As Práticas Pedagógicas no Ensino da Língua Alemã: Afetos Positivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Vanja Ramos Vieira de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Leite, Sérgio Antônio da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pandaemonium Germanicum (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/208725
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas adotadas por  professores de língua alemã, de diversos estados do país, a partir das bases teóricas de Vigotski (2009 [1934]; 2018 [1926])e Wallon (1978 [1942]; 2010 [1941]), correlacionando-as às propostas de interações entre os sujeitos (aluno) e os diversos objetos de conhecimento (áreas e conteúdos escolares), no contexto da globalização. Dessa forma, abordamos a mediação do professor de alemão, levando em conta os elementos capazes de afetar positivamente o aluno e de promover sua aproximação e interesse pela língua alemã ou, ao contrário, o seu afastamento e aversão. A partir da aplicação de questionário elaborado com 11 questões fechadas, estabelecemos inferências a partir da correlação entre os registros e as possibilidades de afetar positivamente os alunos, no sentido de promover um movimento de aproximação dos alunos à língua alemã. Concluímos que o grupo de 85 docentes respondentes desenvolve práticas pedagógicas no ensino de alemão capazes de afetar positivamente seus alunos e, desse modo, alcançar resultados de sucesso. Destaca-se a abordagem de temas socioculturais associados às expectativas de desempenho linguístico e às implicações para a vida social do aluno.
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Dessa forma, abordamos a mediação do professor de alemão, levando em conta os elementos capazes de afetar positivamente o aluno e de promover sua aproximação e interesse pela língua alemã ou, ao contrário, o seu afastamento e aversão. A partir da aplicação de questionário elaborado com 11 questões fechadas, estabelecemos inferências a partir da correlação entre os registros e as possibilidades de afetar positivamente os alunos, no sentido de promover um movimento de aproximação dos alunos à língua alemã. Concluímos que o grupo de 85 docentes respondentes desenvolve práticas pedagógicas no ensino de alemão capazes de afetar positivamente seus alunos e, desse modo, alcançar resultados de sucesso. Destaca-se a abordagem de temas socioculturais associados às expectativas de desempenho linguístico e às implicações para a vida social do aluno.Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas adotadas por  professores de língua alemã, de diversos estados do país, a partir das bases teóricas de Vigotski (2009 [1934]; 2018 [1926])e Wallon (1978 [1942]; 2010 [1941]), correlacionando-as às propostas de interações entre os sujeitos (aluno) e os diversos objetos de conhecimento (áreas e conteúdos escolares), no contexto da globalização. Dessa forma, abordamos a mediação do professor de alemão, levando em conta os elementos capazes de afetar positivamente o aluno e de promover sua aproximação e interesse pela língua alemã ou, ao contrário, o seu afastamento e aversão. 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A partir da aplicação de questionário elaborado com 11 questões fechadas, estabelecemos inferências a partir da correlação entre os registros e as possibilidades de afetar positivamente os alunos, no sentido de promover um movimento de aproximação dos alunos à língua alemã. Concluímos que o grupo de 85 docentes respondentes desenvolve práticas pedagógicas no ensino de alemão capazes de afetar positivamente seus alunos e, desse modo, alcançar resultados de sucesso. Destaca-se a abordagem de temas socioculturais associados às expectativas de desempenho linguístico e às implicações para a vida social do aluno.Universidade de São Paulo. 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