NOVA CLASSE MÉDIA UM PÚBLICO COM 17 NOMES DIFERENTES PARA O GOVERNO FEDERAL: O CASO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E DOS IMPASSES COMUNICACIONAIS CRIADOS PELA POLÍTICA PÚBLICA DE COMUNICAÇÃO (SECOM/PR) E DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS (SAE/PR) (2011-2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Fabíola de Araújo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Dias, Robson, Gomes, Victor Márcio Laus Reis, Curvello, João José de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Alterjor
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/210512
Resumo: during the Dilma Rousseff administration (2011-2016), CAIXA aimed to be the bank of the New Middle Class. In a systemic-discursive approach, in which the organization is understood as a discourse made by the organization before an audience, it is perceived that the Strategic Affairs Secretariat of the Presidency of the Republic (SAE / PR), Secretariat of Communication (SECOM / PR) and CAIXA Designated the New Middle Class in disparate and non-strategically aligned modes from a communicational point of view. From the exploratory, qualitative, documentary study of 10 strategic, tactical and operational actions, the article identifies the occurrence of 17 other denominations for this New Middle Class audience. This confusion is due to the fact that the concept of "class" in Political Philosophy and "middle class" in Sociology is somewhat controversial and difficult to use. In addition, mergers with the idea of ​​"economic class" (A, B, C, D, E) and neologisms adopted by public policy managers created a confusing communication scenario in which the bank and the state attempted to dialogue with an audience Calling it by several names.
id USP-34_0050e5d149284c4b1c7ac6a2df4e4e2c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/210512
network_acronym_str USP-34
network_name_str Revista Alterjor
repository_id_str
spelling NOVA CLASSE MÉDIA UM PÚBLICO COM 17 NOMES DIFERENTES PARA O GOVERNO FEDERAL: O CASO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E DOS IMPASSES COMUNICACIONAIS CRIADOS PELA POLÍTICA PÚBLICA DE COMUNICAÇÃO (SECOM/PR) E DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS (SAE/PR) (2011-2016)Comunicação Estratégica. Comunicação Organizacional. CAIXA. Nova Classe Media. Políticas Públicas.Comunicação EstratégicaComunicação OrganizacionalCAIXANova Classe MediaPolíticas PúblicasStrategic CommunicationOrganizational communicationCAIXANew Media ClassPublic policyduring the Dilma Rousseff administration (2011-2016), CAIXA aimed to be the bank of the New Middle Class. In a systemic-discursive approach, in which the organization is understood as a discourse made by the organization before an audience, it is perceived that the Strategic Affairs Secretariat of the Presidency of the Republic (SAE / PR), Secretariat of Communication (SECOM / PR) and CAIXA Designated the New Middle Class in disparate and non-strategically aligned modes from a communicational point of view. From the exploratory, qualitative, documentary study of 10 strategic, tactical and operational actions, the article identifies the occurrence of 17 other denominations for this New Middle Class audience. This confusion is due to the fact that the concept of "class" in Political Philosophy and "middle class" in Sociology is somewhat controversial and difficult to use. In addition, mergers with the idea of ​​"economic class" (A, B, C, D, E) and neologisms adopted by public policy managers created a confusing communication scenario in which the bank and the state attempted to dialogue with an audience Calling it by several names.durante o governo Dilma Rousseff (2011-2016), a CAIXA visava ser o banco da Nova Classe Média. Em uma abordagem sistêmico-discursiva, na qual a organização é entendida como discurso feito ante a um público, percebe-se que Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), Secretaria de Comunicação (SECOM/PR) e CAIXA designavam a Nova Classe Média de modos díspares e não-alinhados estrategicamente, do ponto de vista comunicacional. A partir do estudo exploratório, qualitativo, documental de 10 ações estratégicas, táticas e operacionais o artigo identifica ocorrência de 17 outras denominações para este público de Nova Classe Média. Essa confusão se dá pelo fato dos conceitos de “classe” em Filosofia Política e de “classe média” em Sociologia serem um tanto controversos e de difícil aplicação em gestão. Além disso, fusões com a ideia de “classe econômica” (A, B, C, D, E) e neologismos adotados por gestores de políticas públicas criaram um cenário comunicacional confuso, no qual, o banco e o Estado tentavam dialogar com um público chamando-o por diversos nomes.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/21051210.11606/issn.2176-1507.v28i2p728-762Revista Alterjor; v. 28 n. 2 (2023): Jornalismo Popular e Alternativo; 728-762Alterjor Journal; Vol. 28 No. 2 (2023): Alternative and Popular Journalism; 728-7622176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/210512/198635Copyright (c) 2023 Fabíola de Araújo Machado, Robson Dias, Victor Márcio Laus Reis Gomes, João José de Azevedo Curvellohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Fabíola de AraújoDias, RobsonGomes, Victor Márcio Laus Reis Curvello, João José de Azevedo 2023-10-16T20:57:58Zoai:revistas.usp.br:article/210512Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-10-16T20:57:58Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv NOVA CLASSE MÉDIA UM PÚBLICO COM 17 NOMES DIFERENTES PARA O GOVERNO FEDERAL: O CASO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E DOS IMPASSES COMUNICACIONAIS CRIADOS PELA POLÍTICA PÚBLICA DE COMUNICAÇÃO (SECOM/PR) E DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS (SAE/PR) (2011-2016)
title NOVA CLASSE MÉDIA UM PÚBLICO COM 17 NOMES DIFERENTES PARA O GOVERNO FEDERAL: O CASO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E DOS IMPASSES COMUNICACIONAIS CRIADOS PELA POLÍTICA PÚBLICA DE COMUNICAÇÃO (SECOM/PR) E DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS (SAE/PR) (2011-2016)
spellingShingle NOVA CLASSE MÉDIA UM PÚBLICO COM 17 NOMES DIFERENTES PARA O GOVERNO FEDERAL: O CASO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E DOS IMPASSES COMUNICACIONAIS CRIADOS PELA POLÍTICA PÚBLICA DE COMUNICAÇÃO (SECOM/PR) E DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS (SAE/PR) (2011-2016)
Machado, Fabíola de Araújo
Comunicação Estratégica. Comunicação Organizacional. CAIXA. Nova Classe Media. Políticas Públicas.
