Jornalismo de Curadoria: o caso do HuffPost Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Alterjor |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/121260 |
Resumo: | Propomos uma contribuição para debater o jornalismo alternativo na era digital a partir do estudo de caso do HuffPost Brasil. Procuramos identificar de que maneira se apresenta o jornalismo praticado e se ele se aproxima do conceito de jornalismo alternativo. Para o desenvolvimento desta pesquisa, realizamos uma análise de conteúdo dos elementos estruturais para a construção das publicações do veículo. O que encontramos no HuffPost Brasil foram apresentações alternativas dos conteúdos já veiculados na Internet através de redes sociais, agências de notícias e outros veículos de comunicação, sendo evidente a predominância de conteúdos ditos “curados”. A prática distancia o veículo do conceito de alternativo e suscita uma reflexão acerca da curadoria de conteúdo que se estabelece como uma nova prática jornalística. |
id |
USP-34_9d9ab83760ecbcfe28bcb54940239dee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/121260 |
network_acronym_str |
USP-34 |
network_name_str |
Revista Alterjor |
repository_id_str |
|
spelling |
Jornalismo de Curadoria: o caso do HuffPost BrasilJornalismo alternativoHuffPost BrasilCuradoria de conteúdoJornalismo onlinePropomos uma contribuição para debater o jornalismo alternativo na era digital a partir do estudo de caso do HuffPost Brasil. Procuramos identificar de que maneira se apresenta o jornalismo praticado e se ele se aproxima do conceito de jornalismo alternativo. Para o desenvolvimento desta pesquisa, realizamos uma análise de conteúdo dos elementos estruturais para a construção das publicações do veículo. O que encontramos no HuffPost Brasil foram apresentações alternativas dos conteúdos já veiculados na Internet através de redes sociais, agências de notícias e outros veículos de comunicação, sendo evidente a predominância de conteúdos ditos “curados”. A prática distancia o veículo do conceito de alternativo e suscita uma reflexão acerca da curadoria de conteúdo que se estabelece como uma nova prática jornalística.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/121260Alterjor Journal; Vol. 14 No. 2 (2016): Jornalismo Popular e Alternativo; 30-42Revista Alterjor; v. 14 n. 2 (2016): Jornalismo Popular e Alternativo; 30-422176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/121260/118329Copyright (c) 2016 Revista Alterjorinfo:eu-repo/semantics/openAccessBecker, DeniseCarvalho, Guilherme2016-10-02T04:51:30Zoai:revistas.usp.br:article/121260Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:12.394894Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jornalismo de Curadoria: o caso do HuffPost Brasil |
title |
Jornalismo de Curadoria: o caso do HuffPost Brasil |
spellingShingle |
Jornalismo de Curadoria: o caso do HuffPost Brasil Becker, Denise Jornalismo alternativo HuffPost Brasil Curadoria de conteúdo Jornalismo online |
title_short |
Jornalismo de Curadoria: o caso do HuffPost Brasil |
title_full |
Jornalismo de Curadoria: o caso do HuffPost Brasil |
title_fullStr |
Jornalismo de Curadoria: o caso do HuffPost Brasil |
title_full_unstemmed |
Jornalismo de Curadoria: o caso do HuffPost Brasil |
title_sort |
Jornalismo de Curadoria: o caso do HuffPost Brasil |
author |
Becker, Denise |
author_facet |
Becker, Denise Carvalho, Guilherme |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Guilherme |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Becker, Denise Carvalho, Guilherme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo alternativo HuffPost Brasil Curadoria de conteúdo Jornalismo online |
topic |
Jornalismo alternativo HuffPost Brasil Curadoria de conteúdo Jornalismo online |
description |
Propomos uma contribuição para debater o jornalismo alternativo na era digital a partir do estudo de caso do HuffPost Brasil. Procuramos identificar de que maneira se apresenta o jornalismo praticado e se ele se aproxima do conceito de jornalismo alternativo. Para o desenvolvimento desta pesquisa, realizamos uma análise de conteúdo dos elementos estruturais para a construção das publicações do veículo. O que encontramos no HuffPost Brasil foram apresentações alternativas dos conteúdos já veiculados na Internet através de redes sociais, agências de notícias e outros veículos de comunicação, sendo evidente a predominância de conteúdos ditos “curados”. A prática distancia o veículo do conceito de alternativo e suscita uma reflexão acerca da curadoria de conteúdo que se estabelece como uma nova prática jornalística. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/121260 |
url |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/121260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/121260/118329 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Alterjor info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Alterjor |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alterjor Journal; Vol. 14 No. 2 (2016): Jornalismo Popular e Alternativo; 30-42 Revista Alterjor; v. 14 n. 2 (2016): Jornalismo Popular e Alternativo; 30-42 2176-1507 reponame:Revista Alterjor instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Alterjor |
collection |
Revista Alterjor |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br |
_version_ |
1800222019048964096 |