La aptitud de investigadores brasileños de programas de posgrado en Administración para el análisis cuantitativo
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/86393 |
Resumo: | É crescente a pressão para a publicação de artigos em periódicos de renome. Ressalta-se que os artigos publicados nesses periódicos são cada vez mais empíricos e com utilização de técnicas estatísticas progressivamente mais sofisticadas. Para isso, é importante que existam pesquisadores e programas capacitados para a análise quantitativa de dados. Neste trabalho, apresentam-se os resultados de um survey realizado com pesquisadores nacionais para verificar seu grau de proficiência em métodos estatísticos. Constatou-se que pesquisadores e programas brasileiros estão menos preparados para o uso desses métodos em relação a pesquisadores norte-americanos, conforme pesquisa usada como referência. Sugere-se não só a preparação de professores e alunos em métodos quantitativos, mas, sobretudo, a existência de estruturas de apoio que possam dar suporte para a melhoria de trabalhos desse tipo. |
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La aptitud de investigadores brasileños de programas de posgrado en Administración para el análisis cuantitativo A aptidão dos pesquisadores brasileiros pertencentes aos programas de pós-graduação stricto sensu em Administração para pesquisas quantitativas The ability of Brazilian academic researchers belonging to post graduation, stricto sensu, programs in management for quantitative researches É crescente a pressão para a publicação de artigos em periódicos de renome. Ressalta-se que os artigos publicados nesses periódicos são cada vez mais empíricos e com utilização de técnicas estatísticas progressivamente mais sofisticadas. Para isso, é importante que existam pesquisadores e programas capacitados para a análise quantitativa de dados. Neste trabalho, apresentam-se os resultados de um survey realizado com pesquisadores nacionais para verificar seu grau de proficiência em métodos estatísticos. Constatou-se que pesquisadores e programas brasileiros estão menos preparados para o uso desses métodos em relação a pesquisadores norte-americanos, conforme pesquisa usada como referência. Sugere-se não só a preparação de professores e alunos em métodos quantitativos, mas, sobretudo, a existência de estruturas de apoio que possam dar suporte para a melhoria de trabalhos desse tipo. En el ámbito académico hay una presión creciente para la publicación de artículos en revistas de reconocido prestigio. Se resalta que los artículos publicados en estos periódicos son cada vez más empíricos y se utilizan técnicas estadísticas progresivamente más sofisticadas. Por ello, es importante que haya investigadores y programas que sean capaces de analizar datos cuantitativos. En este trabajo se presentan los resultados de un estudio survey aplicado a investigadores brasileños con el fin de comprobar su nivel de competencia en métodos estadísticos. Se encontró que los investigadores y los programas brasileños están menos preparados para usar estos métodos que los investigadores estadounidenses, de acuerdo con un estudio de referencia. Se sugiere en este estudio que se realice la preparación adecuada de los docentes y estudiantes en métodos cuantitativos y que, sobre todo, se desarrollen estructuras de apoyo que puedan ayudar a mejorar dichos trabajos. There is a growing pressure for the publishing of articles in renowned periodicals. We reinforce that articles published in this kind of journals are becoming more empirical and are progressively using more sophisticated statistical techniques. This demands better works and more statistic data analysis papers. For this it is important that there are skilled researchers and programs for the quantitative data analysis. This work presents the results of a survey on Brazilian researchers to evaluate their proficiency in statistic research methods. We verified that our researchers and programs are less prepared to the use of these methods in relation to American researchers, according to a survey used as a reference. We suggest not only researchers and students training in quantitative methods, but also the availability of support structures to enable the improvement of the quantitative research. Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/8639310.5700/rausp1153Revista de Administração; v. 49 n. 2 (2014); 384-398Revista de Administração; Vol. 49 No. 2 (2014); 384-398Revista de Administração; Vol. 49 Núm. 2 (2014); 384-3981984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/86393/89067Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFiates, Gabriela Gonçalves SilveiraSerra, Fernando A. RibeiroMartins, Cristina2015-09-15T16:52:28Zoai:revistas.usp.br:article/86393Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:52:28Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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