Comunicação Estratégica
Comunicação Organizacional
CAIXA
Nova Classe Media
Políticas Públicas
Strategic Communication
Organizational communication
CAIXA
New Media Class
Public policy
title_short NOVA CLASSE MÉDIA UM PÚBLICO COM 17 NOMES DIFERENTES PARA O GOVERNO FEDERAL: O CASO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E DOS IMPASSES COMUNICACIONAIS CRIADOS PELA POLÍTICA PÚBLICA DE COMUNICAÇÃO (SECOM/PR) E DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS (SAE/PR) (2011-2016)
title_full NOVA CLASSE MÉDIA UM PÚBLICO COM 17 NOMES DIFERENTES PARA O GOVERNO FEDERAL: O CASO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E DOS IMPASSES COMUNICACIONAIS CRIADOS PELA POLÍTICA PÚBLICA DE COMUNICAÇÃO (SECOM/PR) E DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS (SAE/PR) (2011-2016)
title_fullStr NOVA CLASSE MÉDIA UM PÚBLICO COM 17 NOMES DIFERENTES PARA O GOVERNO FEDERAL: O CASO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E DOS IMPASSES COMUNICACIONAIS CRIADOS PELA POLÍTICA PÚBLICA DE COMUNICAÇÃO (SECOM/PR) E DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS (SAE/PR) (2011-2016)
title_full_unstemmed NOVA CLASSE MÉDIA UM PÚBLICO COM 17 NOMES DIFERENTES PARA O GOVERNO FEDERAL: O CASO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E DOS IMPASSES COMUNICACIONAIS CRIADOS PELA POLÍTICA PÚBLICA DE COMUNICAÇÃO (SECOM/PR) E DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS (SAE/PR) (2011-2016)
title_sort NOVA CLASSE MÉDIA UM PÚBLICO COM 17 NOMES DIFERENTES PARA O GOVERNO FEDERAL: O CASO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E DOS IMPASSES COMUNICACIONAIS CRIADOS PELA POLÍTICA PÚBLICA DE COMUNICAÇÃO (SECOM/PR) E DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS (SAE/PR) (2011-2016)
author Machado, Fabíola de Araújo
author_facet Machado, Fabíola de Araújo
Dias, Robson
Gomes, Victor Márcio Laus Reis
Curvello, João José de Azevedo
author_role author
author2 Dias, Robson
Gomes, Victor Márcio Laus Reis
Curvello, João José de Azevedo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Fabíola de Araújo
Dias, Robson
Gomes, Victor Márcio Laus Reis
Curvello, João José de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Estratégica. Comunicação Organizacional. CAIXA. Nova Classe Media. Políticas Públicas.
Comunicação Estratégica
Comunicação Organizacional
CAIXA
Nova Classe Media
Políticas Públicas
Strategic Communication
Organizational communication
CAIXA
New Media Class
Public policy
topic Comunicação Estratégica. Comunicação Organizacional. CAIXA. Nova Classe Media. Políticas Públicas.
Comunicação Estratégica
Comunicação Organizacional
CAIXA
Nova Classe Media
Políticas Públicas
Strategic Communication
Organizational communication
CAIXA
New Media Class
Public policy
description during the Dilma Rousseff administration (2011-2016), CAIXA aimed to be the bank of the New Middle Class. In a systemic-discursive approach, in which the organization is understood as a discourse made by the organization before an audience, it is perceived that the Strategic Affairs Secretariat of the Presidency of the Republic (SAE / PR), Secretariat of Communication (SECOM / PR) and CAIXA Designated the New Middle Class in disparate and non-strategically aligned modes from a communicational point of view. From the exploratory, qualitative, documentary study of 10 strategic, tactical and operational actions, the article identifies the occurrence of 17 other denominations for this New Middle Class audience. This confusion is due to the fact that the concept of "class" in Political Philosophy and "middle class" in Sociology is somewhat controversial and difficult to use. In addition, mergers with the idea of ​​"economic class" (A, B, C, D, E) and neologisms adopted by public policy managers created a confusing communication scenario in which the bank and the state attempted to dialogue with an audience Calling it by several names.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/210512
10.11606/issn.2176-1507.v28i2p728-762
url https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/210512
identifier_str_mv 10.11606/issn.2176-1507.v28i2p728-762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/210512/198635
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Alterjor; v. 28 n. 2 (2023): Jornalismo Popular e Alternativo; 728-762
Alterjor Journal; Vol. 28 No. 2 (2023): Alternative and Popular Journalism; 728-762
2176-1507
reponame:Revista Alterjor
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Alterjor
collection Revista Alterjor
repository.name.fl_str_mv Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br
_version_ 1800222018083225600