Análise do comércio electrónico em Portugal: prática de negócios ou ficção comercial?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12757 |
Resumo: | Neste trabalho é avaliada, em termos quantitativos e qualitativos, a presença na web das empresas portuguesas de média e grande dimensão, dando-se especial atenção ao comércio electrónico dirigido ao consumidor final. Para efectuar esta avaliação, desenvolvemos um instrumento de análise tendo por base a legislação, os códigos de conduta e/ou selos de certificação e ainda um conjunto diversificado de fontes de informação sobre a temática da Internet, os sítios web e o comércio electrónico. Cada sítio web incluído neste estudo foi seleccionado por meio de técnicas estatísticas de amostragem aleatórias e analisado relativamente a 119 aspectos distintos. |
id |
USP-33_6882f409824bcae194f1b1d88d95fb07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/12757 |
network_acronym_str |
USP-33 |
network_name_str |
Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do comércio electrónico em Portugal: prática de negócios ou ficção comercial? Analysis of electronic commerce in Portugal: business practice or commercial fiction? Internetcomércio electrónico dirigido ao consumidor finalnegócio electrónicoInternetelectronic commerceB2Ce-business Neste trabalho é avaliada, em termos quantitativos e qualitativos, a presença na web das empresas portuguesas de média e grande dimensão, dando-se especial atenção ao comércio electrónico dirigido ao consumidor final. Para efectuar esta avaliação, desenvolvemos um instrumento de análise tendo por base a legislação, os códigos de conduta e/ou selos de certificação e ainda um conjunto diversificado de fontes de informação sobre a temática da Internet, os sítios web e o comércio electrónico. Cada sítio web incluído neste estudo foi seleccionado por meio de técnicas estatísticas de amostragem aleatórias e analisado relativamente a 119 aspectos distintos. This paper presents the results of a qualitative and quantitative evaluation of the performance of midsize and large Portuguese enterprises on the internet. Special attention is given to the e-commerce oriented to the end-user. An assessment tool was specially developed for this evaluation. This assessment tool is based on legal regulations, codes of conduct and/or seals of quality, as well as a variety of other information sources related with the Internet, web sites and e-commerce. The company's web sites, were selected for this assessment through a random sampling technique, and were evaluated on 119 items. TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária2006-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/1275710.4301/S1807-17752006000300003Journal of Information Systems and Technology Management; v. 3 n. 3 (2006); 291-314Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 3 No. 3 (2006); 291-314Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 3 Núm. 3 (2006); 291-3141807-1775reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12757/14538Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessQuaresma, Rui Filipe CerqueiraHuertas, Paula LunaCastillo, José Carlos Ruiz del2014-05-18T12:56:41Zoai:revistas.usp.br:article/12757Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-1775&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jistem@usp.br1807-17751807-1775opendoar:2014-05-18T12:56:41Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do comércio electrónico em Portugal: prática de negócios ou ficção comercial? Analysis of electronic commerce in Portugal: business practice or commercial fiction? |
title |
Análise do comércio electrónico em Portugal: prática de negócios ou ficção comercial? |
spellingShingle |
Análise do comércio electrónico em Portugal: prática de negócios ou ficção comercial? Quaresma, Rui Filipe Cerqueira Internet comércio electrónico dirigido ao consumidor final negócio electrónico Internet electronic commerce B2C e-business |
title_short |
Análise do comércio electrónico em Portugal: prática de negócios ou ficção comercial? |
title_full |
Análise do comércio electrónico em Portugal: prática de negócios ou ficção comercial? |
title_fullStr |
Análise do comércio electrónico em Portugal: prática de negócios ou ficção comercial? |
title_full_unstemmed |
Análise do comércio electrónico em Portugal: prática de negócios ou ficção comercial? |
title_sort |
Análise do comércio electrónico em Portugal: prática de negócios ou ficção comercial? |
author |
Quaresma, Rui Filipe Cerqueira |
author_facet |
Quaresma, Rui Filipe Cerqueira Huertas, Paula Luna Castillo, José Carlos Ruiz del |
author_role |
author |
author2 |
Huertas, Paula Luna Castillo, José Carlos Ruiz del |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quaresma, Rui Filipe Cerqueira Huertas, Paula Luna Castillo, José Carlos Ruiz del |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet comércio electrónico dirigido ao consumidor final negócio electrónico Internet electronic commerce B2C e-business |
topic |
Internet comércio electrónico dirigido ao consumidor final negócio electrónico Internet electronic commerce B2C e-business |
description |
Neste trabalho é avaliada, em termos quantitativos e qualitativos, a presença na web das empresas portuguesas de média e grande dimensão, dando-se especial atenção ao comércio electrónico dirigido ao consumidor final. Para efectuar esta avaliação, desenvolvemos um instrumento de análise tendo por base a legislação, os códigos de conduta e/ou selos de certificação e ainda um conjunto diversificado de fontes de informação sobre a temática da Internet, os sítios web e o comércio electrónico. Cada sítio web incluído neste estudo foi seleccionado por meio de técnicas estatísticas de amostragem aleatórias e analisado relativamente a 119 aspectos distintos. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12757 10.4301/S1807-17752006000300003 |
url |
https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12757 |
identifier_str_mv |
10.4301/S1807-17752006000300003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12757/14538 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária |
publisher.none.fl_str_mv |
TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Information Systems and Technology Management; v. 3 n. 3 (2006); 291-314 Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 3 No. 3 (2006); 291-314 Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 3 Núm. 3 (2006); 291-314 1807-1775 reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
collection |
Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jistem@usp.br |
_version_ |
1809284035305799680 |