O conhecimento tático produto de métodos de ensino combinados e aplicados em sequências inversas no voleibol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Cláudio Olivio Vilela
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Matias, Cristino Julio Alves da Silva, Greco, Pablo Juan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16879
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar as diferenças entre os métodos de ensino situacional e tradicional no desenvolvimento do conhecimento tático declarativo e processual nas sessões de treinamento de voleibol, bem como observar a influência da ordem de aplicação desses métodos no conhecimento tático. A amostra foi composta por 36 estudantes (sexo masculino - faixa etária de 12 a 14 anos), sendo 22 destes inscritos nas equipes escolares de voleibol e 14 não praticantes de voleibol (grupo controle). Um grupo iniciou o processo de ensino-aprendizagem-treinamento pelo método situacional (GST) e outro pelo método tradicional (GTS). Ao final de 15 sessões o método foi invertido e realizado o mesmo número de sessões. Para confirmar a execução do método de ensino foi empregada a observação e categorização dos treinos (STEFANELLO, 1999). Para a avaliação do conhecimento processual foi utilizado o teste KORA (MEMMERT, 2002), no parâmetro tático reconhecer espaços. Já no declarativo usou-se o teste de Conhecimento Tático em Situação de Ataque de Rede (PAULA, 2000). Os três grupos no pré-teste demonstram estar inicialmente no mesmo patamar de conhecimento tático declarativo e processual. No GST, ao se aplicar o método situacional (referente às 15 sessões iniciais), não houve diferença significativa no conhecimento tático declarativo, mas houve no processual convergente e divergente. Já no GTS, ao empregar o método tradicional, não se confirmou o desenvolvimento de nenhum dos conhecimentos táticos. Ao efetuar a inversão do método de ensino, no GST (30 sessões na sequência situacional-tradicional) foi apurada melhoria significativa de ambos os conhecimentos táticos processuais. Entretanto, o mesmo não ocorreu no GTS na sequência tradicional-situacional. Os resultados indicam que a sequência de treinamentos referentes ao GST proporcionou melhoras relevantes na inteligência e na criatividade tática dos jogadores.
id USP-35_34d689bc525a7b68a6d4b8b6cb6e1df6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16879
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling O conhecimento tático produto de métodos de ensino combinados e aplicados em sequências inversas no voleibol Tactical knowledge as a product of the combination of different teaching methods employed in inversesequences in volleyball Cognição e açãoEnsino-aprendizagem-treinamentoJogos esportivos coletivosCognition and actionTeaching-learning-trainingTeam games O objetivo desta pesquisa foi investigar as diferenças entre os métodos de ensino situacional e tradicional no desenvolvimento do conhecimento tático declarativo e processual nas sessões de treinamento de voleibol, bem como observar a influência da ordem de aplicação desses métodos no conhecimento tático. A amostra foi composta por 36 estudantes (sexo masculino - faixa etária de 12 a 14 anos), sendo 22 destes inscritos nas equipes escolares de voleibol e 14 não praticantes de voleibol (grupo controle). Um grupo iniciou o processo de ensino-aprendizagem-treinamento pelo método situacional (GST) e outro pelo método tradicional (GTS). Ao final de 15 sessões o método foi invertido e realizado o mesmo número de sessões. Para confirmar a execução do método de ensino foi empregada a observação e categorização dos treinos (STEFANELLO, 1999). Para a avaliação do conhecimento processual foi utilizado o teste KORA (MEMMERT, 2002), no parâmetro tático reconhecer espaços. Já no declarativo usou-se o teste de Conhecimento Tático em Situação de Ataque de Rede (PAULA, 2000). Os três grupos no pré-teste demonstram estar inicialmente no mesmo patamar de conhecimento tático declarativo e processual. No GST, ao se aplicar o método situacional (referente às 15 sessões iniciais), não houve diferença significativa no conhecimento tático declarativo, mas houve no processual convergente e divergente. Já no GTS, ao empregar o método tradicional, não se confirmou o desenvolvimento de nenhum dos conhecimentos táticos. Ao efetuar a inversão do método de ensino, no GST (30 sessões na sequência situacional-tradicional) foi apurada melhoria significativa de ambos os conhecimentos táticos processuais. Entretanto, o mesmo não ocorreu no GTS na sequência tradicional-situacional. Os resultados indicam que a sequência de treinamentos referentes ao GST proporcionou melhoras relevantes na inteligência e na criatividade tática dos jogadores. The purpose of this study was to investigate the differences between traditional and situational teaching methods on the acquisition of procedural and declarative tactical knowledge in volleyball sessions of training, and to verify the influence of the order of employment of these methods on tactical knowledge. The sample was composed by 36 students (male/aged 12-14 years), 22 of them were school volleyball players and the other 14 were not volleyball players (control group). One group has started the teaching-learning-training process by using situational method (GST), while in the other group it was used traditional method (GTS). After 15 training sessions, there was an inversion, with the first group using the situational method and the traditional method being applied in the second group during additional 15 training sessions. Training session's categorization (STEFANELLO, 1999) was conducted in order to confirm the employment of the teaching method. To assess the procedural knowledge was used KORA test (MEMMERT, 2002) on the tactical parameter recognize spaces. For the measurement of declarative tactical knowledge it was utilized the Tactical Knowledge Test of Network Attack Situations (PAULA, 2000). Pre-test