Aprender a ler na diferença: o uso do texto literário para o desenvolvimento de uma competência intercultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/12149 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
id |
RCAP_1d96c69e968f5276c78c1e5035c40b22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/12149 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender a ler na diferença: o uso do texto literário para o desenvolvimento de uma competência interculturalEducação interculturalCompetência interculturalTexto literárioRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e SecundárioO presente trabalho apresenta um cariz a um tempo descritivo e reflexivo. Ao relato das atividades levadas a cabo ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, seguir-se-á uma reflexão científica ancorada nos elementos fornecidos pelo trabalho desenvolvido durante a mesma, de modo a sustentar a pertinência do uso do texto literário como instrumento para o desenvolvimento de uma competência intercultural nas aulas de português como língua materna e de espanhol como língua estrangeira. Com esse intuito, definir-se-ão Educação Intercultural e competência intercultural e analisar-seão as especificidades próprias dos textos literários e das aulas de língua materna e estrangeira que fazem de ditos textos e de ditas aulas instrumentos e momentos propícios ao desenvolvimento de uma competência intercultural.O presente trabalho apresenta um cariz a um tempo descritivo e reflexivo. Ao relato das atividades levadas a cabo ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, seguir-se-á uma reflexão científica ancorada nos elementos fornecidos pelo trabalho desenvolvido durante a mesma, de modo a sustentar a pertinência do uso do texto literário como instrumento para o desenvolvimento de uma competência intercultural nas aulas de português como língua materna e de espanhol como língua estrangeira. Com esse intuito, definir-se-ão Educação Intercultural e competência intercultural e analisar-seão as especificidades próprias dos textos literários e das aulas de língua materna e estrangeira que fazem de ditos textos e de ditas aulas instrumentos e momentos propícios ao desenvolvimento de uma competência intercultural.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNMochila, Miguel Filipe Pateiro20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/12149TID:201042860porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:16:11Zoai:run.unl.pt:10362/12149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:16:11Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a ler na diferença: o uso do texto literário para o desenvolvimento de uma competência intercultural |
title |
Aprender a ler na diferença: o uso do texto literário para o desenvolvimento de uma competência intercultural |
spellingShingle |
Aprender a ler na diferença: o uso do texto literário para o desenvolvimento de uma competência intercultural Mochila, Miguel Filipe Pateiro Educação intercultural Competência intercultural Texto literário |
title_short |
Aprender a ler na diferença: o uso do texto literário para o desenvolvimento de uma competência intercultural |
title_full |
Aprender a ler na diferença: o uso do texto literário para o desenvolvimento de uma competência intercultural |
title_fullStr |
Aprender a ler na diferença: o uso do texto literário para o desenvolvimento de uma competência intercultural |
title_full_unstemmed |
Aprender a ler na diferença: o uso do texto literário para o desenvolvimento de uma competência intercultural |
title_sort |
Aprender a ler na diferença: o uso do texto literário para o desenvolvimento de uma competência intercultural |
author |
Mochila, Miguel Filipe Pateiro |
author_facet |
Mochila, Miguel Filipe Pateiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mochila, Miguel Filipe Pateiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação intercultural Competência intercultural Texto literário |
topic |
Educação intercultural Competência intercultural Texto literário |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/12149 TID:201042860 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/12149 |
identifier_str_mv |
TID:201042860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545513698852864 |