A influência da tecnologia no desempenho dos call centers brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gião, Paulo Roberto
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Borini, Felipe Mendes, Oliveira Júnior, Moacir de Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12864
Resumo: Os call centers (CC) têm mostrado constante evolução com o decorrer do tempo. Existe um uso intensivo de tecnologia nos CCs. No entanto, nem sempre para um lado positivo. O artigo é baseado em um survey feito com 103 empresas brasileiras que possuem ou provêm serviços de call center e procura verificar a contribuição da tecnologia sobre quatro distintas dimensões: redução de custos, relacionamento com clientes, canais de comunicação e monitoramento dos empregados. O referencial teórico utilizado é bastante eclético baseando-se em considerações estratégicas, informações das áreas técnicas de telecomunicações e tecnologia da informação, marketing em especial à área de relacionamento com clientes e, principalmente, de vários estudos nacionais e internacionais que vêm sendo desenvolvidos a respeito do atendimento e satisfação dos clientes. Os resultados mostram que o uso intenso de tecnologia não significa uma melhoria geral no desempenho de atendimento em todas as dimensões avaliadas e que escolhas precisam ser feitas por algumas dimensões em detrimento de outras.
id USP-33_3db73865d31c2e44964724c1c5e6d22a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/12864
network_acronym_str USP-33
network_name_str Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
repository_id_str
spelling A influência da tecnologia no desempenho dos call centers brasileiros The influence of technology on the performance of Brazilian call centers tecnologiatelecomunicaçõesdesempenhoestratégia organizacionaltechnologycall centertelecommunicationsperformancestrategy Os call centers (CC) têm mostrado constante evolução com o decorrer do tempo. Existe um uso intensivo de tecnologia nos CCs. No entanto, nem sempre para um lado positivo. O artigo é baseado em um survey feito com 103 empresas brasileiras que possuem ou provêm serviços de call center e procura verificar a contribuição da tecnologia sobre quatro distintas dimensões: redução de custos, relacionamento com clientes, canais de comunicação e monitoramento dos empregados. O referencial teórico utilizado é bastante eclético baseando-se em considerações estratégicas, informações das áreas técnicas de telecomunicações e tecnologia da informação, marketing em especial à área de relacionamento com clientes e, principalmente, de vários estudos nacionais e internacionais que vêm sendo desenvolvidos a respeito do atendimento e satisfação dos clientes. Os resultados mostram que o uso intenso de tecnologia não significa uma melhoria geral no desempenho de atendimento em todas as dimensões avaliadas e que escolhas precisam ser feitas por algumas dimensões em detrimento de outras. Call centers (CCs) show an evolution over the course of time. There is an intensive use of technology in CCs, although not always a positive side. The article is based on a survey carried out among the 103 Brazilian companies that have come (falta algum complemento, não conseguimos entender a frase) and call center services and seeks to verify the contribution of technology in four distinct dimensions: cost reduction, customer relations, communication channels and monitoring of employees. The theoretical framework is eclectic based on strategic considerations, details of the technical areas of telecommunications and information technology, marketing. It focus particularly in the area of customer relations and especially of various national and international studies that have been developed regarding service and customer satisfaction. The results show that heavy use of technology does not mean a general improvement in performance in all dimensions assessed and some dimensions choices to be made over others. TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/1286410.4301/S1807-17752010000200005Journal of Information Systems and Technology Management; v. 7 n. 2 (2010); 335-352Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 7 No. 2 (2010); 335-352Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 7 Núm. 2 (2010); 335-3521807-1775reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12864/14653Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessGião, Paulo RobertoBorini, Felipe MendesOliveira Júnior, Moacir de Miranda2014-05-18T13:19:04Zoai:revistas.usp.br:article/12864Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-1775&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jistem@usp.br1807-17751807-1775opendoar:2014-05-18T13:19:04Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da tecnologia no desempenho dos call centers brasileiros
The influence of technology on the performance of Brazilian call centers
title A influência da tecnologia no desempenho dos call centers brasileiros
spellingShingle A influência da tecnologia no desempenho dos call centers brasileiros
Gião, Paulo Roberto
tecnologia
telecomunicações
desempenho
estratégia organizacional
technology
call center
telecommunications
performance
strategy
title_short A influência da tecnologia no desempenho dos call centers brasileiros
title_full A influência da tecnologia no desempenho dos call centers brasileiros
title_fullStr A influência da tecnologia no desempenho dos call centers brasileiros
title_full_unstemmed A influência da tecnologia no desempenho dos call centers brasileiros
title_sort A influência da tecnologia no desempenho dos call centers brasileiros
author Gião, Paulo Roberto
author_facet Gião, Paulo Roberto
Borini, Felipe Mendes
Oliveira Júnior, Moacir de Miranda
author_role author
author2 Borini, Felipe Mendes
Oliveira Júnior, Moacir de Miranda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gião, Paulo Roberto
Borini, Felipe Mendes
Oliveira Júnior, Moacir de Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologia
telecomunicações
desempenho
estratégia organizacional
technology
call center
telecommunications
performance
strategy
topic tecnologia
telecomunicações
desempenho
estratégia organizacional
technology
call center
telecommunications
performance
strategy
description Os call centers (CC) têm mostrado constante evolução com o decorrer do tempo. Existe um uso intensivo de tecnologia nos CCs. No entanto, nem sempre para um lado positivo. O artigo é baseado em um survey feito com 103 empresas brasileiras que possuem ou provêm serviços de call center e procura verificar a contribuição da tecnologia sobre quatro distintas dimensões: redução de custos, relacionamento com clientes, canais de comunicação e monitoramento dos empregados. O referencial teórico utilizado é bastante eclético baseando-se em considerações estratégicas, informações das áreas técnicas de telecomunicações e tecnologia da informação, marketing em especial à área de relacionamento com clientes e, principalmente, de vários estudos nacionais e internacionais que vêm sendo desenvolvidos a respeito do atendimento e satisfação dos clientes. Os resultados mostram que o uso intenso de tecnologia não significa uma melhoria geral no desempenho de atendimento em todas as dimensões avaliadas e que escolhas precisam ser feitas por algumas dimensões em detrimento de outras.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12864
10.4301/S1807-17752010000200005
url https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12864
identifier_str_mv 10.4301/S1807-17752010000200005
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12864/14653
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
publisher.none.fl_str_mv TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Information Systems and Technology Management; v. 7 n. 2 (2010); 335-352
Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 7 No. 2 (2010); 335-352
Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 7 Núm. 2 (2010); 335-352
1807-1775
reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
collection Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
repository.name.fl_str_mv Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||jistem@usp.br
_version_ 1800222951974371328