A produção de conhecimento sobre formação inicial e currículo em Educação Física no Brasil
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170296 |
Resumo: | Esta pesquisa bibliográfica objetivou analisar a produção de conhecimento por meio de teses e dissertações sobre formação inicial e currículo em Educação Física no período de 1980 a 2012, com vistas ao mapeamento das características metodológicas, bem como das proposições para o cenário formativo. A amostra contou com 47 trabalhos, sendo 15 teses e 32 dissertações, que foram tratadas por meio de estatística descritivae análise de conteúdo. Estas pesquisas representam apenas 2% da amostra total de teses e dissertações. Verificou-se que a abordagem qualitativa, estudo de caso e as pesquisas descritiva, documental, foram utilizadas com maior frequência. Os resultados ainda indicam que 83% das pesquisas são não-propositivas e 17% propositivas, sendo estas representadas por duas categorias: orientação técnica e pedagógica eorganização curricular. Concluímos que há necessidade de desenvolvimento de teses e dissertações que foquem a formação inicial e currículo, especialmente ao considerar as mudanças curriculares e seu impacto para a área como um todo, bem como destacamos a importância da produção científica com caráter propositivo para a área da Educação Física. |
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A produção de conhecimento sobre formação inicial e currículo em Educação Física no BrasilGraduaçãoConhecimentoPesquisaMetodologiaEsta pesquisa bibliográfica objetivou analisar a produção de conhecimento por meio de teses e dissertações sobre formação inicial e currículo em Educação Física no período de 1980 a 2012, com vistas ao mapeamento das características metodológicas, bem como das proposições para o cenário formativo. A amostra contou com 47 trabalhos, sendo 15 teses e 32 dissertações, que foram tratadas por meio de estatística descritivae análise de conteúdo. Estas pesquisas representam apenas 2% da amostra total de teses e dissertações. Verificou-se que a abordagem qualitativa, estudo de caso e as pesquisas descritiva, documental, foram utilizadas com maior frequência. Os resultados ainda indicam que 83% das pesquisas são não-propositivas e 17% propositivas, sendo estas representadas por duas categorias: orientação técnica e pedagógica eorganização curricular. Concluímos que há necessidade de desenvolvimento de teses e dissertações que foquem a formação inicial e currículo, especialmente ao considerar as mudanças curriculares e seu impacto para a área como um todo, bem como destacamos a importância da produção científica com caráter propositivo para a área da Educação Física.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2019-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17029610.11606/1807-5509201900020241Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 33 n. 2 (2019); 241-254Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 33 Núm. 2 (2019); 241-254Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 33 No. 2 (2019); 241-2541981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170296/160976Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPizani, JulianaTeixeira, Fabiane CastilhoOliveira, Amauri Aparecido Bássoli deBarbosa-Rinaldi, Ieda Parra2023-01-04T13:46:09Zoai:revistas.usp.br:article/170296Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2023-01-04T13:46:09Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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