A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morales, Juan Carlos Pérez
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Greco, Pablo Juan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16674
Resumo: O objetivo do presente estudo foi observar e descrever o processo de ensino-aprendizagem-treinamento (E-A-T) técnico-tático aplicado no basquetebol na categoria mini-basquete (10-12 anos) e analisar sua influência no nível de rendimento do conhecimento tático processual (CTP). A amostra deste estudo foi constituída por 40 praticantes, do sexo masculino, da modalidade esportiva basquetebol, pertencentes a três grupos (A, B e C) de práticas diferentes. Para determinar a metodologia utilizada, as sessões de treinamento foram filmadas e categorizadas conforme o protocolo de Stefanello (1999). Os parâmetros táticos oferecer-se e orientar-se (OO) e reconhecer espaços (RE) foram analisados e avaliados conforme a manifestação do pensamento convergente (inteligência de jogo). Confirmou-se que no grupo "A" foi utilizado um processo de E-A-T com ênfase no método situacional-global (SG). Já no grupo "B" predominou a utilização do método situacional e do método misto (SM). No grupo "C" houve uma ênfase na utilização do método analítico (MA). No nível de rendimento do CTP, confirmou-se que o método SG oportunizou uma melhoria dos parâmetros OO convergente (p = 0,000) e RE convergente (p = 0,000). Pode-se dizer que o método SG contribuiu positivamente para o desenvolvimento da inteligência tática dos participantes deste estudo.
id USP-35_056c7b58794daf8668b7972d7930ff69
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16674
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual The influence of different methodologies of teaching-learning-training in the basketball on the level of procedural tactical knowledge Jogos esportivos coletivosCognição e açãoMétodos de ensinoSporting collective gamesCognition and actionMethods of education O objetivo do presente estudo foi observar e descrever o processo de ensino-aprendizagem-treinamento (E-A-T) técnico-tático aplicado no basquetebol na categoria mini-basquete (10-12 anos) e analisar sua influência no nível de rendimento do conhecimento tático processual (CTP). A amostra deste estudo foi constituída por 40 praticantes, do sexo masculino, da modalidade esportiva basquetebol, pertencentes a três grupos (A, B e C) de práticas diferentes. Para determinar a metodologia utilizada, as sessões de treinamento foram filmadas e categorizadas conforme o protocolo de Stefanello (1999). Os parâmetros táticos oferecer-se e orientar-se (OO) e reconhecer espaços (RE) foram analisados e avaliados conforme a manifestação do pensamento convergente (inteligência de jogo). Confirmou-se que no grupo "A" foi utilizado um processo de E-A-T com ênfase no método situacional-global (SG). Já no grupo "B" predominou a utilização do método situacional e do método misto (SM). No grupo "C" houve uma ênfase na utilização do método analítico (MA). No nível de rendimento do CTP, confirmou-se que o método SG oportunizou uma melhoria dos parâmetros OO convergente (p = 0,000) e RE convergente (p = 0,000). Pode-se dizer que o método SG contribuiu positivamente para o desenvolvimento da inteligência tática dos participantes deste estudo. The objective of the present study was to observe and to describe the technical-tactical teaching-learning-training process (T-L-T) applied in basketball from 10 to 12 years old) and to analyze its influence in the level of income of the procedural tactical knowledge (PTK). The sample of this study was constituted of 40 male basketball players pertaining to three different practice groups (A, B and C). In order to determine the used methodology, the training sessions were filmed and categorized in agreement to Stefanello's (1999) protocol. The tactical parameters to offer themselves and to orient themselves (OO) and to recognize spaces (RS) were analyzed and evaluated as the manifestation of the convergent thought (game intelligence). It was confirmed that a process of T-L-T with emphasis in the situational-global (SG) method was used in the group "A". The use of situational and mixing (SM) method prevailed in the group "B". In the group "C", it was observed an emphasis in the use of the analytical method (AM). In the level of income of the CTP, it was confirmed that SG method propitiated an improvement of convergent OO (p = 0.000) and convergent RS (p = 0.000) parameters. It is possible to infer that SG method positively contributed to the development of the tactical intelligence of the participants of this study. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1667410.1590/S1807-55092007000400004Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 21 n. 4 (2007); 291-299 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 21 Núm. 4 (2007); 291-299 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 21 No. 4 (2007); 291-299 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16674/18387Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorales, Juan Carlos PérezGreco, Pablo Juan2012-05-22T12:28:57Zoai:revistas.usp.br:article/16674Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:28:57Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual
The influence of different methodologies of teaching-learning-training in the basketball on the level of procedural tactical knowledge
title A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual
spellingShingle A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual
Morales, Juan Carlos Pérez
Jogos esportivos coletivos
Cognição e ação
Métodos de ensino
Sporting collective games
Cognition and action
Methods of education
title_short A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual
title_full A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual
title_fullStr A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual
title_full_unstemmed A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual
title_sort A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual
author Morales, Juan Carlos Pérez
author_facet Morales, Juan Carlos Pérez
Greco, Pablo Juan
author_role author
author2 Greco, Pablo Juan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morales, Juan Carlos Pérez
Greco, Pablo Juan
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos esportivos coletivos
Cognição e ação
Métodos de ensino
Sporting collective games
Cognition and action
Methods of education
topic Jogos esportivos coletivos
Cognição e ação
Métodos de ensino
Sporting collective games
Cognition and action
Methods of education
description O objetivo do presente estudo foi observar e descrever o processo de ensino-aprendizagem-treinamento (E-A-T) técnico-tático aplicado no basquetebol na categoria mini-basquete (10-12 anos) e analisar sua influência no nível de rendimento do conhecimento tático processual (CTP). A amostra deste estudo foi constituída por 40 praticantes, do sexo masculino, da modalidade esportiva basquetebol, pertencentes a três grupos (A, B e C) de práticas diferentes. Para determinar a metodologia utilizada, as sessões de treinamento foram filmadas e categorizadas conforme o protocolo de Stefanello (1999). Os parâmetros táticos oferecer-se e orientar-se (OO) e reconhecer espaços (RE) foram analisados e avaliados conforme a manifestação do pensamento convergente (inteligência de jogo). Confirmou-se que no grupo "A" foi utilizado um processo de E-A-T com ênfase no método situacional-global (SG). Já no grupo "B" predominou a utilização do método situacional e do método misto (SM). No grupo "C" houve uma ênfase na utilização do método analítico (MA). No nível de rendimento do CTP, confirmou-se que o método SG oportunizou uma melhoria dos parâmetros OO convergente (p = 0,000) e RE convergente (p = 0,000). Pode-se dizer que o método SG contribuiu positivamente para o desenvolvimento da inteligência tática dos participantes deste estudo.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16674
10.1590/S1807-55092007000400004
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16674
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092007000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16674/18387
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 21 n. 4 (2007); 291-299
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 21 Núm. 4 (2007); 291-299
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 21 No. 4 (2007); 291-299
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222930753290240