A Construção do Conhecimento no Imaginário de um Grupo de Docentes de uma Instituição de Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Alterjor |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88236 |
Resumo: | Este artigo se propôs identificar, por meio de pesquisa culturanalítica, o imaginário de um grupo de professores, diante da construção do conhecimento de seu alunado, em uma Instituição de Ensino Superior de Luziânia - GO. Foi utilizado no levantamento dos dados míticos do grupo sujeito da pesquisa, o Arquétipo Teste dos Nove Elementos – o AT-9, de Yves Durand e a escuta sensível. Foram colhidas as representações mítico-simbólicas no imaginário do grupo. A análise dos protocolos do AT-9, complementadas com a escuta, revelou a emergência de um imaginário com estrutura polarizada no regime diurno das imagens, mais precisamente na estrutura heróica. Ficou evidente a correspondência da estrutura do imaginário emergida com as falas e posturas dos componentes da equipe de professores |
id |
USP-34_4e717732a221797e1f48992227a9dc72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/88236 |
network_acronym_str |
USP-34 |
network_name_str |
Revista Alterjor |
repository_id_str |
|
spelling |
A Construção do Conhecimento no Imaginário de um Grupo de Docentes de uma Instituição de Ensino SuperiorImaginárioConhecimentoProfessoresEste artigo se propôs identificar, por meio de pesquisa culturanalítica, o imaginário de um grupo de professores, diante da construção do conhecimento de seu alunado, em uma Instituição de Ensino Superior de Luziânia - GO. Foi utilizado no levantamento dos dados míticos do grupo sujeito da pesquisa, o Arquétipo Teste dos Nove Elementos – o AT-9, de Yves Durand e a escuta sensível. Foram colhidas as representações mítico-simbólicas no imaginário do grupo. A análise dos protocolos do AT-9, complementadas com a escuta, revelou a emergência de um imaginário com estrutura polarizada no regime diurno das imagens, mais precisamente na estrutura heróica. Ficou evidente a correspondência da estrutura do imaginário emergida com as falas e posturas dos componentes da equipe de professoresUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa descritivaapplication/octet-streamhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88236Alterjor Journal; Vol. 4 No. 2 (2011): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-17Revista Alterjor; v. 4 n. 2 (2011): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-172176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88236/91114Copyright (c) 2014 Revista Alterjorinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Guimar DutraFernandes, Luiz Pinto2016-05-03T14:18:20Zoai:revistas.usp.br:article/88236Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:06.284190Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Construção do Conhecimento no Imaginário de um Grupo de Docentes de uma Instituição de Ensino Superior |
title |
A Construção do Conhecimento no Imaginário de um Grupo de Docentes de uma Instituição de Ensino Superior |
spellingShingle |
A Construção do Conhecimento no Imaginário de um Grupo de Docentes de uma Instituição de Ensino Superior Lima, Guimar Dutra Imaginário Conhecimento Professores |
title_short |
A Construção do Conhecimento no Imaginário de um Grupo de Docentes de uma Instituição de Ensino Superior |
title_full |
A Construção do Conhecimento no Imaginário de um Grupo de Docentes de uma Instituição de Ensino Superior |
title_fullStr |
A Construção do Conhecimento no Imaginário de um Grupo de Docentes de uma Instituição de Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
A Construção do Conhecimento no Imaginário de um Grupo de Docentes de uma Instituição de Ensino Superior |
title_sort |
A Construção do Conhecimento no Imaginário de um Grupo de Docentes de uma Instituição de Ensino Superior |
author |
Lima, Guimar Dutra |
author_facet |
Lima, Guimar Dutra Fernandes, Luiz Pinto |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Luiz Pinto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Guimar Dutra Fernandes, Luiz Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imaginário Conhecimento Professores |
topic |
Imaginário Conhecimento Professores |
description |
Este artigo se propôs identificar, por meio de pesquisa culturanalítica, o imaginário de um grupo de professores, diante da construção do conhecimento de seu alunado, em uma Instituição de Ensino Superior de Luziânia - GO. Foi utilizado no levantamento dos dados míticos do grupo sujeito da pesquisa, o Arquétipo Teste dos Nove Elementos – o AT-9, de Yves Durand e a escuta sensível. Foram colhidas as representações mítico-simbólicas no imaginário do grupo. A análise dos protocolos do AT-9, complementadas com a escuta, revelou a emergência de um imaginário com estrutura polarizada no regime diurno das imagens, mais precisamente na estrutura heróica. Ficou evidente a correspondência da estrutura do imaginário emergida com as falas e posturas dos componentes da equipe de professores |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa descritiva |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88236 |
url |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88236/91114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Alterjor info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Alterjor |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/octet-stream |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alterjor Journal; Vol. 4 No. 2 (2011): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-17 Revista Alterjor; v. 4 n. 2 (2011): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-17 2176-1507 reponame:Revista Alterjor instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Alterjor |
collection |
Revista Alterjor |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br |
_version_ |
1800222018507898880 |