Os perversos e as poetisas: Literatura de Sodoma e arredores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klobucka, Anna M.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Via Atlântica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/207160
Resumo: Este artigo procura reexaminar a participação de Judith Teixeira no episódio histórico da “Literatura de Sodoma”, com recurso a uma contextualização alargada da sua estreia poética e do lançamento de Decadência. Argumento que uma compreensão mais completa e matizada dos eventos de 1922-23 no que diz respeito a Teixeira deverá levar em conta a sua inserção em dois conjuntos distintos mas, através dela, relacionados de agentes socioculturais: os “perversos” (masculinos) do campo modernista português e as “poetisas”, cuja emergência robusta no mercado literário dos inícios da década de 1920 formava o contexto incontornável da estreia da autora de Decadência.
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spelling Os perversos e as poetisas: Literatura de Sodoma e arredoresThe perverse and the poets: Literature of Sodom and surroundingsJudith TeixeiraLiteratura de Sodomadissidência sexualpoesia de autoria femininaJudith TeixeiraLiterature of Sodomsexual dissidencewomen's poetryEste artigo procura reexaminar a participação de Judith Teixeira no episódio histórico da “Literatura de Sodoma”, com recurso a uma contextualização alargada da sua estreia poética e do lançamento de Decadência. Argumento que uma compreensão mais completa e matizada dos eventos de 1922-23 no que diz respeito a Teixeira deverá levar em conta a sua inserção em dois conjuntos distintos mas, através dela, relacionados de agentes socioculturais: os “perversos” (masculinos) do campo modernista português e as “poetisas”, cuja emergência robusta no mercado literário dos inícios da década de 1920 formava o contexto incontornável da estreia da autora de Decadência.This article seeks to reexamine Judith Teixeira’s participation in the historical episode known as the “Literature of Sodom” through an extended contextualization of Teixeira’s poetic debut and the launching of Decadência. I argue that a more complete and nuanced understanding of Teixeira’s role in the 1922-23 events must take into account her belonging to two distinct colectives of sociocultural agents that were connected by her agency: the (male) “perverts” of the Portuguese modernism and the female “poetesses”, whose robust emergence in the literary marketplace of the early 1920s formed the inescapable context for the debut of the author of Decadência.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/20716010.11606/va.i2.207160Via Atlântica; v. 24 n. 2 (2023): 100 anos da Literatura de Sodoma; 41-73Via Atlântica; Vol. 24 No. 2 (2023): 100 Years of Sodom Literature; 41-732317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/207160/200243Copyright (c) 2023 Anna M Klobuckahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKlobucka, Anna M.2023-11-30T23:18:57Zoai:revistas.usp.br:article/207160Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-11-30T23:18:57Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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