Paper networks, electronic networks: the times of literature and its teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Via Atlântica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98657 |
Resumo: | O ensino de literatura, na contemporaneidade, requer novas metodologias que rediscutam o papel da literatura a partir da reflexão sobre os processos de produção, recepção e circulação. Nos tempos da escrita eletrônica, o conceito de literatura parece reconfigurar o espaço do literário, provocando a discussão sobre a autoria e a comunidade de leitores. Nesse sentido, o presente artigo parte da ideia de autoria coletiva para discutir o ensino de literatura nos tempos do papel e da escrita eletrônica. |
id |
USP-32_b268dc305c1374375dd507384aa9a96d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/98657 |
network_acronym_str |
USP-32 |
network_name_str |
Via Atlântica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Paper networks, electronic networks: the times of literature and its teachingRedes de papel, redes eletrônicas: os tempos da literatura e de seu ensinoensino de literaturaredearte coletivaliterature teachingnetworkcollective artO ensino de literatura, na contemporaneidade, requer novas metodologias que rediscutam o papel da literatura a partir da reflexão sobre os processos de produção, recepção e circulação. Nos tempos da escrita eletrônica, o conceito de literatura parece reconfigurar o espaço do literário, provocando a discussão sobre a autoria e a comunidade de leitores. Nesse sentido, o presente artigo parte da ideia de autoria coletiva para discutir o ensino de literatura nos tempos do papel e da escrita eletrônica.The teaching of literature, in contemporary times, requires new methodologies that discuss the role of literature from the reflection on the processes of production, reception and circulation. In the times of electronic writing, the concept of literature seems to reconfigure the literary space, causing the discussion about the authorship and the community of readers. In this sense, this article starts from the idea of collective authorship to discuss the teaching of literature in times of paper and electronic writing.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/9865710.11606/va.v0i28.98657Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 73-87Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 73-872317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98657/107120https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98657/196505Copyright (c) 2015 Marcelo Santos, Ana Carolina Sampaio Coelhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, MarceloCoelho, Ana Carolina Sampaio2023-06-26T13:40:58Zoai:revistas.usp.br:article/98657Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:40:58Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Paper networks, electronic networks: the times of literature and its teaching Redes de papel, redes eletrônicas: os tempos da literatura e de seu ensino |
title |
Paper networks, electronic networks: the times of literature and its teaching |
spellingShingle |
Paper networks, electronic networks: the times of literature and its teaching Santos, Marcelo ensino de literatura rede arte coletiva literature teaching network collective art |
title_short |
Paper networks, electronic networks: the times of literature and its teaching |
title_full |
Paper networks, electronic networks: the times of literature and its teaching |
title_fullStr |
Paper networks, electronic networks: the times of literature and its teaching |
title_full_unstemmed |
Paper networks, electronic networks: the times of literature and its teaching |
title_sort |
Paper networks, electronic networks: the times of literature and its teaching |
author |
Santos, Marcelo |
author_facet |
Santos, Marcelo Coelho, Ana Carolina Sampaio |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Ana Carolina Sampaio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Marcelo Coelho, Ana Carolina Sampaio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de literatura rede arte coletiva literature teaching network collective art |
topic |
ensino de literatura rede arte coletiva literature teaching network collective art |
description |
O ensino de literatura, na contemporaneidade, requer novas metodologias que rediscutam o papel da literatura a partir da reflexão sobre os processos de produção, recepção e circulação. Nos tempos da escrita eletrônica, o conceito de literatura parece reconfigurar o espaço do literário, provocando a discussão sobre a autoria e a comunidade de leitores. Nesse sentido, o presente artigo parte da ideia de autoria coletiva para discutir o ensino de literatura nos tempos do papel e da escrita eletrônica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98657 10.11606/va.v0i28.98657 |
url |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98657 |
identifier_str_mv |
10.11606/va.v0i28.98657 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98657/107120 https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98657/196505 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Marcelo Santos, Ana Carolina Sampaio Coelho https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Marcelo Santos, Ana Carolina Sampaio Coelho https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 73-87 Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 73-87 2317-8086 1516-5159 reponame:Via Atlântica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Via Atlântica (Online) |
collection |
Via Atlântica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
viatlan24@gmail.com |
_version_ |
1800222041115197440 |