Do papel à tela: as transformações e os desafios da indústria editorial brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marco Aurélio de Souza
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Chimenti, Paula, Nogueira, Antonio Roberto Ramos, Hupsel, Luiz Felipe, Repsold, Andrea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/86401
Resumo: As novas tecnologias mudam drasticamente o modo como livros são produzidos e consumidos, evidenciando uma quebra de paradigma na indústria editorial. Neste estudo, procura-se compreender como a indústria editorial brasileira está enfrentando essas transformações, capazes de alterar profundamente seu modelo de negócios. Entrevistas em profundidade com os principais executivos de alguns dos principais atores da indústria editorial foram realizadas a fim de coletarem-se dados sobre como esses gestores percebem as mudanças em seu ambiente de negócios e como vão responder a essas transformações. Os resultados sugerem um panorama caracterizado por novos players chegando ao mercado brasileiro e por grande ansiedade decorrente da chegada dos livros digitais, que podem alterar de forma significativa questões relativas à gestão de direitos autorais e à precificação, potencialmente redefinindo o papel de um editor no processo de publicação. Como reflexo, os editores vêm construindo alianças como uma tentativa de preservar seu valor no mercado, ainda que se mantenham firmemente agarrados aos modelos de negócio tradicionais.
id USP-27_fb90d5c1d7249a0c4aa6ed34ee47c59b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/86401
network_acronym_str USP-27
network_name_str Revista de Administração (São Paulo)
repository_id_str
spelling Do papel à tela: as transformações e os desafios da indústria editorial brasileira Del papel a la pantalla: cambios y retos de la industria editorial brasileña From print to screen: changes and challenges facing the Brazilian publishing industry As novas tecnologias mudam drasticamente o modo como livros são produzidos e consumidos, evidenciando uma quebra de paradigma na indústria editorial. Neste estudo, procura-se compreender como a indústria editorial brasileira está enfrentando essas transformações, capazes de alterar profundamente seu modelo de negócios. Entrevistas em profundidade com os principais executivos de alguns dos principais atores da indústria editorial foram realizadas a fim de coletarem-se dados sobre como esses gestores percebem as mudanças em seu ambiente de negócios e como vão responder a essas transformações. Os resultados sugerem um panorama caracterizado por novos players chegando ao mercado brasileiro e por grande ansiedade decorrente da chegada dos livros digitais, que podem alterar de forma significativa questões relativas à gestão de direitos autorais e à precificação, potencialmente redefinindo o papel de um editor no processo de publicação. Como reflexo, os editores vêm construindo alianças como uma tentativa de preservar seu valor no mercado, ainda que se mantenham firmemente agarrados aos modelos de negócio tradicionais. The publishing industry is at a turning point. Facing the first major disruptive innovation in five centuries, its long-established structure and business model are at stake. Building on literature based on the pitfalls for incumbents, we interviewed key executives from the major publishers in Brazil to understand their perspective. We find that not only are they facing those pitfalls, but we also propose a new one, The Industry View Trap, concerning challenges created by convergence, the difficulty to deal with changes in the ecosystem and the fact that the very definition of the industry you're part of might have changed. Las nuevas tecnologías han cambiado drásticamente el modo de producción y consumo de libros, lo que señala un claro cambio de paradigma en la industria editorial. En este estudio se busca entender cómo la industria editorial en Brasil está haciendo frente a estos cambios que afectan significativamente su modelo de negocio. Se llevaron a cabo entrevistas en profundidad con ejecutivos de los principales actores de la industria editorial y se recopilaron datos sobre cómo perciben los cambios en su ambiente de negocios y cómo responderán a estas transformaciones. Los resultados sugieren un panorama que se caracteriza por los nuevos jugadores que llegan al mercado brasileño y por la ansiedad que produce el advenimiento de los libros digitales, lo que puede cambiar de manera significativa cómo tratar cuestiones que se relacionan con la de gestión de derechos de autor y la fijación de precios, y redefinir el mismo papel del editor en el proceso de publicación. Como resultado, los editores están forjando asociaciones que tratan de mantener su valor en el mercado, aunque se aferren firmemente a los modelos de negocio tradicionales. Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/8640110.5700/rausp1163Revista de Administração; v. 49 n. 3 (2014); 491-505Revista de Administração; Vol. 49 No. 3 (2014); 491-505Revista de Administração; Vol. 49 Núm. 3 (2014); 491-5051984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/86401/89077Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Marco Aurélio de SouzaChimenti, PaulaNogueira, Antonio Roberto RamosHupsel, Luiz FelipeRepsold, Andrea2015-09-15T16:52:25Zoai:revistas.usp.br:article/86401Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:52:25Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Do papel à tela: as transformações e os desafios da indústria editorial brasileira
Del papel a la pantalla: cambios y retos de la industria editorial brasileña
From print to screen: changes and challenges facing the Brazilian publishing industry
title Do papel à tela: as transformações e os desafios da indústria editorial brasileira
spellingShingle Do papel à tela: as transformações e os desafios da indústria editorial brasileira
Rodrigues, Marco Aurélio de Souza
title_short Do papel à tela: as transformações e os desafios da indústria editorial brasileira
title_full Do papel à tela: as transformações e os desafios da indústria editorial brasileira
title_fullStr Do papel à tela: as transformações e os desafios da indústria editorial brasileira
title_full_unstemmed Do papel à tela: as transformações e os desafios da indústria editorial brasileira
title_sort Do papel à tela: as transformações e os desafios da indústria editorial brasileira
author Rodrigues, Marco Aurélio de Souza
author_facet Rodrigues, Marco Aurélio de Souza
Chimenti, Paula
Nogueira, Antonio Roberto Ramos
Hupsel, Luiz Felipe
Repsold, Andrea
author_role author
author2 Chimenti, Paula
Nogueira, Antonio Roberto Ramos
Hupsel, Luiz Felipe
Repsold, Andrea
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Marco Aurélio de Souza
Chimenti, Paula
Nogueira, Antonio Roberto Ramos
Hupsel, Luiz Felipe
Repsold, Andrea
description As novas tecnologias mudam drasticamente o modo como livros são produzidos e consumidos, evidenciando uma quebra de paradigma na indústria editorial. Neste estudo, procura-se compreender como a indústria editorial brasileira está enfrentando essas transformações, capazes de alterar profundamente seu modelo de negócios. Entrevistas em profundidade com os principais executivos de alguns dos principais atores da indústria editorial foram realizadas a fim de coletarem-se dados sobre como esses gestores percebem as mudanças em seu ambiente de negócios e como vão responder a essas transformações. Os resultados sugerem um panorama caracterizado por novos players chegando ao mercado brasileiro e por grande ansiedade decorrente da chegada dos livros digitais, que podem alterar de forma significativa questões relativas à gestão de direitos autorais e à precificação, potencialmente redefinindo o papel de um editor no processo de publicação. Como reflexo, os editores vêm construindo alianças como uma tentativa de preservar seu valor no mercado, ainda que se mantenham firmemente agarrados aos modelos de negócio tradicionais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/86401
10.5700/rausp1163
url https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/86401
identifier_str_mv 10.5700/rausp1163
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/86401/89077
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração; v. 49 n. 3 (2014); 491-505
Revista de Administração; Vol. 49 No. 3 (2014); 491-505
Revista de Administração; Vol. 49 Núm. 3 (2014); 491-505
1984-6142
0080-2107
reponame:Revista de Administração (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração (São Paulo)
collection Revista de Administração (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rausp@usp.br||reinhard@usp.br
_version_ 1800222890058055680