A produção de conhecimento sobre formação inicial e currículo em Educação Física no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizani, Juliana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Teixeira, Fabiane Castilho, Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de, Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170296
Resumo: Esta pesquisa bibliográfica objetivou analisar a produção de conhecimento por meio de teses e dissertações sobre formação inicial e currículo em Educação Física no período de 1980 a 2012, com vistas ao mapeamento das características metodológicas, bem como das proposições para o cenário formativo. A amostra contou com 47 trabalhos, sendo 15 teses e 32 dissertações, que foram tratadas por meio de estatística descritivae análise de conteúdo. Estas pesquisas representam apenas 2% da amostra total de teses e dissertações. Verificou-se que a abordagem qualitativa, estudo de caso e as pesquisas descritiva, documental, foram utilizadas com maior frequência. Os resultados ainda indicam que 83% das pesquisas são não-propositivas e 17% propositivas, sendo estas representadas por duas categorias: orientação técnica e pedagógica eorganização curricular. Concluímos que há necessidade de desenvolvimento de teses e dissertações que foquem a formação inicial e currículo, especialmente ao considerar as mudanças curriculares e seu impacto para a área como um todo, bem como destacamos a importância da produção científica com caráter propositivo para a área da Educação Física.
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