128Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcez, Marcos PaixãoWright, James Terence Coulter2015-09-15T16:53:10Zoai:revistas.usp.br:article/44508Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:53:10Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
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