A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16674 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi observar e descrever o processo de ensino-aprendizagem-treinamento (E-A-T) técnico-tático aplicado no basquetebol na categoria mini-basquete (10-12 anos) e analisar sua influência no nível de rendimento do conhecimento tático processual (CTP). A amostra deste estudo foi constituída por 40 praticantes, do sexo masculino, da modalidade esportiva basquetebol, pertencentes a três grupos (A, B e C) de práticas diferentes. Para determinar a metodologia utilizada, as sessões de treinamento foram filmadas e categorizadas conforme o protocolo de Stefanello (1999). Os parâmetros táticos oferecer-se e orientar-se (OO) e reconhecer espaços (RE) foram analisados e avaliados conforme a manifestação do pensamento convergente (inteligência de jogo). Confirmou-se que no grupo "A" foi utilizado um processo de E-A-T com ênfase no método situacional-global (SG). Já no grupo "B" predominou a utilização do método situacional e do método misto (SM). No grupo "C" houve uma ênfase na utilização do método analítico (MA). No nível de rendimento do CTP, confirmou-se que o método SG oportunizou uma melhoria dos parâmetros OO convergente (p = 0,000) e RE convergente (p = 0,000). Pode-se dizer que o método SG contribuiu positivamente para o desenvolvimento da inteligência tática dos participantes deste estudo. |
id |
USP-35_056c7b58794daf8668b7972d7930ff69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16674 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual The influence of different methodologies of teaching-learning-training in the basketball on the level of procedural tactical knowledge Jogos esportivos coletivosCognição e açãoMétodos de ensinoSporting collective gamesCognition and actionMethods of education O objetivo do presente estudo foi observar e descrever o processo de ensino-aprendizagem-treinamento (E-A-T) técnico-tático aplicado no basquetebol na categoria mini-basquete (10-12 anos) e analisar sua influência no nível de rendimento do conhecimento tático processual (CTP). A amostra deste estudo foi constituída por 40 praticantes, do sexo masculino, da modalidade esportiva basquetebol, pertencentes a três grupos (A, B e C) de práticas diferentes. Para determinar a metodologia utilizada, as sessões de treinamento foram filmadas e categorizadas conforme o protocolo de Stefanello (1999). Os parâmetros táticos oferecer-se e orientar-se (OO) e reconhecer espaços (RE) foram analisados e avaliados conforme a manifestação do pensamento convergente (inteligência de jogo). Confirmou-se que no grupo "A" foi utilizado um processo de E-A-T com ênfase no método situacional-global (SG). Já no grupo "B" predominou a utilização do método situacional e do método misto (SM). No grupo "C" houve uma ênfase na utilização do método analítico (MA). No nível de rendimento do CTP, confirmou-se que o método SG oportunizou uma melhoria dos parâmetros OO convergente (p = 0,000) e RE convergente (p = 0,000). Pode-se dizer que o método SG contribuiu positivamente para o desenvolvimento da inteligência tática dos participantes deste estudo. The objective of the present study was to observe and to describe the technical-tactical teaching-learning-training process (T-L-T) applied in basketball from 10 to 12 years old) and to analyze its influence in the level of income of the procedural tactical knowledge (PTK). The sample of this study was constituted of 40 male basketball players pertaining to three different practice groups (A, B and C). In order to determine the used methodology, the training sessions were filmed and categorized in agreement to Stefanello's (1999) protocol. The tactical parameters to offer themselves and to orient themselves (OO) and to recognize spaces (RS) were analyzed and evaluated as the manifestation of the convergent thought (game intelligence). It was confirmed that a process of T-L-T with emphasis in the situational-global (SG) method was used in the group "A". The use of situational and mixing (SM) method prevailed in the group "B". In the group "C", it was observed an emphasis in the use of the analytical method (AM). In the level of income of the CTP, it was confirmed that SG method propitiated an improvement of convergent OO (p = 0.000) and convergent RS (p = 0.000) parameters. It is possible to infer that SG method positively contributed to the development of the tactical intelligence of the participants of this study. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1667410.1590/S1807-55092007000400004Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 21 n. 4 (2007); 291-299 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 21 Núm. 4 (2007); 291-299 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 21 No. 4 (2007); 291-299 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16674/18387Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorales, Juan Carlos PérezGreco, Pablo Juan2012-05-22T12:28:57Zoai:revistas.usp.br:article/16674Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:28:57Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual The influence of different methodologies of teaching-learning-training in the basketball on the level of procedural tactical knowledge |
title |
A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual |
spellingShingle |
A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual Morales, Juan Carlos Pérez Jogos esportivos coletivos Cognição e ação Métodos de ensino Sporting collective games Cognition and action Methods of education |
title_short |
A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual |
title_full |
A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual |
title_fullStr |
A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual |
title_full_unstemmed |
A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual |
title_sort |
A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual |
author |
Morales, Juan Carlos Pérez |
author_facet |
Morales, Juan Carlos Pérez Greco, Pablo Juan |
author_role |
author |
author2 |
Greco, Pablo Juan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morales, Juan Carlos Pérez Greco, Pablo Juan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos esportivos coletivos Cognição e ação Métodos de ensino Sporting collective games Cognition and action Methods of education |
topic |
Jogos esportivos coletivos Cognição e ação Métodos de ensino Sporting collective games Cognition and action Methods of education |
description |
O objetivo do presente estudo foi observar e descrever o processo de ensino-aprendizagem-treinamento (E-A-T) técnico-tático aplicado no basquetebol na categoria mini-basquete (10-12 anos) e analisar sua influência no nível de rendimento do conhecimento tático processual (CTP). A amostra deste estudo foi constituída por 40 praticantes, do sexo masculino, da modalidade esportiva basquetebol, pertencentes a três grupos (A, B e C) de práticas diferentes. Para determinar a metodologia utilizada, as sessões de treinamento foram filmadas e categorizadas conforme o protocolo de Stefanello (1999). Os parâmetros táticos oferecer-se e orientar-se (OO) e reconhecer espaços (RE) foram analisados e avaliados conforme a manifestação do pensamento convergente (inteligência de jogo). Confirmou-se que no grupo "A" foi utilizado um processo de E-A-T com ênfase no método situacional-global (SG). Já no grupo "B" predominou a utilização do método situacional e do método misto (SM). No grupo "C" houve uma ênfase na utilização do método analítico (MA). No nível de rendimento do CTP, confirmou-se que o método SG oportunizou uma melhoria dos parâmetros OO convergente (p = 0,000) e RE convergente (p = 0,000). Pode-se dizer que o método SG contribuiu positivamente para o desenvolvimento da inteligência tática dos participantes deste estudo. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16674 10.1590/S1807-55092007000400004 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16674 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092007000400004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16674/18387 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 21 n. 4 (2007); 291-299 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 21 Núm. 4 (2007); 291-299 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 21 No. 4 (2007); 291-299 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222930753290240 |