Relação entre tamanho e desenvolvimento de competências organizacionais em multinacionais brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/51907 |
Resumo: | O objetivo neste artigo é verificar a importância do tamanho da empresa no desenvolvimento de competências. O pressuposto central é que multinacionais brasileiras de pequeno porte precisam desenvolver mais competências organizacionais quando comparadas com multinacionais de grande porte. Os dados decorrem de um survey que obteve a resposta de 92 empresas brasileiras, a saber: 48 multinacionais de grande porte e 44 multinacionais de pequeno porte. Técnicas estatísticas de análise fatorial e modelagem linear generalizada são usadas para verificar a influência do tamanho da multinacional no desenvolvimento de competências. O resultado mostra que multinacionais brasileiras de pequeno porte desenvolvem mais competências no exterior quando comparadas com as grandes empresas. Portanto, ao menos para as multinacionais brasileiras, como representantes das empresas de países emergentes, o tamanho é um aspecto central para explicar as estratégias de desenvolvimento de competências no exterior. |
id |
USP-27_e4ea3518dacfcdb279a1aca4d521302e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/51907 |
network_acronym_str |
USP-27 |
network_name_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relação entre tamanho e desenvolvimento de competências organizacionais em multinacionais brasileiras Relación entre tamaño y desarrollo de competencias organizacionales en multinacionales brasileñas The relation between size and development of organizational competencies in Brazilian multinationals multinacionais brasileiraspequenas empresascompetências organizacionaisinternacionalizaçãoestratégia organizacionalmultinacionales brasileñaspequeñas empresascompetencias organizacionalesinternacionalizaciónestrategia organizacionalBrazilian multinationalssmall businessorganizational competenciesinternationalizationorganizational strategy O objetivo neste artigo é verificar a importância do tamanho da empresa no desenvolvimento de competências. O pressuposto central é que multinacionais brasileiras de pequeno porte precisam desenvolver mais competências organizacionais quando comparadas com multinacionais de grande porte. Os dados decorrem de um survey que obteve a resposta de 92 empresas brasileiras, a saber: 48 multinacionais de grande porte e 44 multinacionais de pequeno porte. Técnicas estatísticas de análise fatorial e modelagem linear generalizada são usadas para verificar a influência do tamanho da multinacional no desenvolvimento de competências. O resultado mostra que multinacionais brasileiras de pequeno porte desenvolvem mais competências no exterior quando comparadas com as grandes empresas. Portanto, ao menos para as multinacionais brasileiras, como representantes das empresas de países emergentes, o tamanho é um aspecto central para explicar as estratégias de desenvolvimento de competências no exterior. El objetivo en este artículo es analizar la importancia del tamaño de la empresa en el desarrollo de competencias. Se parte de la premisa de que las pequeñas multinacionales brasileñas necesitan desarrollar más competencias organizacionales en comparación con las grandes multinacionales. Los datos son resultado de un estudio que obtuvo la respuesta de 92 empresas brasileñas: 48 grandes multinacionales y 44 pequeñas multinacionales. Se utilizaron técnicas estadísticas de análisis de factores y modelos lineales generalizados para comprobar la influencia del tamaño de la multinacional en el desarrollo de competencias. El resultado muestra que las pequeñas multinacionales brasileñas desarrollan más competencias en el extranjero en comparación con las grandes empresas. Por tanto, al menos para las multinacionales brasileñas, como representantes de empresas de países emergentes, el tamaño es un aspecto fundamental para explicar las estrategias de desarrollo de competencias en el extranjero. The aim of this paper is to examine the importance of company size on the development of competencies. The central assumption is that small Brazilian multinationals need to develop more organizational competencies relative to large multinationals. The data result from a survey that obtained responses from 92 Brazilian companies (48 large multinationals and 44 small multinationals). Statistical techniques of factor analysis and generalized linear modeling were used to check the influence of the size of the multinational on the development of competencies. The result shows that small Brazilian multinationals develop more competencies abroad than large companies. Therefore, at least for Brazilian multinationals, as representatives of companies from emerging countries, size is a central aspect to explain the strategies for developing competencies abroad. Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/5190710.5700/rausp1061Revista de Administração; v. 47 n. 4 (2012); 596-608 Revista de Administração; Vol. 47 No. 4 (2012); 596-608 Revista de Administração; Vol. 47 Núm. 4 (2012); 596-608 1984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/51907/55959Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorini, Felipe MendesFloriani, Dinorá ElieteFleury, Maria Tereza Leme2015-09-15T16:52:44Zoai:revistas.usp.br:article/51907Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:52:44Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre tamanho e desenvolvimento de competências organizacionais em multinacionais brasileiras Relación entre tamaño y desarrollo de competencias organizacionales en multinacionales brasileñas The relation between size and development of organizational competencies in Brazilian multinationals |
title |
Relação entre tamanho e desenvolvimento de competências organizacionais em multinacionais brasileiras |
spellingShingle |
Relação entre tamanho e desenvolvimento de competências organizacionais em multinacionais brasileiras Borini, Felipe Mendes multinacionais brasileiras pequenas empresas competências organizacionais internacionalização estratégia organizacional multinacionales brasileñas pequeñas empresas competencias organizacionales internacionalización estrategia organizacional Brazilian multinationals small business organizational competencies internationalization organizational strategy |
title_short |
Relação entre tamanho e desenvolvimento de competências organizacionais em multinacionais brasileiras |
title_full |
Relação entre tamanho e desenvolvimento de competências organizacionais em multinacionais brasileiras |
title_fullStr |
Relação entre tamanho e desenvolvimento de competências organizacionais em multinacionais brasileiras |
title_full_unstemmed |
Relação entre tamanho e desenvolvimento de competências organizacionais em multinacionais brasileiras |
title_sort |
Relação entre tamanho e desenvolvimento de competências organizacionais em multinacionais brasileiras |
author |
Borini, Felipe Mendes |
author_facet |
Borini, Felipe Mendes Floriani, Dinorá Eliete Fleury, Maria Tereza Leme |
author_role |
author |
author2 |
Floriani, Dinorá Eliete Fleury, Maria Tereza Leme |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borini, Felipe Mendes Floriani, Dinorá Eliete Fleury, Maria Tereza Leme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
multinacionais brasileiras pequenas empresas competências organizacionais internacionalização estratégia organizacional multinacionales brasileñas pequeñas empresas competencias organizacionales internacionalización estrategia organizacional Brazilian multinationals small business organizational competencies internationalization organizational strategy |
topic |
multinacionais brasileiras pequenas empresas competências organizacionais internacionalização estratégia organizacional multinacionales brasileñas pequeñas empresas competencias organizacionales internacionalización estrategia organizacional Brazilian multinationals small business organizational competencies internationalization organizational strategy |
description |
O objetivo neste artigo é verificar a importância do tamanho da empresa no desenvolvimento de competências. O pressuposto central é que multinacionais brasileiras de pequeno porte precisam desenvolver mais competências organizacionais quando comparadas com multinacionais de grande porte. Os dados decorrem de um survey que obteve a resposta de 92 empresas brasileiras, a saber: 48 multinacionais de grande porte e 44 multinacionais de pequeno porte. Técnicas estatísticas de análise fatorial e modelagem linear generalizada são usadas para verificar a influência do tamanho da multinacional no desenvolvimento de competências. O resultado mostra que multinacionais brasileiras de pequeno porte desenvolvem mais competências no exterior quando comparadas com as grandes empresas. Portanto, ao menos para as multinacionais brasileiras, como representantes das empresas de países emergentes, o tamanho é um aspecto central para explicar as estratégias de desenvolvimento de competências no exterior. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/51907 10.5700/rausp1061 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/51907 |
identifier_str_mv |
10.5700/rausp1061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/51907/55959 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Administração info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Administração |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração; v. 47 n. 4 (2012); 596-608 Revista de Administração; Vol. 47 No. 4 (2012); 596-608 Revista de Administração; Vol. 47 Núm. 4 (2012); 596-608 1984-6142 0080-2107 reponame:Revista de Administração (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
collection |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rausp@usp.br||reinhard@usp.br |
_version_ |
1800222889472950272 |