Among books, readers and reality

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Márcio Araújo de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Via Atlântica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/90221
Resumo: Este artigo discute a formação do leitor literário a partir do próprio texto literário. Para tanto analisa algumas personagens-leitoras e as figurações que vão assumindo ao longo do processo de leitura no texto ficcional. Essas sujeitos-leitoras ensinam os leitores empíricos a partir de suas experiências de leitura, de suas percepções e modos de ler o texto literário, bem como acabam direcionando as escolhas do que ler e do por que ler.
id USP-32_06fa5a3be96cce483e6cbe07e01c3432
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/90221
network_acronym_str USP-32
network_name_str Via Atlântica (Online)
repository_id_str
spelling Among books, readers and realityEntre livros, leitores e realidadeformação do leitor literáriopersonagem-leitorleitor empíricoliterary reader trainingcharacter-readerempirical readerEste artigo discute a formação do leitor literário a partir do próprio texto literário. Para tanto analisa algumas personagens-leitoras e as figurações que vão assumindo ao longo do processo de leitura no texto ficcional. Essas sujeitos-leitoras ensinam os leitores empíricos a partir de suas experiências de leitura, de suas percepções e modos de ler o texto literário, bem como acabam direcionando as escolhas do que ler e do por que ler.This article discusses the formation of the literary reader from the literary text itself. For doing so, it analyzes some characters-readers and the figurations that they assume in the fictional text through the reading process. These subject-readers teach empirical readers from their reading experiences, perceptions and ways of reading the literary text as well as end up directing the choices of what to read and why read.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/9022110.11606/va.v0i28.90221Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 161-177Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 161-1772317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/90221/107095https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/90221/196511Copyright (c) 2015 Márcio Araújo de Melohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Márcio Araújo de2023-06-26T13:40:58Zoai:revistas.usp.br:article/90221Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:40:58Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Among books, readers and reality
Entre livros, leitores e realidade
title Among books, readers and reality
spellingShingle Among books, readers and reality
Melo, Márcio Araújo de
formação do leitor literário
personagem-leitor
leitor empírico
literary reader training
character-reader
empirical reader
title_short Among books, readers and reality
title_full Among books, readers and reality
title_fullStr Among books, readers and reality
title_full_unstemmed Among books, readers and reality
title_sort Among books, readers and reality
author Melo, Márcio Araújo de
author_facet Melo, Márcio Araújo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Márcio Araújo de
dc.subject.por.fl_str_mv formação do leitor literário
personagem-leitor
leitor empírico
literary reader training
character-reader
empirical reader
topic formação do leitor literário
personagem-leitor
leitor empírico
literary reader training
character-reader
empirical reader
description Este artigo discute a formação do leitor literário a partir do próprio texto literário. Para tanto analisa algumas personagens-leitoras e as figurações que vão assumindo ao longo do processo de leitura no texto ficcional. Essas sujeitos-leitoras ensinam os leitores empíricos a partir de suas experiências de leitura, de suas percepções e modos de ler o texto literário, bem como acabam direcionando as escolhas do que ler e do por que ler.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/90221
10.11606/va.v0i28.90221
url https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/90221
identifier_str_mv 10.11606/va.v0i28.90221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/90221/107095
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/90221/196511
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Márcio Araújo de Melo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Márcio Araújo de Melo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 161-177
Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 161-177
2317-8086
1516-5159
reponame:Via Atlântica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Via Atlântica (Online)
collection Via Atlântica (Online)
repository.name.fl_str_mv Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv viatlan24@gmail.com
_version_ 1800222041066962944