Interlocuções entre Divulgação Científica e Educomunicação: o caso do projeto de extensão UFU Ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tuma, Ana Beatriz Camargo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Saldanha, Felipe Gustavo Guimarães, Melo Junior, Geovane Souza, Del Claro, Kleber
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Alterjor
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/158040
Resumo: O presente artigo disserta sobre as articulações entre práticas educomunicativas e a divulgação de Ciência e Tecnologia (C&T) viabilizadas pelo projeto de extensão UFU Ciência, realizado pela Diretoria de Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia em 2017 e 2018, no processo de produção e veiculação de vídeos para internet. Neste sentido, apresenta definições e contextos da Divulgação Científica e percepção pública da C&T e resgata contribuições práticas para a construção de uma “Educomunicação Científica”. Na sequência, descreve a rotina do projeto e identifica pontos de contato entre as áreas de intervenção da Educomunicação e as atividades do UFU Ciência. Por fim, considera que o projeto foi bem-sucedido ao abrir o diálogo entre cientistas e a sociedade em geral.
id USP-34_308a6d13034223df0abf32dcbe0e10a5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/158040
network_acronym_str USP-34
network_name_str Revista Alterjor
repository_id_str
spelling Interlocuções entre Divulgação Científica e Educomunicação: o caso do projeto de extensão UFU CiênciaCiência e TecnologiaDivulgação CientíficaEducomunicaçãoVídeos para internetO presente artigo disserta sobre as articulações entre práticas educomunicativas e a divulgação de Ciência e Tecnologia (C&T) viabilizadas pelo projeto de extensão UFU Ciência, realizado pela Diretoria de Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia em 2017 e 2018, no processo de produção e veiculação de vídeos para internet. Neste sentido, apresenta definições e contextos da Divulgação Científica e percepção pública da C&T e resgata contribuições práticas para a construção de uma “Educomunicação Científica”. Na sequência, descreve a rotina do projeto e identifica pontos de contato entre as áreas de intervenção da Educomunicação e as atividades do UFU Ciência. Por fim, considera que o projeto foi bem-sucedido ao abrir o diálogo entre cientistas e a sociedade em geral.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/158040Alterjor Journal; Vol. 20 No. 2 (2019): Jornalismo Popular e Alternativo; 11-24Revista Alterjor; v. 20 n. 2 (2019): Jornalismo Popular e Alternativo; 11-242176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/158040/154452Copyright (c) 2019 Creative Commonsinfo:eu-repo/semantics/openAccessTuma, Ana Beatriz CamargoSaldanha, Felipe Gustavo GuimarãesMelo Junior, Geovane SouzaDel Claro, Kleber2020-06-19T11:03:54Zoai:revistas.usp.br:article/158040Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:16.802490Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interlocuções entre Divulgação Científica e Educomunicação: o caso do projeto de extensão UFU Ciência
title Interlocuções entre Divulgação Científica e Educomunicação: o caso do projeto de extensão UFU Ciência
spellingShingle Interlocuções entre Divulgação Científica e Educomunicação: o caso do projeto de extensão UFU Ciência
Tuma, Ana Beatriz Camargo
Ciência e Tecnologia
Divulgação Científica
Educomunicação
Vídeos para internet
title_short Interlocuções entre Divulgação Científica e Educomunicação: o caso do projeto de extensão UFU Ciência
title_full Interlocuções entre Divulgação Científica e Educomunicação: o caso do projeto de extensão UFU Ciência
title_fullStr Interlocuções entre Divulgação Científica e Educomunicação: o caso do projeto de extensão UFU Ciência
title_full_unstemmed Interlocuções entre Divulgação Científica e Educomunicação: o caso do projeto de extensão UFU Ciência
title_sort Interlocuções entre Divulgação Científica e Educomunicação: o caso do projeto de extensão UFU Ciência
author Tuma, Ana Beatriz Camargo
author_facet Tuma, Ana Beatriz Camargo
Saldanha, Felipe Gustavo Guimarães
Melo Junior, Geovane Souza
Del Claro, Kleber
author_role author
author2 Saldanha, Felipe Gustavo Guimarães
Melo Junior, Geovane Souza
Del Claro, Kleber
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tuma, Ana Beatriz Camargo
Saldanha, Felipe Gustavo Guimarães
Melo Junior, Geovane Souza
Del Claro, Kleber
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência e Tecnologia
Divulgação Científica
Educomunicação
Vídeos para internet
topic Ciência e Tecnologia
Divulgação Científica
Educomunicação
Vídeos para internet
description O presente artigo disserta sobre as articulações entre práticas educomunicativas e a divulgação de Ciência e Tecnologia (C&T) viabilizadas pelo projeto de extensão UFU Ciência, realizado pela Diretoria de Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia em 2017 e 2018, no processo de produção e veiculação de vídeos para internet. Neste sentido, apresenta definições e contextos da Divulgação Científica e percepção pública da C&T e resgata contribuições práticas para a construção de uma “Educomunicação Científica”. Na sequência, descreve a rotina do projeto e identifica pontos de contato entre as áreas de intervenção da Educomunicação e as atividades do UFU Ciência. Por fim, considera que o projeto foi bem-sucedido ao abrir o diálogo entre cientistas e a sociedade em geral.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/158040
url https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/158040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/158040/154452
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Creative Commons
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Creative Commons
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Alterjor Journal; Vol. 20 No. 2 (2019): Jornalismo Popular e Alternativo; 11-24
Revista Alterjor; v. 20 n. 2 (2019): Jornalismo Popular e Alternativo; 11-24
2176-1507
reponame:Revista Alterjor
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Alterjor
collection Revista Alterjor
repository.name.fl_str_mv Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br
_version_ 1800222019514531840