Incluindo o fator social no modelo de aceitação tecnológica para estruturas convergentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda Filho, Emílio José Montero
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44485
Resumo: Na construção de preferências por produtos tecnológicos, consumidores vêm incorporando cada vez mais a utilização de novas tecnologias em sua vida. Neste artigo, apresenta-se como produtos com multifuncionalidades ou integrações vêm despertando muito mais o interesse do mercado, pela inclusão do comportamento hedônico/social na decisão de um produto atualizado, tendo como justificativa seu uso como utilitário. São avaliados fatores de integração tecnológica, comportamento hedônico e utilitário, além do momento em que o produto passa a ser hedônico e utilitário simultaneamente (social usefulness). Como tecnologia avaliada, são utilizados novos aparelhos celulares com diversos serviços integrados do tipo internet, wireless, música, vídeo e câmera fotográfica, aplicando o modelo já existente desde 1986 de aceitação da tecnologia (TAM), e propondo a inclusão do fator social como decisão para a aceitabilidade (behavior) com base não na substituição de valores, mas em sua inclusão pelos serviços adicionais empregados.
id USP-27_82f5aa93aeb3a8af75b3673fb69b8724
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/44485
network_acronym_str USP-27
network_name_str Revista de Administração (São Paulo)
repository_id_str
spelling Incluindo o fator social no modelo de aceitação tecnológica para estruturas convergentesIncluyendo el factor social en el modelo de aceptación tecnológica para estructuras convergentesIncluding the social factor in the technology acceptance model to convergent structurestechnology convergencesocial usefulnesshedonismutilitarian factorsystems integrationconvergencia tecnológicautilidad socialhedonismofactor de utilizaciónintegración de sistemasconvergência tecnológicautilidade socialhedonismofator utilitáriointegração de sistemasNa construção de preferências por produtos tecnológicos, consumidores vêm incorporando cada vez mais a utilização de novas tecnologias em sua vida. Neste artigo, apresenta-se como produtos com multifuncionalidades ou integrações vêm despertando muito mais o interesse do mercado, pela inclusão do comportamento hedônico/social na decisão de um produto atualizado, tendo como justificativa seu uso como utilitário. São avaliados fatores de integração tecnológica, comportamento hedônico e utilitário, além do momento em que o produto passa a ser hedônico e utilitário simultaneamente (social usefulness). Como tecnologia avaliada, são utilizados novos aparelhos celulares com diversos serviços integrados do tipo internet, wireless, música, vídeo e câmera fotográfica, aplicando o modelo já existente desde 1986 de aceitação da tecnologia (TAM), e propondo a inclusão do fator social como decisão para a aceitabilidade (behavior) com base não na substituição de valores, mas em sua inclusão pelos serviços adicionais empregados.En la construcción de preferencias de productos tecnológicos, los consumidores han incorporado cada vez más el uso de las nuevas tecnologías en sus vidas. En este artículo se observa cómo productos multifunción o con integraciones han despertado acentuadamente el interés del mercado con la inclusión de un comportamiento hedónico/social en el momento de decidirse por un producto actualizado, en que se toma como justificación su uso utilitario. Se evalúan factores de integración tecnológica, comportamiento hedónico y utilitario, además de la evaluación del momento en que el producto se convierte en hedónico y utilitario simultáneamente (utilidad social). Como tecnología evaluada, se utilizaron los nuevos aparatos celulares con diferentes servicios integrados como internet, wireless, música, video y cámara digital, aplicando el modelo de aceptación de la tecnología (TAM), que existe desde 1986, y proponiendo la inclusión del factor social como decisión de aceptabilidad (comportamiento), con base no en la sustitución de valores, sino en su inclusión por los servicios adicionales.In the preferences construction from technologic products, consumers have incorporated each time more the use of new technologies in their daily lives. This article presents that products with multi-functionality or integrations have aroused interest in the market by including hedonic/social behavior in the moment of deciding to purchase an updated product, using its use as utilitarian to justify the decision. The article evaluates technologic integration, and hedonic and utilitarian behavior factors, besides the evaluation at the moment in which the product become hedonic and utilitarian simultaneously (Social Usefulness). The new mobile devices with many integrated services as internet, wireless, music, video and digital camera were used as the evaluated technology, applying the technology acceptance model (TAM), which exists since 1986 and proposing the inclusion of the social factor as decision to the acceptability (behavior) based on non-substitution of value, but inclusion of this one by the additional services applied.