Capacidade de aprendizagem organizacional, inovação e desempenho: estudo em pequenas e médias empresas (PMEs)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/132787 |
Resumo: | Embora as relações entre a capacidade aprendizagem organizacional, inovação e desempenho organizacional têm sido frequentemente estudadas, há pouca evidência empírica para apoiar essa perspectiva em pequenas e médias empresas. Neste estudo, objetiva-se analisar a influência da capacidade de aprendizagem organizacional no desempenho inovador e no desempenho organizacional de pequenas e médias empresas (PMEs). A pesquisa foi conduzida sob a abordagem quantitativa, descritiva e causal, survey e de corte transversal. A amostra foi composta por 92 empresas da indústria têxtil. Os dados foram analisados por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Os resultados encontrados mostram que capacidade de aprendizagem organizacional influencia o desempenho inovador das PMEs, contudo, a influência da capacidade de aprendizagem no desempenho organizacional não foi significativa. A pesquisa fornece evidência para essas relações e mostra que são significativas e positivas no contexto de pequenas e médias empresas têxteis, contexto em que a literatura empírica é especialmente escassa. Para pesquisas futuras sugere-se avaliar fatores de contingência para a inovação e o desempenho organizacional. Outros estudos poderiam analisar as diferenças de inovação entre a indústria transformação e o setor de serviços. |
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Capacidade de aprendizagem organizacional, inovação e desempenho: estudo em pequenas e médias empresas (PMEs)Capacidad de aprendizaje organizacional, innovación y desempeño: estudio en pequeñas y medianas empresas (PYMES)Organizational learning capability, innovation and performance: study in small and medium-sized enterprises (SMES)Organizational learning capabilityInnovationOrganizational performanceCapacidad de aprendizaje organizacionalInnovaciónDesempeño organizacionalCapacidade de aprendizagem organizacionalInovaçãoDesempenho organizacionalEmbora as relações entre a capacidade aprendizagem organizacional, inovação e desempenho organizacional têm sido frequentemente estudadas, há pouca evidência empírica para apoiar essa perspectiva em pequenas e médias empresas. Neste estudo, objetiva-se analisar a influência da capacidade de aprendizagem organizacional no desempenho inovador e no desempenho organizacional de pequenas e médias empresas (PMEs). A pesquisa foi conduzida sob a abordagem quantitativa, descritiva e causal, survey e de corte transversal. A amostra foi composta por 92 empresas da indústria têxtil. Os dados foram analisados por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Os resultados encontrados mostram que capacidade de aprendizagem organizacional influencia o desempenho inovador das PMEs, contudo, a influência da capacidade de aprendizagem no desempenho organizacional não foi significativa. A pesquisa fornece evidência para essas relações e mostra que são significativas e positivas no contexto de pequenas e médias empresas têxteis, contexto em que a literatura empírica é especialmente escassa. Para pesquisas futuras sugere-se avaliar fatores de contingência para a inovação e o desempenho organizacional. Outros estudos poderiam analisar as diferenças de inovação entre a indústria transformação e o setor de serviços.Although the relation between the organizational learning capability, organizational innovation and performance has often been studied, there is little empirical evidence to support this perspective in small and medium-sized enterprises. This study aims at analyzing the influence of organizational learning capability in innovative performance and organizational performance of small and medium-sized enterprises. The research was conducted under the quantitative approach, descriptive and causal, and cross-sectional survey. The sample was composed of 92 enterprises in the textile industry. The data were analyzed through the technique of Structural Equation Modeling. The results show that the organizational learning capability influences the innovative performance of small and medium-sized enterprises, however, the influence of the learning capability in organizational performance was not significant. The study provides evidence for these relations and shows that they are significant and positive in the context of small and medium-sized textile enterprises, context in which the empirical literature is particularly scarce. For future research it is suggested to evaluate contingency factors for innovative and organizational performance. Other studies could analyze the differences in innovation between manufacturing and service sector.Aunque a menudo se hayan estudiado las relaciones entre la capacidad de aprendizaje organizacional, la innovación y el desempeño en los negocios, hay poca evidencia empírica para apoyar este punto de vista en pequeñas y medianas empresas. En este estudio se tiene como objetivo analizar la influencia de la capacidad de aprendizaje organizacional en el desempeño innovador y el desempeño organizacional de pequeñas y medianas empresas (PYMES). Se ha utilizado un enfoque cuantitativo, descriptivo y causal, survey y de corte transversal. La muestra se compone de 92 empresas de la industria textil. En el análisis de los datos se ha utilizado la técnica de modelos de ecuaciones estructurales (MEE). Los resultados muestran que la capacidad de aprendizaje organizacional influye en el desempeño innovador de las PYMES, sin embargo, la influencia de la capacidad de aprendizaje en el desempeño organizacional no es significativa. El estudio aporta evidencia de estas relaciones y muestra que son significativas y positivas en el contexto de las pequeñas y medianas empresas textiles, aspecto en que la literatura empírica es particularmente escasa. Para futuras investigaciones, se sugiere que se evalúen los factores de contingencia para la innovación y el desempeño organizacional. Otros estudios podrían analizar las diferencias en innovación entre la industria de transformación y el sector de servicios.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/13278710.1016/j.rausp.2016.12.003Revista de Administração; v. 52 n. 2 (2017); 163-175Revista de Administração; Vol. 52 No. 2 (2017); 163-175Revista de Administração; Vol. 52 Núm. 2 (2017); 163-1751984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/132787/128813Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, GiancarloWojahn, Rafaele Matte2017-05-22T17:04:11Zoai:revistas.usp.br:article/132787Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2017-05-22T17:04:11Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Embora as relações entre a capacidade aprendizagem organizacional, inovação e desempenho organizacional têm sido frequentemente estudadas, há pouca evidência empírica para apoiar essa perspectiva em pequenas e médias empresas. Neste estudo, objetiva-se analisar a influência da capacidade de aprendizagem organizacional no desempenho inovador e no desempenho organizacional de pequenas e médias empresas (PMEs). A pesquisa foi conduzida sob a abordagem quantitativa, descritiva e causal, survey e de corte transversal. A amostra foi composta por 92 empresas da indústria têxtil. Os dados foram analisados por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Os resultados encontrados mostram que capacidade de aprendizagem organizacional influencia o desempenho inovador das PMEs, contudo, a influência da capacidade de aprendizagem no desempenho organizacional não foi significativa. A pesquisa fornece evidência para essas relações e mostra que são significativas e positivas no contexto de pequenas e médias empresas têxteis, contexto em que a literatura empírica é especialmente escassa. Para pesquisas futuras sugere-se avaliar fatores de contingência para a inovação e o desempenho organizacional. Outros estudos poderiam analisar as diferenças de inovação entre a indústria transformação e o setor de serviços. |
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