Profesoras negras en el posgrado brasileño en una perspectiva histórica: estrategias de alteridad y resiliencia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Nascimento, Tainah Mota
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Meinerz, Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Odeere
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/13347
Resumo: O artigo tematiza a presença de mulheres negras na docência da pós-graduação no Brasil, em perspectiva histórica focada no tempo presente, uma vez que se trata de uma presença recente e em desvantagem no contexto acadêmico de supremacia branca e masculina. Problematiza o debate sobre a presença desestabilizadora dos corpos negros femininos e considera as estratégias de resiliência e alterização em suas práticas docentes. O texto é resultado de uma parceria reflexiva sobre dados de uma pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de abordagem qualitativa referenciada no pensamento de mulheres negras.  Conclui-se que a experiência negra e feminina na docência da pós-graduação brasileira, passa por meio de duas perspectivas, de um lado temos uma ruptura com a reprodução de práticas e políticas que insistem em desumanizar o sujeito negro e por outro, há uma investida na reformulação de discursos e práticas que desestabilizam o espaço, reinventando o corpo, a experiência negra e enegrecendo a docência.
id UESB-5_834d3e03932d52f7a09c23d84f8e65ab
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13347
network_acronym_str UESB-5
network_name_str Revista Odeere
repository_id_str
spelling Profesoras negras en el posgrado brasileño en una perspectiva histórica: estrategias de alteridad y resilienciaProfessoras negras na Pós-Graduação Brasileira em perspectiva histórica: estratégias de alterização e resiliênciaBlack female professors in Brazilian Graduate Studies in a historical perspective: otherness and resilience strategiesAção-afirmativa BranquitudeDoutoras negras Pós-graduaçãoAcción afirmativaBlancura Doctoras negrasPosgraduaciónAffirmative actionBlack doctors Post-graduationWhitenessO artigo tematiza a presença de mulheres negras na docência da pós-graduação no Brasil, em perspectiva histórica focada no tempo presente, uma vez que se trata de uma presença recente e em desvantagem no contexto acadêmico de supremacia branca e masculina. Problematiza o debate sobre a presença desestabilizadora dos corpos negros femininos e considera as estratégias de resiliência e alterização em suas práticas docentes. O texto é resultado de uma parceria reflexiva sobre dados de uma pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de abordagem qualitativa referenciada no pensamento de mulheres negras.  Conclui-se que a experiência negra e feminina na docência da pós-graduação brasileira, passa por meio de duas perspectivas, de um lado temos uma ruptura com a reprodução de práticas e políticas que insistem em desumanizar o sujeito negro e por outro, há uma investida na reformulação de discursos e práticas que desestabilizam o espaço, reinventando o corpo, a experiência negra e enegrecendo a docência.The article discusses the presence of black women in postgraduate teaching in Brazil, from a historical perspective focused on the present time since it is a recent and disadvantaged presence in the academic context of white and male supremacy. It problematizes the debate on the destabilizing presence of black female bodies and considers the strategies of resilience and alteration in their teaching practices. The text is the result of a reflective partnership on data from ongoing research in the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), with a qualitative approach referenced in the thinking of black women.  It is concluded that the black and female experience in Brazilian postgraduate teaching goes through two perspectives, on the one hand, we have a rupture with the reproduction of practices and policies that insist on dehumanizing the black subject, and on the other hand, there is an onslaught on the reformulation of discourses and practices that destabilize the space, reinventing the body, the black experience, and blackening teaching.El artículo tematiza la presencia de las mujeres negras en la enseñanza de posgrado en Brasil, a partir de una perspectiva histórica centrada en el tiempo presente, ya que se trata de una presencia reciente y desfavorecida en el contexto académico de supremacía blanca y masculina. Problematiza el debate sobre la presencia desestabilizadora de los cuerpos femeninos negros y considera las estrategias de resiliencia y alterización en sus prácticas docentes. El texto es resultado de una asociación reflexiva sobre datos de investigaciones en curso en el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), con un abordaje cualitativo referenciado en el pensamiento de las mujeres negras.  