Educação Física Escolar: entre inquietudes e impertinências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Walter Roberto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16882
Resumo: The present essay aimed to analyze the concepts of teaching approach and pedagogical trends in the School physical Education field. From the exploration of literature, it was possible to inquire about the degree of internal consistency of pedagogical theories produced in the 80s and 90s of last century, as proposed for the systematic teaching of physical education and its implications for the process of teacher training. Based on this approach, it was concluded that it is necessary an effort to bring together academics and professionals with the aim to evolve towards the knowledge systematization.
id USP-35_023196bd06d4825bbe04dc29405cd732
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16882
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Educação Física Escolar: entre inquietudes e impertinências Physical Education at School: between concerns and impertinence Educação FísicaAbordagem de ensinoFormação docentePhysical EducationTeaching approachTraining teachers' process The present essay aimed to analyze the concepts of teaching approach and pedagogical trends in the School physical Education field. From the exploration of literature, it was possible to inquire about the degree of internal consistency of pedagogical theories produced in the 80s and 90s of last century, as proposed for the systematic teaching of physical education and its implications for the process of teacher training. Based on this approach, it was concluded that it is necessary an effort to bring together academics and professionals with the aim to evolve towards the knowledge systematization. O presente ensaio tem por objetivo analisar os conceitos de abordagem de ensino e tendências pedagógicas no campo da Educação Física Escolar. A partir da exploração da literatura especializada, foi possível indagar sobre o grau de consistência interna das teorias pedagógicas produzidas nos anos 80 e 90 do século passado, como propostas sistematizadas para o ensino da Educação Física e suas implicações para o processo de formação docente. Desta forma, é proposto que a partir de uma aproximação acadêmica e profissional, seja possível promover um avanço na direção da sistematização do conhecimento. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1688210.1590/S1807-55092012000100016Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 1 (2012); 171-178 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 1 (2012); 171-178 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 1 (2012); 171-178 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16882/18595Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Walter Roberto2012-05-22T12:53:35Zoai:revistas.usp.br:article/16882Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:53:35Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Física Escolar: entre inquietudes e impertinências
Physical Education at School: between concerns and impertinence
title Educação Física Escolar: entre inquietudes e impertinências
spellingShingle Educação Física Escolar: entre inquietudes e impertinências
Correia, Walter Roberto
Educação Física
Abordagem de ensino
Formação docente
Physical Education
Teaching approach
Training teachers' process
title_short Educação Física Escolar: entre inquietudes e impertinências
title_full Educação Física Escolar: entre inquietudes e impertinências
title_fullStr Educação Física Escolar: entre inquietudes e impertinências
title_full_unstemmed Educação Física Escolar: entre inquietudes e impertinências
title_sort Educação Física Escolar: entre inquietudes e impertinências
author Correia, Walter Roberto
author_facet Correia, Walter Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Walter Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Abordagem de ensino
Formação docente
Physical Education
Teaching approach
Training teachers' process
topic Educação Física
Abordagem de ensino
Formação docente
Physical Education
Teaching approach
Training teachers' process
description The present essay aimed to analyze the concepts of teaching approach and pedagogical trends in the School physical Education field. From the exploration of literature, it was possible to inquire about the degree of internal consistency of pedagogical theories produced in the 80s and 90s of last century, as proposed for the systematic teaching of physical education and its implications for the process of teacher training. Based on this approach, it was concluded that it is necessary an effort to bring together academics and professionals with the aim to evolve towards the knowledge systematization.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16882
10.1590/S1807-55092012000100016
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16882
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092012000100016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16882/18595
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 1 (2012); 171-178
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 1 (2012); 171-178
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 1 (2012); 171-178
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222931941326848