A Construção do Conhecimento no Imaginário de um Grupo de Docentes de uma Instituição de Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Guimar Dutra
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fernandes, Luiz Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Alterjor
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88236
Resumo: Este artigo se propôs identificar, por meio de pesquisa culturanalítica, o imaginário de um grupo de professores, diante da construção do conhecimento de seu alunado, em uma Instituição de Ensino Superior de Luziânia - GO. Foi utilizado no levantamento dos dados míticos do grupo sujeito da pesquisa, o Arquétipo Teste dos Nove Elementos – o AT-9, de Yves Durand e a escuta sensível. Foram colhidas as representações mítico-simbólicas no imaginário do grupo. A análise dos protocolos do AT-9, complementadas com a escuta, revelou a emergência de um imaginário com estrutura polarizada no regime diurno das imagens, mais precisamente na estrutura heróica. Ficou evidente a correspondência da estrutura do imaginário emergida com as falas e posturas dos componentes da equipe de professores
id USP-34_4e717732a221797e1f48992227a9dc72
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/88236
network_acronym_str USP-34
network_name_str Revista Alterjor
repository_id_str
spelling A Construção do Conhecimento no Imaginário de um Grupo de Docentes de uma Instituição de Ensino SuperiorImaginárioConhecimentoProfessoresEste artigo se propôs identificar, por meio de pesquisa culturanalítica, o imaginário de um grupo de professores, diante da construção do conhecimento de seu alunado, em uma Instituição de Ensino Superior de Luziânia - GO. Foi utilizado no levantamento dos dados míticos do grupo sujeito da pesquisa, o Arquétipo Teste dos Nove Elementos – o AT-9, de Yves Durand e a escuta sensível. Foram colhidas as representações mítico-simbólicas no imaginário do grupo. A análise dos protocolos do AT-9, complementadas com a escuta, revelou a emergência de um imaginário com estrutura polarizada no regime diurno das imagens, mais precisamente na estrutura heróica. Ficou evidente a correspondência da estrutura do imaginário emergida com as falas e posturas dos componentes da equipe de professoresUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa descritivaapplication/octet-streamhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88236Alterjor Journal; Vol. 4 No. 2 (2011): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-17Revista Alterjor; v. 4 n. 2 (2011): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-172176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88236/91114Copyright (c) 2014 Revista Alterjorinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Guimar DutraFernandes, Luiz Pinto2016-05-03T14:18:20Zoai:revistas.usp.br:article/88236Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:06.284190Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Construção do Conhecimento no Imaginário de um Grupo de Docentes de uma Instituição de Ensino Superior
title A Construção do Conhecimento no Imaginário de um Grupo de Docentes de uma Instituição de Ensino Superior
spellingShingle A Construção do Conhecimento no Imaginário de um Grupo de Docentes de uma Instituição de Ensino Superior
Lima, Guimar Dutra
Imaginário
Conhecimento
Professores
title_short A Construção do Conhecimento no Imaginário de um Grupo de Docentes de uma Instituição de Ensino Superior
title_full A Construção do Conhecimento no Imaginário de um Grupo de Docentes de uma Instituição de Ensino Superior
title_fullStr A Construção do Conhecimento no Imaginário de um Grupo de Docentes de uma Instituição de Ensino Superior
title_full_unstemmed A Construção do Conhecimento no Imaginário de um Grupo de Docentes de uma Instituição de Ensino Superior
title_sort A Construção do Conhecimento no Imaginário de um Grupo de Docentes de uma Instituição de Ensino Superior
author Lima, Guimar Dutra
author_facet Lima, Guimar Dutra
Fernandes, Luiz Pinto
author_role author
author2 Fernandes, Luiz Pinto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Guimar Dutra
Fernandes, Luiz Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginário
Conhecimento
Professores
topic Imaginário
Conhecimento
Professores
description Este artigo se propôs identificar, por meio de pesquisa culturanalítica, o imaginário de um grupo de professores, diante da construção do conhecimento de seu alunado, em uma Instituição de Ensino Superior de Luziânia - GO. Foi utilizado no levantamento dos dados míticos do grupo sujeito da pesquisa, o Arquétipo Teste dos Nove Elementos – o AT-9, de Yves Durand e a escuta sensível. Foram colhidas as representações mítico-simbólicas no imaginário do grupo. A análise dos protocolos do AT-9, complementadas com a escuta, revelou a emergência de um imaginário com estrutura polarizada no regime diurno das imagens, mais precisamente na estrutura heróica. Ficou evidente a correspondência da estrutura do imaginário emergida com as falas e posturas dos componentes da equipe de professores
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa descritiva
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88236
url https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88236/91114
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Alterjor
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Alterjor
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Alterjor Journal; Vol. 4 No. 2 (2011): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-17
Revista Alterjor; v. 4 n. 2 (2011): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-17
2176-1507
reponame:Revista Alterjor
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Alterjor
collection Revista Alterjor
repository.name.fl_str_mv Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br
_version_ 1800222018507898880