BUSINESS MODEL CHANGE OF PRINTED NEWSPAPERS IN THE INTERNET AGE: THE NEW YORK TIMES CASE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Humberto Elias Garcia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Watté, Bruno Henrique, Gosling, Marlusa Sevilha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/18458
Resumo: A internet tem provocado mudanças significativas no consumo de notícias. As empresas jornalísticas mantêm sua audiência, mas não conseguem sustentar sua receita publicitária. Isso exige mudanças no modelo de negócios dos jornais, sendo que o modelo de negócio baseado no paywallporoso, adotado pelo jornal New York Times, tem sido usado em todo o mundo. O objetivo deste estudo foi analisar o modelo desse jornal norte-americano, identificando as razões de seu sucesso inicial e a viabilidade de sua replicação para outros jornais. A análise documental foi baseada nos relatórios anuais aos investidores publicados entre 2003 e 2012, em reportagens de jornais e revistas especializadas e em entrevistas com especialistas brasileiros. A partir disso, mapeou-se a sequência de movimentos estratégicos para a implantação desse modelo de negócio. Os resultados indicaram que outros jornais devem evitar adotar o modelo de negócio centrado no paywallporoso apenas para imitar o New York Times. 
id PUC_MG-1_4229931b0277a3fa4fb65d31be7c4d54
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18458
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling BUSINESS MODEL CHANGE OF PRINTED NEWSPAPERS IN THE INTERNET AGE: THE NEW YORK TIMES CASEmodelo de negóciosinternetpaywall porosoestratégiaThe New York TimesA internet tem provocado mudanças significativas no consumo de notícias. As empresas jornalísticas mantêm sua audiência, mas não conseguem sustentar sua receita publicitária. Isso exige mudanças no modelo de negócios dos jornais, sendo que o modelo de negócio baseado no paywallporoso, adotado pelo jornal New York Times, tem sido usado em todo o mundo. O objetivo deste estudo foi analisar o modelo desse jornal norte-americano, identificando as razões de seu sucesso inicial e a viabilidade de sua replicação para outros jornais. A análise documental foi baseada nos relatórios anuais aos investidores publicados entre 2003 e 2012, em reportagens de jornais e revistas especializadas e em entrevistas com especialistas brasileiros. A partir disso, mapeou-se a sequência de movimentos estratégicos para a implantação desse modelo de negócio. Os resultados indicaram que outros jornais devem evitar adotar o modelo de negócio centrado no paywallporoso apenas para imitar o New York Times. Editora PUC Minas2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/1845810.5752/P.1984-6606.2020v20n55p102-119Revista Economia & Gestão; v. 20 n. 55 (2020): E&G - JAN/ABR; 102-1191984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSenghttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/18458/17032Copyright (c) 2020 Revista Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Humberto Elias GarciaWatté, Bruno HenriqueGosling, Marlusa Sevilha2021-04-13T16:54:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18458Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2021-04-13T16:54:33Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv BUSINESS MODEL CHANGE OF PRINTED NEWSPAPERS IN THE INTERNET AGE: THE NEW YORK TIMES CASE
title BUSINESS MODEL CHANGE OF PRINTED NEWSPAPERS IN THE INTERNET AGE: THE NEW YORK TIMES CASE
spellingShingle BUSINESS MODEL CHANGE OF PRINTED NEWSPAPERS IN THE INTERNET AGE: THE NEW YORK TIMES CASE
Lopes, Humberto Elias Garcia
modelo de negócios
internet
paywall poroso
estratégia
The New York Times
title_short BUSINESS MODEL CHANGE OF PRINTED NEWSPAPERS IN THE INTERNET AGE: THE NEW YORK TIMES CASE
title_full BUSINESS MODEL CHANGE OF PRINTED NEWSPAPERS IN THE INTERNET AGE: THE NEW YORK TIMES CASE
title_fullStr BUSINESS MODEL CHANGE OF PRINTED NEWSPAPERS IN THE INTERNET AGE: THE NEW YORK TIMES CASE
title_full_unstemmed BUSINESS MODEL CHANGE OF PRINTED NEWSPAPERS IN THE INTERNET AGE: THE NEW YORK TIMES CASE
title_sort BUSINESS MODEL CHANGE OF PRINTED NEWSPAPERS IN THE INTERNET AGE: THE NEW YORK TIMES CASE
author Lopes, Humberto Elias Garcia
author_facet Lopes, Humberto Elias Garcia
Watté, Bruno Henrique
Gosling, Marlusa Sevilha
author_role author
author2 Watté, Bruno Henrique
Gosling, Marlusa Sevilha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Humberto Elias Garcia
Watté, Bruno Henrique
Gosling, Marlusa Sevilha
dc.subject.por.fl_str_mv modelo de negócios
internet
paywall poroso
estratégia
The New York Times
topic modelo de negócios
internet
paywall poroso
estratégia
The New York Times
description A internet tem provocado mudanças significativas no consumo de notícias. As empresas jornalísticas mantêm sua audiência, mas não conseguem sustentar sua receita publicitária. Isso exige mudanças no modelo de negócios dos jornais, sendo que o modelo de negócio baseado no paywallporoso, adotado pelo jornal New York Times, tem sido usado em todo o mundo. O objetivo deste estudo foi analisar o modelo desse jornal norte-americano, identificando as razões de seu sucesso inicial e a viabilidade de sua replicação para outros jornais. A análise documental foi baseada nos relatórios anuais aos investidores publicados entre 2003 e 2012, em reportagens de jornais e revistas especializadas e em entrevistas com especialistas brasileiros. A partir disso, mapeou-se a sequência de movimentos estratégicos para a implantação desse modelo de negócio. Os resultados indicaram que outros jornais devem evitar adotar o modelo de negócio centrado no paywallporoso apenas para imitar o New York Times. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/18458
10.5752/P.1984-6606.2020v20n55p102-119
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/18458
identifier_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2020v20n55p102-119
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/18458/17032
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Economia & Gestão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Economia & Gestão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 20 n. 55 (2020): E&G - JAN/ABR; 102-119
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124679825293312