Impacto do treinamento como variável preditora da satisfação com o trabalho
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44543 |
Resumo: | No estudo aqui exposto, tem-se como principal objetivo investigar a relação entre o impacto do treinamento no trabalho e a satisfação com o trabalho. A pesquisa, de natureza quantitativa, foi realizada numa autarquia federal, com a aplicação de 140 questionários cinco meses após a conclusão do Programa de Desenvolvimento de Equipes. As respostas dos participantes do curso foram submetidas a análises de correlação e regressão múltipla padrão. A variável impacto do treinamento no trabalho configurou-se como preditora em dois modelos apontados como significativos: a satisfação com a natureza do trabalho e a satisfação com a chefia. Em outras palavras, quem aplica com maior intensidade o que aprendeu nos treinamentos tende a apresentar maior satisfação com a chefia e com a natureza do trabalho. Para a variável satisfação no trabalho, a pesquisa também permitiu concluir que as variáveis pessoais e funcionais têm baixo poder de explicação. Neste artigo, discutem-se os resultados e apontam-se recomendações práticas deles derivadas. |
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Impacto do treinamento como variável preditora da satisfação com o trabalhoImpacto del entrenamiento como variable predictiva de la satisfacción con el trabajoThe impact of training as a work satisfaction prediction variabletreinamento e desenvolvimentoimpactosatisfação no trabalhocapacitación y desarrolloimpactosatisfacción en el trabajotrainingdevelopmentimpactjob satisfactionNo estudo aqui exposto, tem-se como principal objetivo investigar a relação entre o impacto do treinamento no trabalho e a satisfação com o trabalho. A pesquisa, de natureza quantitativa, foi realizada numa autarquia federal, com a aplicação de 140 questionários cinco meses após a conclusão do Programa de Desenvolvimento de Equipes. As respostas dos participantes do curso foram submetidas a análises de correlação e regressão múltipla padrão. A variável impacto do treinamento no trabalho configurou-se como preditora em dois modelos apontados como significativos: a satisfação com a natureza do trabalho e a satisfação com a chefia. Em outras palavras, quem aplica com maior intensidade o que aprendeu nos treinamentos tende a apresentar maior satisfação com a chefia e com a natureza do trabalho. Para a variável satisfação no trabalho, a pesquisa também permitiu concluir que as variáveis pessoais e funcionais têm baixo poder de explicação. Neste artigo, discutem-se os resultados e apontam-se recomendações práticas deles derivadas.El principal objetivo en este estudio es investigar la relación entre el impacto de la capacitación en el trabajo y la satisfacción laboral. La investigación, de carácter cuantitativo, se realizó en una institución pública federal de Brasil, con la aplicación de 140 cuestionarios, cinco meses después de la finalización del Programa de Desarrollo de Equipos. Las respuestas de los participantes del curso fueron sometidas a análisis de correlación y regresión múltiple. La variable impacto del entrenamiento en el trabajo se ha configurado como predictiva en dos modelos definidos como significativos: la satisfacción con la naturaleza del trabajo y la satisfacción con el liderazgo. Dicho de otra manera, quien aplica con más intensidad lo que aprendió en los entrenamientos tiende a presentar una mayor satisfacción con el liderazgo y con la naturaleza del trabajo. Para la variable satisfacción en el trabajo, la investigación también mostró que las variables personales y funcionales tienen bajo poder explicativo. Se discuten los resultados y se apuntan recomendaciones prácticas.The main aim of this study is to investigate the relation between the impact of job training and job satisfaction. The study, of a quantitative nature, was conducted in a government agency in Brazil and is based on 140 questionnaires filled out five months after completion of a Team Development Program. The responses of the course participants were submitted to correlation analyses and standard multiple regression. The impact of training on work was shown to be a predictive element in two models identified as significant: satisfaction with the nature of the work and satisfaction with leadership. The study results support the conclusion that those who apply more strongly what they learned in their training tend to be more satisfied with the leadership and with the nature of work. Concerning the variable job satisfaction, the research also led to the conclusion that both functional and personal variables have low explanatory power. The article discusses the results and points out practical recommendations derived from it.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4454310.1590/S0080-21072011000300008Revista de Administração; v. 46 n. 3 (2011); 305-318Revista de Administração; Vol. 46 No. 3 (2011); 305-318Revista de Administração; Vol. 46 Núm. 3 (2011); 305-3181984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44543/48163Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, José Ricardo Vieira Silva dosMourão, Luciana2015-09-15T16:53:01Zoai:revistas.usp.br:article/44543Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:53:01Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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