Transferência, desenvolvimento e reconhecimento de competências organizacionais em subsidiárias estrangeiras de empresas multinacionais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felipe Mendes Borini
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.12.2008.tde-04122008-012232
Resumo: O presente estudo procurou compreender a transferência, o desenvolvimento e o reconhecimento das competências das subsidiárias. O objetivo principal foi entender o modelo de gestão da corporação, determinante para o fenômeno da transferência, desenvolvimento e reconhecimento das competências. O modelo proposto abordou a importância das diretrizes estratégicas da matriz na relação com as subsidiárias (autonomia, integração, orientação empreendedora), a gestão da subsidiária (iniciativa própria) e a gestão da relação da subsidiária com o ambiente externo (contexto competitivo e a rede externa). Serviu de base para a elaboração desses pressupostos a teoria da visão baseada em recursos e capacidades dinâmicas; os modelos estratégicos das multinacionais em conjunto com a teoria evolucionária do papel das subsidiárias; e as teorias recentes acerca das multinacionais emergentes. Para testar os pressupostos foi conduzido um survey com as subsidiárias de multinacionais brasileiras. De 46 empresas multinacionais brasileiras identificadas, 29 aceitaram participar da pesquisa. Estas multinacionais tinham 93 subsidiárias para as quais foram enviados questionários, retornando a resposta de 66 subsidiárias. De modo geral os resultados mostram a importância das variáveis ambiente externo para a transferência, desenvolvimento e reconhecimento de competências. Deve ser salientada a necessidade de iniciativas das subsidiárias para a criação de competências não-locais em contraposição às competências específicas e locais. Os resultados mostram também como diferentes modelos de gestão refletem na presença de diferentes tipos de competências nas subsidiárias. Conclui-se que a transferência, desenvolvimento e reconhecimento de competências das subsidiárias figuram como um dos fatores essenciais para a competitividade das multinacionais brasileiras. Isso implica que as multinacionais brasileiras devem enxergar as subsidiárias como fonte de competências superado o fato da empresa ter nascido no país errado e exaltando os modelos da estratégia transnacional e metanacional como guias para os seus modelos de gestão.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Transferência, desenvolvimento e reconhecimento de competências organizacionais em subsidiárias estrangeiras de empresas multinacionais brasileiras Transference, development and recognition of organizational competences in foreign subsidiaries of Brazilian multinational companies 2008-11-11Maria Tereza Leme FleuryMarcos AmatucciAndre Luiz FischerMoacir de Miranda Oliveira JúniorAngela Maria Cavalcanti da RochaFelipe Mendes BoriniUniversidade de São PauloAdministraçãoUSPBR Competences Competências organizacionais Empresas multinacionais Estratégia organizacional Foreign subsidiaries Multinational corporations Strategy Subsidiárias estrangeiras O presente estudo procurou compreender a transferência, o desenvolvimento e o reconhecimento das competências das subsidiárias. O objetivo principal foi entender o modelo de gestão da corporação, determinante para o fenômeno da transferência, desenvolvimento e reconhecimento das competências. O modelo proposto abordou a importância das diretrizes estratégicas da matriz na relação com as subsidiárias (autonomia, integração, orientação empreendedora), a gestão da subsidiária (iniciativa própria) e a gestão da relação da subsidiária com o ambiente externo (contexto competitivo e a rede externa). Serviu de base para a elaboração desses pressupostos a teoria da visão baseada em recursos e capacidades dinâmicas; os modelos estratégicos das multinacionais em conjunto com a teoria evolucionária do papel das subsidiárias; e as teorias recentes acerca das multinacionais emergentes. Para testar os pressupostos foi conduzido um survey com as subsidiárias de multinacionais brasileiras. De 46 empresas multinacionais brasileiras identificadas, 29 aceitaram participar da pesquisa. Estas multinacionais tinham 93 subsidiárias para as quais foram enviados questionários, retornando a resposta de 66 subsidiárias. De modo geral os resultados mostram a importância das variáveis ambiente externo para a transferência, desenvolvimento e reconhecimento de competências. Deve ser salientada a necessidade de iniciativas das subsidiárias para a criação de competências não-locais em contraposição às competências específicas e locais. Os resultados mostram também como diferentes modelos de gestão refletem na presença de diferentes tipos de competências nas subsidiárias. Conclui-se que a transferência, desenvolvimento e reconhecimento de competências das subsidiárias figuram como um dos fatores essenciais para a competitividade das multinacionais brasileiras. Isso implica que as multinacionais brasileiras devem enxergar as subsidiárias como fonte de competências superado o fato da empresa ter nascido no país errado e exaltando os modelos da estratégia transnacional e metanacional como guias para os seus modelos de gestão. The current study tried to understand the transference, the development and the recognition of the competences of the subsidiaries. The main objective was to understand the model of management of the corporation, important for the phenomenon of the transference, development and recognition of the competences. The related model approached the importance of the strategic lines of direction of the headquarters in the relation with the subsidiary (autonomy, integration, entrepreneurial orientation), the management of subsidiary (initiatives) and the management of the relation of the subsidiary with the external environment (competitive context and the business network). The dynamic theory of the resource based view was considered as base for the elaboration of these purposes; the strategic models of the multinationals together with the evolutionary theory of the role of the subsidiaries; and the recent theories concerning the emerging multinationals. In order to test the purposes, a survey was conducted with the subsidiaries of the Brazilian multinationals. Twenty nine out of forty six identified Brazilian multinational companies, accepted to participate in the survey. These multinational companies had 93 subsidiaries for which questionnaires were sent, and from which 66 were answered. In general, the results show an the importance of the variable external environment for the transference, development and recognition of competences. The necessity of initiatives of the subsidiaries for the creation of non-local competences in contraposition to the specific and local competences must be pointed out. The results also show how different models of management reflect in the presence of different types of competences in the subsidiaries. As a conclusion, the transference, development and recognition of competences of the subsidiaries appear as one of the essential factors for the competitiveness of the Brazilian multinationals. This implies that the Brazilian multinationals must see the subsidiaries as source of competences considering the fact of the company has been born in the wrong country and emphasizing the models of the transnational and metanational strategy as guides for its models of management. https://doi.org/10.11606/T.12.2008.tde-04122008-012232info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:13:45Zoai:teses.usp.br:tde-04122008-012232Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:08:21.052390Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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