Se concluye que la experiencia negra y femenina en la enseñanza de posgrado brasileña pasa por dos perspectivas, por un lado tenemos una ruptura con la reproducción de prácticas y políticas que insisten en deshumanizar al sujeto negro y, por otro, hay una arremetida en la reformulación de discursos y prácticas que desestabilizan el espacio, reinventando el cuerpo, la experiencia negra y ennegreciendo la enseñanzaEdições UESB2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed articleArtículo revisado por paresArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/1334710.22481/odeere.v8i2.13347ODEERE; Vol. 8 Núm. 2 (2023): (Mayo/Ago.) Historias de Mujeres: Identidad Étnica, Resiliencia en las Alteraciones; 57-74ODEERE; Vol. 8 No. 2 (2023): (May/Aug.) Women's Stories: Ethnic Identity, Resilience in Alterations; 57-74ODEERE; v. 8 n. 2 (2023): (Mai./Ago.) Histórias de Mulheres: Identidade Étnica, Resiliências nas Alterizações; 57-74ODEERE; Vol. 8 No. 2 (2023): (Mai./Ago.) Histórias de Mulheres: Identidade Étnica, Resiliências nas Alterizações; 57-742525-4715reponame:Revista Odeereinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/13347/8052Copyright (c) 2023 ODEEREhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento, Tainah MotaMeinerz, Carla 2023-08-31T23:58:57Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13347Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/oairevistaodeere@uesb.edu.br||2525-47152525-4715opendoar:2023-08-31T23:58:57Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Profesoras negras en el posgrado brasileño en una perspectiva histórica: estrategias de alteridad y resiliencia
Professoras negras na Pós-Graduação Brasileira em perspectiva histórica: estratégias de alterização e resiliência
Black female professors in Brazilian Graduate Studies in a historical perspective: otherness and resilience strategies
title Profesoras negras en el posgrado brasileño en una perspectiva histórica: estrategias de alteridad y resiliencia
spellingShingle Profesoras negras en el posgrado brasileño en una perspectiva histórica: estrategias de alteridad y resiliencia
do Nascimento, Tainah Mota
Ação-afirmativa
Branquitude
Doutoras negras
Pós-graduação
Acción afirmativa
Blancura
Doctoras negras
Posgraduación
Affirmative action
Black doctors
Post-graduation
Whiteness
title_short Profesoras negras en el posgrado brasileño en una perspectiva histórica: estrategias de alteridad y resiliencia
title_full Profesoras negras en el posgrado brasileño en una perspectiva histórica: estrategias de alteridad y resiliencia
title_fullStr Profesoras negras en el posgrado brasileño en una perspectiva histórica: estrategias de alteridad y resiliencia
title_full_unstemmed Profesoras negras en el posgrado brasileño en una perspectiva histórica: estrategias de alteridad y resiliencia
title_sort Profesoras negras en el posgrado brasileño en una perspectiva histórica: estrategias de alteridad y resiliencia
author do Nascimento, Tainah Mota
author_facet do Nascimento, Tainah Mota
Meinerz, Carla
author_role author
author2 Meinerz, Carla
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Nascimento, Tainah Mota
Meinerz, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Ação-afirmativa
Branquitude
Doutoras negras
Pós-graduação
Acción afirmativa
Blancura
Doctoras negras
Posgraduación
Affirmative action
Black doctors
Post-graduation
Whiteness
topic Ação-afirmativa
Branquitude
Doutoras negras
Pós-graduação
Acción afirmativa
Blancura
Doctoras negras
Posgraduación
Affirmative action
Black doctors
Post-graduation
Whiteness
description O artigo tematiza a presença de mulheres negras na docência da pós-graduação no Brasil, em perspectiva histórica focada no tempo presente, uma vez que se trata de uma presença recente e em desvantagem no contexto acadêmico de supremacia branca e masculina. Problematiza o debate sobre a presença desestabilizadora dos corpos negros femininos e considera as estratégias de resiliência e alterização em suas práticas docentes. O texto é resultado de uma parceria reflexiva sobre dados de uma pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de abordagem qualitativa referenciada no pensamento de mulheres negras.  Conclui-se que a experiência negra e feminina na docência da pós-graduação brasileira, passa por meio de duas perspectivas, de um lado temos uma ruptura com a reprodução de práticas e políticas que insistem em desumanizar o sujeito negro e por outro, há uma investida na reformulação de discursos e práticas que desestabilizam o espaço, reinventando o corpo, a experiência negra e enegrecendo a docência.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/13347
10.22481/odeere.v8i2.13347
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/13347
identifier_str_mv 10.22481/odeere.v8i2.13347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/13347/8052
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 ODEERE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 ODEERE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv ODEERE; Vol. 8 Núm. 2 (2023): (Mayo/Ago.) Historias de Mujeres: Identidad Étnica, Resiliencia en las Alteraciones; 57-74
ODEERE; Vol. 8 No. 2 (2023): (May/Aug.) Women's Stories: Ethnic Identity, Resilience in Alterations; 57-74
ODEERE; v. 8 n. 2 (2023): (Mai./Ago.) Histórias de Mulheres: Identidade Étnica, Resiliências nas Alterizações; 57-74
ODEERE; Vol. 8 No. 2 (2023): (Mai./Ago.) Histórias de Mulheres: Identidade Étnica, Resiliências nas Alterizações; 57-74
2525-4715
reponame:Revista Odeere
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Odeere
collection Revista Odeere
repository.name.fl_str_mv Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv revistaodeere@uesb.edu.br||
_version_ 1797067754458578944