Portuguese literature in educational system: a history of the future?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Via Atlântica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/191092 |
Resumo: | Este artigo se propõe discutir o lugar contemporâneo da literatura portuguesa entre as leituras literárias da Educação Básica. Para isso, aborda-se a função de reforço do paradigma vernáculo que a literatura portuguesa assumiu no ensino de Língua Portuguesa desde o Império. Depois, analisa-se a presença da literatura portuguesa em uma amostra de listas de obras literárias para os vestibulares de IES brasileiras e de questões de Língua Portuguesa do ENEM. Por fim, ainda se verifica nessa amostra se a lusofonia, em consonância com algumas políticas públicas, não se mostraria como o novo paradigma de leitura literária. A análise indica pouca expressividade da literatura portuguesa na amostra. |
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Portuguese literature in educational system: a history of the future?A literatura portuguesa na educação básica: uma história de futuro?Portuguese literatureentrance examEnemlusophonyliteratura brasileiravestibularEnemlusofoniaEste artigo se propõe discutir o lugar contemporâneo da literatura portuguesa entre as leituras literárias da Educação Básica. Para isso, aborda-se a função de reforço do paradigma vernáculo que a literatura portuguesa assumiu no ensino de Língua Portuguesa desde o Império. Depois, analisa-se a presença da literatura portuguesa em uma amostra de listas de obras literárias para os vestibulares de IES brasileiras e de questões de Língua Portuguesa do ENEM. Por fim, ainda se verifica nessa amostra se a lusofonia, em consonância com algumas políticas públicas, não se mostraria como o novo paradigma de leitura literária. A análise indica pouca expressividade da literatura portuguesa na amostra.This article aims to discuss the contemporary place of Portuguese literature among the literary readings of the Brazilian educational system. To this, the role of reinforcing the vernacular paradigm assumed by Portuguese literature in the teaching of the Portuguese language since the Empire was addressed. Subsequently, the presence of Portuguese literature is analyzed both in a sample of lists of literary works for entrance exams in Brazilian Universities. Finally, it was verified if the Lusophony, soundly with some recent public policies, would not present itself as a new paradigm for the selection of literary readings. The analysis indicates a lower presence of Portuguese literature.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/19109210.11606/va.i2.191092Via Atlântica; v. 24 n. 2 (2023): 100 anos da Literatura de Sodoma; 354-383Via Atlântica; Vol. 24 No. 2 (2023): 100 Years of Sodom Literature; 354-3832317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/191092/200276Copyright (c) 2023 CELDON FRITZENhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFritzen, Celdon2023-11-30T23:18:57Zoai:revistas.usp.br:article/191092Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-11-30T23:18:57Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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