Relação entre tamanho e desenvolvimento de competências organizacionais em multinacionais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borini,Felipe Mendes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Floriani,Dinorá Eliete, Fleury,Maria Tereza Leme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072012000400007
Resumo: O objetivo neste artigo é verificar a importância do tamanho da empresa no desenvolvimento de competências. O pressuposto central é que multinacionais brasileiras de pequeno porte precisam desenvolver mais competências organizacionais quando comparadas com multinacionais de grande porte. Os dados decorrem de um survey que obteve a resposta de 92 empresas brasileiras, a saber: 48 multinacionais de grande porte e 44 multinacionais de pequeno porte. Técnicas estatísticas de análise fatorial e modelagem linear generalizada são usadas para verificar a influência do tamanho da multinacional no desenvolvimento de competências. O resultado mostra que multinacionais brasileiras de pequeno porte desenvolvem mais competências no exterior quando comparadas com as grandes empresas. Portanto, ao menos para as multinacionais brasileiras, como representantes das empresas de países emergentes, o tamanho é um aspecto central para explicar as estratégias de desenvolvimento de competências no exterior.
id USP-27_d1312263173e3a71771d4986e81f1a33
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-21072012000400007
network_acronym_str USP-27
network_name_str Revista de Administração (São Paulo)
repository_id_str
spelling Relação entre tamanho e desenvolvimento de competências organizacionais em multinacionais brasileirasmultinacionais brasileiraspequenas empresascompetências organizacionaisinternacionalizaçãoestratégia organizacionalO objetivo neste artigo é verificar a importância do tamanho da empresa no desenvolvimento de competências. O pressuposto central é que multinacionais brasileiras de pequeno porte precisam desenvolver mais competências organizacionais quando comparadas com multinacionais de grande porte. Os dados decorrem de um survey que obteve a resposta de 92 empresas brasileiras, a saber: 48 multinacionais de grande porte e 44 multinacionais de pequeno porte. Técnicas estatísticas de análise fatorial e modelagem linear generalizada são usadas para verificar a influência do tamanho da multinacional no desenvolvimento de competências. O resultado mostra que multinacionais brasileiras de pequeno porte desenvolvem mais competências no exterior quando comparadas com as grandes empresas. Portanto, ao menos para as multinacionais brasileiras, como representantes das empresas de países emergentes, o tamanho é um aspecto central para explicar as estratégias de desenvolvimento de competências no exterior.Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072012000400007Revista de Administração (São Paulo) v.47 n.4 2012reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.5700/rausp1061info:eu-repo/semantics/openAccessBorini,Felipe MendesFloriani,Dinorá ElieteFleury,Maria Tereza Lemepor2013-01-07T00:00:00Zoai:scielo:S0080-21072012000400007Revistahttp://rausp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2013-01-07T00:00Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre tamanho e desenvolvimento de competências organizacionais em multinacionais brasileiras
title Relação entre tamanho e desenvolvimento de competências organizacionais em multinacionais brasileiras
spellingShingle Relação entre tamanho e desenvolvimento de competências organizacionais em multinacionais brasileiras
Borini,Felipe Mendes
multinacionais brasileiras
pequenas empresas
competências organizacionais
internacionalização
estratégia organizacional
title_short Relação entre tamanho e desenvolvimento de competências organizacionais em multinacionais brasileiras
title_full Relação entre tamanho e desenvolvimento de competências organizacionais em multinacionais brasileiras
title_fullStr Relação entre tamanho e desenvolvimento de competências organizacionais em multinacionais brasileiras
title_full_unstemmed Relação entre tamanho e desenvolvimento de competências organizacionais em multinacionais brasileiras
title_sort Relação entre tamanho e desenvolvimento de competências organizacionais em multinacionais brasileiras
author Borini,Felipe Mendes
author_facet Borini,Felipe Mendes
Floriani,Dinorá Eliete
Fleury,Maria Tereza Leme
author_role author
author2 Floriani,Dinorá Eliete
Fleury,Maria Tereza Leme
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borini,Felipe Mendes
Floriani,Dinorá Eliete
Fleury,Maria Tereza Leme
dc.subject.por.fl_str_mv multinacionais brasileiras
pequenas empresas
competências organizacionais
internacionalização
estratégia organizacional
topic multinacionais brasileiras
pequenas empresas
competências organizacionais
internacionalização
estratégia organizacional
description O objetivo neste artigo é verificar a importância do tamanho da empresa no desenvolvimento de competências. O pressuposto central é que multinacionais brasileiras de pequeno porte precisam desenvolver mais competências organizacionais quando comparadas com multinacionais de grande porte. Os dados decorrem de um survey que obteve a resposta de 92 empresas brasileiras, a saber: 48 multinacionais de grande porte e 44 multinacionais de pequeno porte. Técnicas estatísticas de análise fatorial e modelagem linear generalizada são usadas para verificar a influência do tamanho da multinacional no desenvolvimento de competências. O resultado mostra que multinacionais brasileiras de pequeno porte desenvolvem mais competências no exterior quando comparadas com as grandes empresas. Portanto, ao menos para as multinacionais brasileiras, como representantes das empresas de países emergentes, o tamanho é um aspecto central para explicar as estratégias de desenvolvimento de competências no exterior.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072012000400007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072012000400007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5700/rausp1061
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) v.47 n.4 2012
reponame:Revista de Administração (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração (São Paulo)
collection Revista de Administração (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rausp@usp.br||reinhard@usp.br
_version_ 1748936716550406144