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4448510.1590/S0080-21072008000400003Revista de Administração; v. 43 n. 4 (2008); 315-330Revista de Administração; Vol. 43 No. 4 (2008); 315-330Revista de Administração; Vol. 43 Núm. 4 (2008); 315-3301984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44485/48105Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessArruda Filho, Emílio José Montero2015-09-15T16:53:17Zoai:revistas.usp.br:article/44485Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:53:17Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Incluindo o fator social no modelo de aceitação tecnológica para estruturas convergentes
Incluyendo el factor social en el modelo de aceptación tecnológica para estructuras convergentes
Including the social factor in the technology acceptance model to convergent structures
title Incluindo o fator social no modelo de aceitação tecnológica para estruturas convergentes
spellingShingle Incluindo o fator social no modelo de aceitação tecnológica para estruturas convergentes
Arruda Filho, Emílio José Montero
technology convergence
social usefulness
hedonism
utilitarian factor
systems integration
convergencia tecnológica
utilidad social
hedonismo
factor de utilización
integración de sistemas
convergência tecnológica
utilidade social
hedonismo
fator utilitário
integração de sistemas
title_short Incluindo o fator social no modelo de aceitação tecnológica para estruturas convergentes
title_full Incluindo o fator social no modelo de aceitação tecnológica para estruturas convergentes
title_fullStr Incluindo o fator social no modelo de aceitação tecnológica para estruturas convergentes
title_full_unstemmed Incluindo o fator social no modelo de aceitação tecnológica para estruturas convergentes
title_sort Incluindo o fator social no modelo de aceitação tecnológica para estruturas convergentes
author Arruda Filho, Emílio José Montero
author_facet Arruda Filho, Emílio José Montero
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda Filho, Emílio José Montero
dc.subject.por.fl_str_mv technology convergence
social usefulness
hedonism
utilitarian factor
systems integration
convergencia tecnológica
utilidad social
hedonismo
factor de utilización
integración de sistemas
convergência tecnológica
utilidade social
hedonismo
fator utilitário
integração de sistemas
topic technology convergence
social usefulness
hedonism
utilitarian factor
systems integration
convergencia tecnológica
utilidad social
hedonismo
factor de utilización
integración de sistemas
convergência tecnológica
utilidade social
hedonismo
fator utilitário
integração de sistemas
description Na construção de preferências por produtos tecnológicos, consumidores vêm incorporando cada vez mais a utilização de novas tecnologias em sua vida. Neste artigo, apresenta-se como produtos com multifuncionalidades ou integrações vêm despertando muito mais o interesse do mercado, pela inclusão do comportamento hedônico/social na decisão de um produto atualizado, tendo como justificativa seu uso como utilitário. São avaliados fatores de integração tecnológica, comportamento hedônico e utilitário, além do momento em que o produto passa a ser hedônico e utilitário simultaneamente (social usefulness). Como tecnologia avaliada, são utilizados novos aparelhos celulares com diversos serviços integrados do tipo internet, wireless, música, vídeo e câmera fotográfica, aplicando o modelo já existente desde 1986 de aceitação da tecnologia (TAM), e propondo a inclusão do fator social como decisão para a aceitabilidade (behavior) com base não na substituição de valores, mas em sua inclusão pelos serviços adicionais empregados.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44485
10.1590/S0080-21072008000400003
url https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44485
identifier_str_mv 10.1590/S0080-21072008000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44485/48105
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração; v. 43 n. 4 (2008); 315-330
Revista de Administração; Vol. 43 No. 4 (2008); 315-330
Revista de Administração; Vol. 43 Núm. 4 (2008); 315-330
1984-6142
0080-2107
reponame:Revista de Administração (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração (São Paulo)
collection Revista de Administração (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rausp@usp.br||reinhard@usp.br
_version_ 1800222888854290432