scores appointed the three groups to be in similar levels of declarative tactical knowledge, convergent procedural tactical knowledge (tactical intelligence) and divergent procedural tactical knowledge (tactical creativity). On the GST, by applying the situational method (referring to 15 initial sections), there was no significant difference on the tactical declarative knowledge, but there was on the procedure convergent and divergent. On the GTS, by using the traditional method none of the tactical knowledge developed. When making the inversion of learning method on the GST (30 sections on the sequence situational traditional) it was detected a significant improvement of both tactical procedure knowledge. However, this did not occur on the GTS on the traditional-situational sequence. These results suggest that training sequence referring to GST provided significant improvement on the players' tactical intelligence and creativity. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1687910.1590/S1807-55092012000100013Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 1 (2012); 129-147 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 1 (2012); 129-147 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 1 (2012); 129-147 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16879/18592Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Cláudio Olivio VilelaMatias, Cristino Julio Alves da SilvaGreco, Pablo Juan2012-05-22T12:53:12Zoai:revistas.usp.br:article/16879Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:53:12Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento tático produto de métodos de ensino combinados e aplicados em sequências inversas no voleibol
Tactical knowledge as a product of the combination of different teaching methods employed in inversesequences in volleyball
title O conhecimento tático produto de métodos de ensino combinados e aplicados em sequências inversas no voleibol
spellingShingle O conhecimento tático produto de métodos de ensino combinados e aplicados em sequências inversas no voleibol
Lima, Cláudio Olivio Vilela
Cognição e ação
Ensino-aprendizagem-treinamento
Jogos esportivos coletivos
Cognition and action
Teaching-learning-training
Team games
title_short O conhecimento tático produto de métodos de ensino combinados e aplicados em sequências inversas no voleibol
title_full O conhecimento tático produto de métodos de ensino combinados e aplicados em sequências inversas no voleibol
title_fullStr O conhecimento tático produto de métodos de ensino combinados e aplicados em sequências inversas no voleibol
title_full_unstemmed O conhecimento tático produto de métodos de ensino combinados e aplicados em sequências inversas no voleibol
title_sort O conhecimento tático produto de métodos de ensino combinados e aplicados em sequências inversas no voleibol
author Lima, Cláudio Olivio Vilela
author_facet Lima, Cláudio Olivio Vilela
Matias, Cristino Julio Alves da Silva
Greco, Pablo Juan
author_role author
author2 Matias, Cristino Julio Alves da Silva
Greco, Pablo Juan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Cláudio Olivio Vilela
Matias, Cristino Julio Alves da Silva
Greco, Pablo Juan
dc.subject.por.fl_str_mv Cognição e ação
Ensino-aprendizagem-treinamento
Jogos esportivos coletivos
Cognition and action
Teaching-learning-training
Team games
topic Cognição e ação
Ensino-aprendizagem-treinamento
Jogos esportivos coletivos
Cognition and action
Teaching-learning-training
Team games
description O objetivo desta pesquisa foi investigar as diferenças entre os métodos de ensino situacional e tradicional no desenvolvimento do conhecimento tático declarativo e processual nas sessões de treinamento de voleibol, bem como observar a influência da ordem de aplicação desses métodos no conhecimento tático. A amostra foi composta por 36 estudantes (sexo masculino - faixa etária de 12 a 14 anos), sendo 22 destes inscritos nas equipes escolares de voleibol e 14 não praticantes de voleibol (grupo controle). Um grupo iniciou o processo de ensino-aprendizagem-treinamento pelo método situacional (GST) e outro pelo método tradicional (GTS). Ao final de 15 sessões o método foi invertido e realizado o mesmo número de sessões. Para confirmar a execução do método de ensino foi empregada a observação e categorização dos treinos (STEFANELLO, 1999). Para a avaliação do conhecimento processual foi utilizado o teste KORA (MEMMERT, 2002), no parâmetro tático reconhecer espaços. Já no declarativo usou-se o teste de Conhecimento Tático em Situação de Ataque de Rede (PAULA, 2000). Os três grupos no pré-teste demonstram estar inicialmente no mesmo patamar de conhecimento tático declarativo e processual. No GST, ao se aplicar o método situacional (referente às 15 sessões iniciais), não houve diferença significativa no conhecimento tático declarativo, mas houve no processual convergente e divergente. Já no GTS, ao empregar o método tradicional, não se confirmou o desenvolvimento de nenhum dos conhecimentos táticos. Ao efetuar a inversão do método de ensino, no GST (30 sessões na sequência situacional-tradicional) foi apurada melhoria significativa de ambos os conhecimentos táticos processuais. Entretanto, o mesmo não ocorreu no GTS na sequência tradicional-situacional. Os resultados indicam que a sequência de treinamentos referentes ao GST proporcionou melhoras relevantes na inteligência e na criatividade tática dos jogadores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16879
10.1590/S1807-55092012000100013
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16879
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092012000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16879/18592
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 1 (2012); 129-147
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 1 (2012); 129-147
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 1 (2012); 129-147
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222931933986816