Movimento e interdisciplinaridade na legislação brasileira: contribuições da Educação Física para a Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Daniela Bento
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martins, Ida Carneiro, Kishimoto, Simone Thiemi, de Marco, Ademir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
DOI: 10.11606/1807-5509201900020265
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170298
Resumo: Este estudo teve como principal objetivo revisitar os principais documentos legais publicados até 2013 que orientam a Educação Infantil (EI) no Brasil, analisando de que forma o movimento foi considerado e quais as orientações para o seu desenvolvimento nas práticas educativas. Visou especificamente identificar as possíveis interfaces entre o movimento e as oportunidades de trabalho do professor de Educação Física, em uma perspectiva interdisciplinar, em especial para a faixa etária até os três anos. Para tanto, analisou os principais documentos publicados pelo Ministério da Educação e divulgados no período de 1988 a 2013 para o nível de ensino. A análise dos documentos oficiais demonstrou que o movimento é reconhecido como linguagem e impulsionador do desenvolvimento integral da criança. Sendo o movimento o objeto da EF, cabe ao seu profissional estudar e influenciar as instituições educativas para que atendam as necessidades da criança pequena. O caráter interdisciplinar apresentado pelos documentos oficiais também incentiva a participação do profissional de EF.
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