Aprender a ler na diferença: o uso do texto literário para o desenvolvimento de uma competência intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mochila, Miguel Filipe Pateiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/12149
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_1d96c69e968f5276c78c1e5035c40b22
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/12149
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender a ler na diferença: o uso do texto literário para o desenvolvimento de uma competência interculturalEducação interculturalCompetência interculturalTexto literárioRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e SecundárioO presente trabalho apresenta um cariz a um tempo descritivo e reflexivo. Ao relato das atividades levadas a cabo ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, seguir-se-á uma reflexão científica ancorada nos elementos fornecidos pelo trabalho desenvolvido durante a mesma, de modo a sustentar a pertinência do uso do texto literário como instrumento para o desenvolvimento de uma competência intercultural nas aulas de português como língua materna e de espanhol como língua estrangeira. Com esse intuito, definir-se-ão Educação Intercultural e competência intercultural e analisar-seão as especificidades próprias dos textos literários e das aulas de língua materna e estrangeira que fazem de ditos textos e de ditas aulas instrumentos e momentos propícios ao desenvolvimento de uma competência intercultural.O presente trabalho apresenta um cariz a um tempo descritivo e reflexivo. Ao relato das atividades levadas a cabo ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, seguir-se-á uma reflexão científica ancorada nos elementos fornecidos pelo trabalho desenvolvido durante a mesma, de modo a sustentar a pertinência do uso do texto literário como instrumento para o desenvolvimento de uma competência intercultural nas aulas de português como língua materna e de espanhol como língua estrangeira. Com esse intuito, definir-se-ão Educação Intercultural e competência intercultural e analisar-seão as especificidades próprias dos textos literários e das aulas de língua materna e estrangeira que fazem de ditos textos e de ditas aulas instrumentos e momentos propícios ao desenvolvimento de uma competência intercultural.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNMochila, Miguel Filipe Pateiro20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/12149TID:201042860porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:46:59Zoai:run.unl.pt:10362/12149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:45.622322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a ler na diferença: o uso do texto literário para o desenvolvimento de uma competência intercultural
title Aprender a ler na diferença: o uso do texto literário para o desenvolvimento de uma competência intercultural
spellingShingle Aprender a ler na diferença: o uso do texto literário para o desenvolvimento de uma competência intercultural
Mochila, Miguel Filipe Pateiro
Educação intercultural
Competência intercultural
Texto literário
title_short Aprender a ler na diferença: o uso do texto literário para o desenvolvimento de uma competência intercultural
title_full Aprender a ler na diferença: o uso do texto literário para o desenvolvimento de uma competência intercultural
title_fullStr Aprender a ler na diferença: o uso do texto literário para o desenvolvimento de uma competência intercultural
title_full_unstemmed Aprender a ler na diferença: o uso do texto literário para o desenvolvimento de uma competência intercultural
title_sort Aprender a ler na diferença: o uso do texto literário para o desenvolvimento de uma competência intercultural
author Mochila, Miguel Filipe Pateiro
author_facet Mochila, Miguel Filipe Pateiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Mochila, Miguel Filipe Pateiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação intercultural
Competência intercultural
Texto literário
topic Educação intercultural
Competência intercultural
Texto literário
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/12149
TID:201042860
url http://hdl.handle.net/10362/12149
identifier_str_mv TID:201042860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137849081069568